O secretário-adjunto de Segurança Pública, Laércio Costa, confirmou, na tarde desta segunda-feira (22), que, apesar de editado, é verídico o vídeo em que o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) aparece em evento no qual militares supostamente articulam a criação de uma milícia para apoiá-lo nas eleições (veja posts abaixo).
Segundo ele, as imagens fornecem indícios fortíssimos de que houve crimes militares.
“A veracidade do vídeo é clara. E existem indícios fortíssimos que mostram atos de indisciplina e indícios de formação de milícia”, destacou Laércio Costa
Na noite de hoje a Polícia Militar já efetuou a prisão de um dos homens que aparece na gravação. Trata-se do sargento Juarez Aquino, que está recolhido co Comando Geral da PM. No Comando Geral dos Bombeiros está detido o coronel Jonas Durans, que também aparece no vídeo.
O cabo Campos, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Eliziane Gama (PPS) também foi mandado ao cárcere.
Mais prisões não estão descartadas.
O vídeo pode até ser verdadeiro, porém, fora do contexto original. Não se pode julgar um vídeo editado antes de uma perícia oficial. Palavras ditas fora do contexto podem ter outra conotação. Credibilidade zero para esse vídeo.
Agora, o desespero de Castelo está cada vez mais nítido, e com razão. O déficit da prefeitura está absurdo e, caso ela não ganhe a eleição, muita gente da atual gestão pode ir pra cadeia. São quase 4 anos de ausência da prefeitura atuando.
É só pesquisar nos blogs, google o histórico de Castelo, que vai do escândalo do IPTU, atuações truculentas da Blitz Urbana, desvio de dinheiro da SEMED além de dinheiro de convênios que sumiram do nada.
Meu caro,
Aprendam…em lugar nenhum no mundo, alguém será condenado por causa de um vídeo totalmente editado, ou seja, manipulado. Por que o delegado não vai atrás de quem postou o vídeo no you tube e solicita dele o vídeo inteiro. Não seria difícil de encontrar o responsável pelo post, não é mesmo. Se para um tolo é fácil, imagina para a polícia. Uma dica: qdo se posta um vídeo no youtube fica o “rastro” do IP da máquina de quem postou. É só correr atrás…
Essa foi a maior armação de todos os tempos. É uma vergonha para a política brasileira. Esse Laércio Costa deveria trabalhar no CSI. Nunca vi uma perícia tão rápida. Com essa rapidez ele pode elucidar todos os crimes do maranhao rapidamente. O mundo precisa conhecer esse prodigio.
O secretário adjunto de segurança publica do Estado doMaranhão ( secretario de roseana que está apoiando castelo) VIROU PERITO e conseguiu fazer uma perícia em tenpo recorde no vídeo para apurar a montagem. Eu que não sou perita consegui identificar montagem naquele video, são momentos diferentes, no minimo 3 ocasiões, aí foram cortando algumas partes e editando.
Justiça determina retirada de vídeo do horário eleitoral gratuito…veja no Jorge Aragão. Haja como jornalista, divulque.
Vacilão…
Está se criando uma grande tempestade em um copo d’água esses policiais e bombeiros antes de qualquer coisa são seres humanos igual eu e vc cidadãos com os mesmo direitos e deveres !!
É claro que as imagens são verdadeiras, mas o que pega é a manipulação das mesmas. O cabo Campos, que foi vice na chapa de Eliziane, se destacou em quê ? Lider de miliatares ! É lógico o convite que fez para um comitê de militares a exemplo do que ocorreu na educação, saúde, juventude, cultura e arte. estranho mesmo é pensar na formação de uma milícia com a participação de mulheres e crianças que estavam lá. As partes do filme em que aparecem mulheres e crianças da reunião foram cortadas pq ninguém iria levar fé num ato secreto/sigiloso com a participação das esposas dos militares, por isso é que mais aparecem os pés !
Outra coisa, as duas falas do Edivaldo sofrem cortes, sinceramente …
O Edivaldo parece ser inteligente e como pode aceitar essa de “milícia”? Isto arrasa nossas esperanças de boa mudanças. Justiça seja feita. Sarney e Castelo já fizeram o que foi possível fazer. Agora há necessdade que alguém assuma o comando e ajude com respeito, honradez e inteligência o Maranhão a crescer..
EU ACHO É BOM PARA A GOVERNADORA, POIS DESDE A GREVE, ONDE O CMT DA POLICIA E DO BOMBEIRO PERDERAM O CONTROLE DA TROPA, ONDE IMEDIATAMENTE TERIA QUE TER UMA MUDANÇA DE COMANDO NA S DUAS INSTITUIÇÕES, PORQUE NEM UM DESTES COMANDANTES TEM LIDERANÇA POLITICA PÚBLICA E AGORA SURGE UM COMITÊ DE MILITARES ONDE O CORONEL DURANS DO CORPO DE BOMBEIROS QUE É DA TURMA DO COMANDANTE, APONTADO COMO RESPONSÁVEL PELO DESVIO DE VERBA E VENDA DE CERTIFICADOS DE APROVAÇÃO NO CORPO DE BOMBEIROS E QUE ATÉ HOJE O CMT DEIXOU DE AABRI INQUERITO, POIS HOUVE UMA DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA PARA QUE ELE FIZESSE ISTO E ATÉ AGORA NADA, AINDA MAIS SÓ ESTÁ DETIDO PORQUE COM CERTEZA A ORDEM VEIO DE ESCALÃO SUPERIOR.
SAIBA, SENHORES DO GOVERNO O CMT DO BOMBEIRO ESTÁ SE ARTICULANDO A MUITO TEMPO PARA PERMANECER NO COMANDO DA CORPORAÇÃO NO PRÓXIMO GOVERNO ( SE FLÁVIO DINO GANHAR), O CORONEL DURANS NUNCA FOI GOVERNO, SEMPRE CRITICOU A GOVERNADORA E FAZ FRENTE PARA O CEL MARCOS(CMT) TANTO É QUE JÁ ESTÁ GARANTIDO CASO EDVALDO HOLANDA JR. GANHE, O CEL DURANS SERÁ O SECRETÁRIO DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL.ENTÃO ATENTEM A ISTO FORA COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS.
O Edivaldo como advogado que é, deveria saber que segundo o Art. 142 § 3º, Inc V da CF/88 veda aos militares da ativa a filiação em partidos políticos, além disso temos o Artigo 288 do Código Penal (sancionado pela Presidente e publicado no Diário Oficial da União do dia 27/09/2012) que detalha o crime de milícia como sendo: “Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal”.
Ouvi-se que no vídeo o discurso dos militares frases que acabam remetendo a ideia de formação de milícia.
“…os militares têm uma missão e que nós não podemos aqui revelar. Nós sabemos que, até o dia da eleição, muitas coisas vão acontecer.”
““É, serviço de inteligência. Nós não vamos aqui dizer porque é uma coisa muito louca. É PIOR DO QUE O GRUPO QUE MATOU OSAMA BIN LADEN.”
“Nós temos essa tática militar.”
“(…) Vocês não têm identidade, tá certo? Ninguém tem identidade. O homem do Serviço de Inteligência não tem identidade. Ninguém sabe quem é ele, entendeu? (…) Nós temos um trabalho dentro da comunidade (…) E, aí, a partir de segunda-feira, dentro dos quartéis (…) Vamos mostrar para o nosso adversário que, com o 36 e com os militares, não se brinca”.
O fato é que Edivaldo estava naquele local e foi condizente com tudo o que fora falado. Feriu princípios constitucionais que como Deputado deveria guardar.
As imagens chocam e nunca pensei que um dia vivenciaria tamanha irresponsabilidade por parte de político que utiliza em seus discursos o nome de Deus. Agora é muito comodo para o Edivaldo dizer que a culpa é de fulano ou que está sendo perseguido sicrano e que os militares estava de folga, mas as imagens mostram militares fardados no local. Aconteceu e não tem como negar. O correto, segundo as leis, era essa reunião nunca ter acontecido. Votei no primeiro turno no 36 e agora decidi votar em BRANCO para não arriscar e não compactuar com esse absurdo!
Ele num é advogado não! Nunca passou no exame da ordem! (pra que,né?)
Milicianos são aqueles que vivem grampeando autoridades para passar informações a bandidos. Mas tem autoridade que descobriu e que vai levar o caso bem longe, se preparem.
Não acredito que verdadeiramente se trate de uma milícia, porém o claro apoio dado por aqueles homens não eram enquanto cidadãos e sim enquanto militares, eis o erro. Estes próprios homens se ‘encurralaram’.Edvaldo foi para o horário politico falar que o apoio era daqueles cidadãos e seus familiares, mas editado ou não as frases são claras e tem conotação de apoio militar ao candidato e como aqueles devem ser apartidários (enquanto militares) suas frases os condenaram!!
Logicamente então, o ‘apoio militar ao candidato’ caracteriza-se como paramilitar!!
nossa como a perícia maranhense é eficiente heim…..tempo recorde!