UOL destaca desinteresse do ludovicense pelas eleições

Do UOL

Aos 400 anos, São Luís é uma cidade histórica que preserva peculiaridades marcantes, desde a arquitetura dos prédios históricos passando por seu gosto culinário e o ritmo musical. Politicamente, além da já conhecida fama de terra dos Sarney, outro fato marca a cidade: a capital maranhense registra rotineiramente índices de abstenções maiores que à média nacional.

Os números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não deixam dúvida sobre a falta de interesse de parte significativa do eleitorado. Em 2008, na última eleição municipal, dos 636 mil eleitores, 115 mil deixaram de votar (18%). Em 2010, o número ainda foi maior: 163 mil não foram às urnas, o que representou 24,5% do eleitorado, maior índice entre as capitais brasileiras.

A abstenção em São Luís é algo que se repete ao longo dos anos e já virou motivo de preocupação. Segundo o TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão), campanhas de conscientização, com panfletos e jingles, foram lançados orientando sobre a importância do voto e conclamando pela presença dos eleitores no dia 7 de outubro.

UOL visitou São Luís dentro do projeto UOL pelo Brasil –série de reportagens multimídia que percorre municípios em todos os Estados da federação durante a campanha eleitoral.

Continue lendo aqui.

5 pensou em “UOL destaca desinteresse do ludovicense pelas eleições

  1. O ludovicense tem motivos de sobra para não votar. Centro histórico abandonado, praias interditadas, ruas esburacadas, saúde precária…Na trama eleitoral de São Luís só mudam os personagens, pois o enredo todos já conhecem, e o final, como sempre, é a mesma tragédia de sempre, onde a vítima é a população sofrida da cidade.

  2. UOL destaca politicagem em São Luís como fator principal para o desinteresse do eleitorado.
    A culpa não é do eleitor, caro Gilberto.

  3. Vergonha, alguém dizer que temos motivos de sobra, pra não votar, esses argumentos apontados pelo leitor acima, são na verdade motivos pra se votar, graças a iguinorância desse povo, que isso acontece, se essas pessoas que faltaram no ultimo pleito, tivessem tido enteresse, talvez esse moço não estaria no comando da nossa cidade. Isso tudo por que o voto é ” obrigatório” e se não fosse? seria catastrófico.

  4. Não concordo com vc Natanael!! Em vários países de primeiro mundo o voto não é obrigatórios. Aqui é. Lástima!! E a matéria trata justamente das abstenções, ou seja, o ludovicense é obrigado a votar na mesma corja de políticos, na mesma família, ou então, consciente, deixa de votar. Gerando assim, altas abstenções.

Os comentários estão fechados.