Pinheiro: MP denuncia Zé Arlindo por ausência de prestação de contas

Se condenado, prefeito pode pagar pena de detenção, de três meses a três anos; sanção pode ser substituída por trabalho comunitário se o prefeito concordar com condições do MP

De O Estado

O promotor Suvamy Vivekananda Meireles, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) contra o prefeito de Pinheiro, José Arlindo (PSB), por crime de responsabilidade. O caso será julgado pela 2ª Câmara Criminal do TJ, com relatoria do desembargador Raimundo Nonato Souza.

Neste caso, a pena para o prefeito, se condenado, é a perda do cargo que ele ocupa atualmente, além de detenção, que pode variar de três meses a três anos.

No processo, José Arlindo é acusado de ter deixado de prestar contas anuais referentes ao exercício financeiro de 2011 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o Ministério Público, o prazo para que isso fosse feito expirou no dia 2 de abril deste ano, o que foi comunicado dois dias depois, pela própria corte de contas.

“A declaração de inadimplência do ora denunciado para com o dever de prestação de contas, relativas ao exercício financeiro do ano de 2011 […] surgiu de deliberação do egrégio Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, em sessão plenária realizada no dia 4 de abril de 2012, tendo sido formalizada através da Resolução n° 177/2012-TCE/MA”, relata o promotor na peça.

Crime

O representante do Ministério Público ressalta que, além de ilícito passível de sanção de natureza administrativa, civil e política, o simples atraso na prestação das contas já é suficiente para caracterizar crime, mesmo que isso não gere qualquer resultado negativo ao Poder Público.

“Registre-se que o simples atraso na prestação de contas é suficiente para configurar o delito […], consumando-se independentemente de produção de qualquer resultado”, argumenta.

Ao final da denúncia, o promotor Suvamy Vivekananda dá aos julgadores do caso a opção de suspender condicionalmente a pena de detenção, desde que José Arlindo comprometa-se com a Justiça a apresentar a prestação de contas no prazo máximo de trinta dias após a decisão da 2ª Câmara Criminal, compareça, mensal e pessoalmente, ao juízo da Comarca para informar e justificar atividades e, ainda, prestar serviços comunitários a entidade de natureza social em Pinheiro.

Outro lado

A reportagem de O Estado tentou contato com o prefeito José Arlindo e sua assessoria na tarde de ontem, mas nenhuma das ligações foi atendida,  ou retornada.

10 pensou em “Pinheiro: MP denuncia Zé Arlindo por ausência de prestação de contas

  1. Pra vc ver o nível de irresponsabilidade desse elemento, um municipio com a estrutura q tem, com o recurso q recebe, um gestor deixar de prestar conta, chega ser um deboche!!

  2. Cara, eu ja não acreditava que ainda poderia acontecer alguma coisa com esse traira, mais graça a Deus a justiça tarda mais nao falha… Esse é o pior prefeito da historia de Pinheiro.

  3. […] acho que todo gestor deve trabalhar com a legalidade e deve ser fiscalizado e cobrado. mais enquanto filuca estava afrente nas pesquisas nenhuma nota, foi o zé assumir a liderança das pesquisas que já tem uma ameaça contra ele, dá pra acreditar na justiça? o ministério público divulga uma nota faltando 08 dias para eleição, pra quem é essa nota? porque não adotou as providências antes da candidatura? mais já que é seriedade, a controladoria do estado detectou um rombo na secretaria na qual filuca foi responsável, onde está o ministério publico? onde estão os procuradores de plantão pré-eleição? eu continuo afirmando, acredito em papai noel, mula sem cabeça, seriedade do governo estadual, na justiça maranhense, na imprensa livre do meu estado e acima de tudo, que o fiscal da lei não dorme e não permite que seja tirada a venda dos olhos da justiça. afim de que ela julgue com imparcialidade.

    • Vc está completamente equivocada em seu comentário. Primeiro que o MP não divulgou nota alguma. Fui eu, com boas fontes lá dentro, que consegui cópia da denúncia.
      Segundo: a ação é do dia 8 de agosto. Portanto, não tem nada que ver com quem subiu ou desceu em pesquisas.
      É um fato Karol, e isso não se pode negar…

    • Ze Arlindo subiu sim, mas foi no telhado. Essa pesquisa ai que vc falou deve ter sido feita na casa de Joao Morais. Foram pesquisados ele mesmo e […] que “moram” com ele. So esqueceram que esse pessoal ainda nao tem idade pra votar. Kkkkkkkkkkk

  4. Essa é apenas uma das inúmeras denúncias que o MP fará a esse incompetente Gestor. Zé Arlindo é, junto com o seu atual aliado -o ex-prefeito cassado, Zé Genésio- o maior […] da história politica de Pinheiro. R[…] de forma descarada. Espero que haja justiça, em breve quero vê-lo andar com um daqueles “acessórios” que Bia Venâncio utilizava. Se bem que ele […], que uma pena de reclusão não seria demasiada.

    P.S. Nessa fase de campanha, ele […] terras da […], no municipio de Pinheiro, dizendo que são doações do muncipio (claro, em troca[…]). Espero que o MP tbm esteja investigando isso, pois é público e notório tal atitude na cidade.

  5. Filuca tá desperado e apelando pra macumba e pra tudo q coloque ele no poder,mas isso ñ vai acontecer pq o povo ñ quer mais esses sugadores de dinheiro na prefeitura,e tenho certeza q isso ñ vai dar em nada.É só pra intimidar o povo.40 nelessssssss!!!!!!!!!!

Os comentários estão fechados.