Escutec: Holanda Jr. empata tecnicamente com João Castelo

De O Estado

O atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue estagnado na casa dos 30% e já enxerga o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, bem próximo dele na disputa da capital. Foi o que revelou a quarta pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto em São Luís.

Segundo o novo levantamento, o candidato tucano passaria ao segundo turno na liderança, com 30,6% das intenções de voto. Agora, ele é seguido de muito perto pelo deputado federal petecista, que aparece com 27,8%, tecnicamente empatado com o prefeito.

O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), fez valer o maior tempo de exposição nos programas eleitorais da TV e já aparece em terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto.

O petista superou nos últimos dias o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, que continua em queda livre e, atualmente, é apenas o quarto colocado, com 9,3% – o pepista já chegou a estar em segundo lugar na disputa, tecnicamente empatado com João Castelo.

A candidata do PPS, deputada estadual Eliziane Gama, tem 6,4%; Marcos Silva (PSTU) aparece com 1,3%; Haroldo Saboia (PSOL) com 0,9% ; e Ednaldo Neves com 0,5%. Outros 1,6% disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 9,6% disseram não saber ou não responderam o questionário.

Rejeição

O crescimento de Edivaldo Holanda Júnior é seguido de abaixo índice de rejeição, segundo aponta a Escutec/O Estado. O petecista é apenas o sexto mais rejeitado, com 3,6%. O líder nesse quesito segue sendo o atual prefeito, João Castelo, com 34% dos entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum.

Tadeu Palácio foi rejeitado por 16,8% dos entrevistados e Washington Luiz, por 13,8%. A pesquisa Escutec/O Estado foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e ouviu 800 eleitores da capital. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito dia 3, sob o protocolo MA-168/2012. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Percepção de vitória

Mesmo estagnado nas pesquisas, e percebendo nítido crescimento de Edivaldo Holanda Júnior e Washington Luiz, o atual prefeito, João Castelo ainda é visto pela maioria do eleitorado como provável vencedor das eleições deste ano.

No quesito “percepção de vitória”, quando os entrevistados são estimulados a dizer quem acreditam que vencerá o pleito independentemente do voto deles, o tucano é apontado por 47,4% como sendo o vencedor. Holanda Júnior aparece com 21% nesse quesito e Washington Luiz com 9,3%.

O candidato do PP, ex-prefeito Tadeu Palácio, é apontado como possível novo prefeito da capital por apenas 5,4% dos entrevistados. Ele é seguido por Eliziane Gama, 1,9%; Haroldo Saboia, 0,6%; e Marcos Silva, 0,4%. Não sabem, ou não responderam, somaram 14,1%.

11 pensou em “Escutec: Holanda Jr. empata tecnicamente com João Castelo

  1. São Luis está mandando um recado para o futuro prefeito que não aceita gestões do tipo praticada por castelo que depois de abandonar a cidade por 03 anos tenta agora vender a promessa que tudo vai funcionar no proximo ano. Chega de tanta , enrolação , de brincar com a coisa pública, de falsas promessas e de jogar culpa em todos pela sua propria incompetencia. Parabens ao povo de são luis que mostrou maturidade politica de não cair no chamado conto do vigário. Falando nisso alguem ja se perguntou que irá responder pela gastos realizado com essa sandice de implantar o vlt a qualquer custo, poís, qualquer idiota sabe que mesmo castelo saindo vencedor teremos mais um elefante branco no aterro do bacanga sendo corroido pela maré.

  2. O recado também é para o candidato da governadora Roseana. Embora a Escutec (com forte ligação ao grupo Sarney diga-se de passagem) , tenha colocado WO em 3º – duvido muito que este esteja nessa posição – a oscilação do petista subindo e descendo dois dígitos, é uma resposta da população diante das promessas desse grupo que se renovam de quatro em quatro anos. Outro questionamento que sempre se ouve nos quatro cantos da cidade, e que de certa forma atrapalha no crescimento do candidato do PT é uma dúvida que intriga: o que leva um vice-governador a querer ser candidato a prefeito??? O poder ‘tá’ pouco ou sua candidatura tem haver com o processo de cassação da governadora???

    Ou seja: Roseana já tem a certeza que será cassada, então espera que WO ganhe a eleição para poder renunciar ao cargo de governadora alegando problemas de saúde.

    Mas uma pergunta não quer calar: e se WO perder a eleição (como já é certo), Roseana renúncia ou vai mudar a estrategia? Se pq não ficaria bem uma governadora e um vice-governador abrirem mão do mandato sem ter certeza de que algo errado está preste a acontecer.

    Responda essa dúvida Léda, se é que vcs podem tocar no assunto!

  3. É natural esse crescimento do candidato do mensalão afinal ele tá dando um show de promessas que dificilmente irá cumprir tá aprendendo com a titular, pois tá pegando alguns bestas que ainda acreditam nesse tipo de político, a coisa se encaminha mesmo para um segundo turno……. só que entre o Edvaldo e o Castelo.

  4. Que bom!! Ótima noticia! Um presente para a Capital pelos seus 400 anos. O povo mais consciente vai retirar Castelo da Prefeitura.

  5. Gente isso é uma mentira bem grande!! Da onde já se viu Tadeu esta em 4 lugar?? Isso é jogo sujo para tentar desistabilizar a campanha dela!! Vai em frente Tadeu!!

  6. Se continuar assim, vamos despachar esse pinóquio ainda no primeiro turno. Temos que dar um basta a esse tipo de político, que deixa pra fazer tudo no último ano, e o faz muito mal, transparecendo claramente à população que o seu interese é puramente eleitoreiro. Com Edivaldo e Flávio Dino, dois caras jovens, dinâmicos e brilhantes, temos possibilidade de fazer uma Política totalmente fora do que os maranhenses estão acostumados, com transparência na coisa pública, eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos. Colocar, enfim, a meritocracia acima do empreguismo, do clientelismo e do nepotismo.
    Edivaldo cresce a cada dia, de forma gradual, sustentável e em onda. A onda vermelha começa verdadeiramente a se formar. Lanço aqui uma campanha, que se propõe a evitar maiores gastos de campanha, já que todos sabemos que, se der segundo turno, Edivaldo ganha fatalmente de Castelo. Então, sendo assim, hoje já teríamos segundo turno. Pra que nos desgastarmos, pra que esperar mais um mês? A campanha é:
    “VAMOS DESPACHAR CAOSTELO NO PRIMEIRO TURNO! É 36!”

  7. COM O TEMPO QUE RESTA DE CAMPANHA E A QUEDA DE CAOSTELO QUE VAI COMEÇAR FICAR MAIS ACENTUADA, APOSTO EM HOLANDA E WASHINGTON PARA O SEGUNDO TURNO.

  8. Caro Gilberto!Sem desmerecer o candidato,mas,grande parte desse crescimento
    chama-se,efeito FLÁVIO DINO.

  9. Edvaldo Holanda prefeito de sao Luis vai ser o fim…. Junto com pai e Roberto Rocha! Ele como deputado nunca beneficiou Sao Luis, é triste ver que o povo de sao Luis vai se decepcionar mais uma vez!!

Os comentários estão fechados.