Do G1 Maranhão
O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta quinta-feira (22), as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano passado. O Maranhão se destacou negativamente por ter três escolas entre as cinco de menor nota do país: em São Domingos do Azeitão, Olinda Nova do Maranhão e Centro Novo do Maranhão. Entre elas está a que obteve o menor desempenho, o Centro Educacional Aquiles Lisboa, em São Domingos, com média 383,71.
Ao todo, foram divulgadas notas de 206 escolas maranhenses das redes de ensino pública e privada. Segundo o levantamento, as notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.
De acordo com o MEC, apenas escolas com mais de 50% de participação e o mínimo de dez alunos foram consideradas, dando um total de 10.076 escolas. Entre as escolas maranhenses o melhor desempenho está nas unidades sediadas em São Luís. Das dez melhores, apenas duas não estão na capital. Em compensação, o pior desempenho do país também está no Maranhão, no Centro Educacional Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, na região sul do Estado, que obteve nota 383,71.
Logo a seguir está uma escola do Piauí e a terceira pior escola avaliada no Enem é anexo 1 do Centro de Ensino José Maria de Araújo, em Olinda Nova do Maranhão, que obteve nota 393,52. A quinta pior colocação no país entre escolas públicas e privadas ficou com o Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida Ribeiro, localizado em Centro Novo do Maranhão, com nota 394,55.
Esse é o melhor o governo da vida da Roseana Sarney!?
È nescessária uma reforma nas Escolas como por exemplo a mudança de pre-requesitos na direção escolar e este método de não reprovação ou seja passar de ano de qualquer forma.
RosENGANA não está nem ai pra educação. No governo dela é um troca troca de secretário e dá nisso. Procure criar vergonha na cara governadora e faça concurso pra professores efetivos e não contratados.
No seminario de integração o Governo do Estado praticamente responsabilizou os municípios pelos problemas educacionais no Maranhão, mas segundo as avaliações do MEC os municípios estão cumprindo suas metas, no entanto, quem tem tido notas ruin são as escolas de ensino médio que são de responsabilidade do Governo Estadual.
Mas é compreensível esses péssimos resultados consecutivos, este governo já demonstrou que não tem projeto para a educação maranhense. Em quatro anos de administração já estamos no quarto secretário de educação, como se pode planejar com uma rotatividade tão grande, colocando pessoas que não têm afinidade com a área? Já sabemos que daqui a um ano e quatro meses o novo secretário será substituído, pois disputará uma vaga para deputado federal.
Educação deve ser tratada com responsabilidade, pois a formação que estamos dando hoje para nossos alunos refletirá por toda as suas vidas.
Infelizmente só nos resta lamentar pelo desrespeito com que o Governo do Estado trata a educação de nossos filhos!
bom dia, eis a confirmação da situação da educação no marnhão, espero que o comentário não seja deletado.
CONFIRA AS DEZ PIORES ESCOLAS DO PAÍS
Escola Cidade Estado Média geral Rede
CE AQUILES LISBOA SAO DOMINGOS DO AZEITAO MA 383,71 Estadual
UNID ESC JOAO PEREIRA DE SOUSA FRANCISCO AYRES PI 391,39 Estadual
CE JOSE MARIA DE ARAUJO – ANEXO I OLINDA NOVA DO MARANHAO MA 393,52 Estadual
DIMAS MOZART E SILVA PROF TAQUARITUBA SP 394,48 Estadual
CE MARIA DO SOCORRO ALMEIDA RIBEIRO ANEXO III-LIMAO CENTRO NOVO DO MARANHAO MA 394,55 Estadual
CE PROFESSORA LEDA TAJRA – ANEXO JUCARA BURITI BRAVO MA 396,55 Estadual
EMEIEFCNNM LIDIA CABRAL DE SOUSA AGUIAR PB 396,69 Municipal
EEEFM – GETULIO PIMENTEL LOUREIRO SERRA ES 396,81 Estadual
EE DR ALFREDO CASTELO BRANCO ALEM PARAIBA MG 396,98 Estadual
CE LUCAS COELHO BENEDITO LEITE MA 397,20 Estadual
Fonte: MEC
Caro Gilberto! Essas são as MAZELAS do MA,depois dizem que é perseguição
da IMPRENSA (GLOBO,VEJA,FOLHA de SÃO PAULO,JP,etc.,).Esses números
são bem diferentes daqueles apresentados no bonito texto na coluna do Senador
SARNEY,né?
IstoÉ uma grande patifaria deste governo Rosengana, (Agora o nobre blogueira vai tomar para si as crítica dirigida para a desgovernadora), é sempre assim, “a gente chuta na canela de Rosengana e pega nas canelas dos seus defensores”. Não poderia se de outro jeito, a situação do Maranhão, é deprimente e digno de pena, em apenas dois anos do desastrado desgoverno de Rosengana, 4 secretário de educação, pode isso!, cada um mais despreparado do que o outro, e os grupinho formado lá dentro da SEDUC, cada um puxando para o seu lado, prejudicando o outro grupo, é uma zorra total essa SEDUC, cabide de emprego pra tudo de politico fracassado, apaniguado, apadrinhado, é uma Torre de Babel, o que menos tem é gente competente para trabalhar. Agora se a própria Rosengana não gosta de trabalhar, imagina os burros e analfas que tem por lá, mulher, ex, de ex-prefeitos, pendurados nas têtas do governo em cargo de chefia, tem os monte. Tudo isto contribuem para o fracasso da educação no nosso Estado. Tou mentindo?, eu não minto..
O que se podes esperar da educação no Maranhão. A SEDUC é um cabide de emprego, cujo a maioria sequer pisam lá. Para reverter esse quadro o atual secretário precisa enxugar o órgão e, realmente, promover um planejamento pautado em metodologias e não em achismos.
Meu amigo, os comentários postados antes de mim são um verdadeiro soco no estômago de qualquer um. O Maranhão é uma verdadeira vergonha. Para ser mais claro, é a piada nacional. Tenho vergonha de chegar em qualquer Estado e dizer que sou do Maranhão. Isso aqui é uma zona. Se o povo ao menos tivesse um pouco de vergonha na cara, nenhuma pessoa com sobrenome Sarney ou Murad teria coragem de se candidatar para qualquer coisa aqui nesse Estado porcaria. Mas fazer o quê, se o povão é quem coloca essa cambada de ladrão, vagabundo que não faz nada pelo Estado? Ô dona Roseana, vê se a senhora toma vergonha nessa cara e trabalha!!! Já são quatro anos e até agora não mostrou a que veio, pombas!
E bota cabide de emprego, sei que lá na secretaria tem rodízio, pois não tem cadeira o suficiente para acomodar todos que entraram. Se não chegar cedo fica em pé, isso quando resolvem aparecer.
UM CALO NO GOVERNO ROSEANA E UMA VERGONHA PRO NOSSO ESTADO, ESPERO QUE O PEDRO RESOLVA O PROBLEMA.
Difícil um único gestor resolver esse problema… serão necessários anos de boas ações administrativas e de qualificação de pessoal. Os professores precisam se interessas mais tb, ao invés de viver em luta permanente por melhores salários