Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram inaugurados, nesta sexta-feira (30), no Hospital Estadual Presidente Vargas, pelo subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite. A unidade de saúde é referência para tratamento de doenças infecto-contagiosas como HIV/Aids, tuberculose, malária e leishmaniose.
José Márcio disse que o Hospital Presidente Vargas, inaugurado em 1943, passou por diversas reformas e, pela primeira vez, tem leitos de UCI e UTI. “Recebemos pacientes gravíssimos que precisavam de cuidados intensivos e tinham que aguardar vagas em outras unidades estaduais. Estes novos leitos são equipados com o que há de mais moderno na área e profissionais médicos preparadíssimos”, ressaltou.
A nova ala recebeu o nome do pneumologista José Ribeiro Quadros – falecido recentemente e pioneiro no tratamento da tuberculose no Maranhão. “Ele dedicou anos de sua vida ao tratamento da saúde das pessoas. Foi médico, diretor do Hospital Presidente Vargas e um dos pioneiros na Academia Maranhense de Medicina”, declarou José Márcio. A viúva do médico, Euda Batista Quadros, membros da Academia e diretores das unidades estaduais de saúde estiveram prestigiando a cerimônia de inauguração dos novos leitos.
O Presidente Vargas conta agora com 66 leitos, incluindo as enfermarias. O diretor da unidade, Raimundo Pinto Costa, disse que aproximadamente 3 mil pacientes soropositivos recebem acompanhamento na unidade. “São pessoas com infecções crônicas e que precisam de constante tratamento. Estes novos leitos garantem um grande alcance médico e social”, acrescentou.
O representante do Movimento Maranhense de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e do Fórum Aids Maranhão, Ronaldo de Oliveira, disse que os novos leitos vão contribuir para diminuir os óbitos no Presidente Vargas. “Os pacientes soropositivos tinham que ficar esperando vagas nas unidades públicas e particulares porque não havia leitos prioritários. Estou muito emocionado e feliz por esta iniciativa do governo estadual”, enfatizou.
Aleluia, trabalhei durante 2 anos nesse hospital, o q vi de desumanidade, tantos pacientes morrerem por falta de leito de uti, agora falta ele começarem colocar pra funcionar nutrição para- enteral e enteral, porque o numero de caso de morte por desnutrição é altíssimo em soros positivos!
Infelizmente não estou mais na casa, porem vi que os doente de lá foram visto, já era a hora!
também vai uma dica, acho que tem médicos lá que deveriam se aposentar já deram o que tinha que dar! não fazem mais por amor a profissão e pelo dinheiro e nada mais e os pacientes que se danem! melhor não citar nomes por ética!
Até q enfim colocaram uma uti nesse hospital, depois de vários pacientes graves internados no hospital morrem por falta dela..antes tarde do que nunca….e olha q a uti tá com aparência melhor do que o hospital inteiro…ninguém falou nada qto a estrutura do mesmo.
“Profissionais médicos preparadíssimos”, de vontade até de rir, assim como aqueles da UPAs? … Depois de centenas de mortes à mingua… Agora só falta treinar aqueles velhacos em intubação oro-traqueal, puncão de acesso venoso profundo e suporte intensivo no pcte infectado, porque eles só sabem mesmo passar o coquetel anti-retroviral, analgesicos e anti-emeticos, se complicar a chance de óbito é altíssima, todos lá sabem disto…
Se for como os das UPAs, preparadíssimos mesmo
Não seja idiota, Léda! No meio médico sabemos de muuuuuitas histórias reais de pacientes graves que foram consultar-se em UPAs por 4 ou 5 vezes e nunca tiveram um diagnóstico ou encaminhamento correto. Eu mesmo presenciei, pelo menos, uns 10 casos que resultaram em óbitos por puro despreparo e negligência daqueles “drs”, inclusive muitos oriundos do CEUMA e mal formados na UEMA de Caxias. E acontecem tbém estórias mais escabrosas no HSLZ, que são abafadas pelo proprio hospital ou pela imprensa marrom do MA, pois já denunciei várias e nunca são publicadas… Odeio politicagem e nem sou fã de A, B ou C, mas é a pura realidade…
Eu mesmo já precisei… meu filho tb… e babá dele.. não tenho do que reclamar