O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, disse no último sábado, 1º, que o Maranhão deve colher mais de 3 milhões de toneladas de grãos em 2012.
A afirmação foi feita durante a VI Abertura da Colheita da Cultura do Arroz Irrigado do Maranhão, que aconteceu em Vitória do Mearim, evento organizado pelas empresas Camil Alimentos e BB Mendes – agroindústria de arroz.
Participaram ainda do evento, os secretários, Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano).
O Maranhão é responsável por cerca de 60% da produção de arroz do Nordeste, com uma colheita de 445.250 toneladas de grãos na safra 2011/2012. Parte dessa produção é cultivada em sistema de irrigação, também utilizado por produtores do município de Vitória do Mearim.
Segundo Luis Fernando, os investimentos realizados pelo Governo do Estado na agricultura já apresentam resultados positivos.
– O polo de arroz irrigado em Vitória do Mearim desponta como recuperação da produção de arroz no estado, com uma produtividade alta por hectare. É a certeza de que o setor primário do Maranhão está crescendo, gerando emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores – afirmou.
Em 2011, foram colhidos mais de três milhões de toneladas de grãos. De acordo com o secretário, a expectativa é que este ano haja um crescimento na safra de grãos, incluindo o arroz, feijão, soja e milho.
São uns bando de frouxos, tem mede que!!!!!!
sr. secretario qual a previsao de producao de graos, da fazenda vova holanda em ballsas, de propriedade do sr. jorge murad e roseana sarney…