Polícia barra tentativa de fraude no concurso da PM; anulação não deve ocorrer

Homens da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prenderam, na tarde de ontem (2), 23 pessoas acusadas de tentar fraudar as provas do concurso da Polícia Militar.

Os acusados foram flagrados em três locais de prova em São Luís e em um de Caxias.

Segundo as primeiras informações obtidas pelo blog, um professor foi preso com uma prova dentro do banheiro do Campus II do Ceuma, na Cohama. Ele seria o responsável por responder às questões e repassar o gabarito aos demais envolvidos, via celular.

Em média, cada um deles pagou de R$ 10 mil a R$ 15 mil pelas provas.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, deve conceder entrevista coletiva ainda na manhã desta segunda, mas o blog já apurou que não deve haver anulação do concurso, uma vez que a tentativa foi barrada.

21 pensou em “Polícia barra tentativa de fraude no concurso da PM; anulação não deve ocorrer

  1. Por essas e outras que eu deixo de acreditar cada vez mais em concurso público. Tem muita trambicagem no meio. É filho de delegado passando pra delegado, filho de juiz passando pra juiz e por ai vai. Podem aguardar a lista do próximo concurso pra juiz e confirmar o que estou afirmando. Lamentável…

  2. Isso é um absurdo, veja a que nível de descrédito chegamos, nosso Estado não tem credibilidade nem mesmo para poder realizar um concurso público. Ademais, é que tiveram muitos concursandos que não utilizaram caneta nas cores permitidas, no entanto não foram retirados de sala pelos fiscais, este tipo de conivência gera total descrédito quanto ao treinamento dos fiscais, quanto ao próprio concurso em si. Outro fator importante é o nível de grande parte de concursandos, muitos nunca deveriam ser admitidos no curso de formação, pessoas fracas e sem postura nenhuma para assumirem cargos de extrema importância social.

    • Meu amigo, o que tem isso q ver com o estado… até concursos federais tentam fraudar… se polícia conseguiu barrar, isso é mostra de que o trabalho foi bem feito…

      • Conseguiu barrar?! tu só pode estar de brincadeira né?! o cara foi pego no segundo dia de prova, já no meio da prova, e tu me diz que a polícia conseguiu barrar?! ta bom… e mais, um erro não justifica o outro, se conseguem fraudar concursos em outros estados e a nivel federal, só mostra a incompetência de todos, inclusive do Estado do Maranhão!

      • Gilberto, tu ganha quanto do Governo pra ficar bajulando tanto assim? Meu Deus do céu, não há dinheiro no mundo que seja mais valioso que a hombridade e a honestidade de homem! Quer saber, tu merece mesmo é ficar nessa lama em que te encontras…

  3. Sou seu leitor, mas desta vez seu post está errado e mostra total desconhecimento da lei. Pelo que vejo inicialmente em postagens já ficou claro o vazamento da prova o que por si só gera a anulação do concurso, mesmo que não se tenha chegado ao fim pretendido. A lisura do certame já foi afetada gerando descrédito e insegurança, não se podendo afirmar que todos os envolvidos foram presos, até porque a investigação deve começar desde a FGV.
    A não anulação dessa prova será a maior vergonha da história da Secretaria de Segurança do MA. Judicialmente duvido algum magistrado desse país não anular o Concurso.

  4. Tentar anular um concurso desse porte no grito é muita irresponsabilidade para com as pessoas que despenderam tempo, dinheiro e emocional em um projeto como esse. Se a Polícia está agindo, não há motivo para anular sumariamente o concurso, conforme sugerem, irresponsavelmente, alguns blogueiros da mídia anti-governo.

  5. Gilberto que grau de certeza a polícia conseguiu barrar todos os fraudadores, é meio complicado se teve pessoas presas até em caxias, quem garante que não passou alguém desapercebido em outros municípios. Olha eu não fiz a prova mas se ouve vazamento comprovado, mesmo que tenham barrado alguns, a prova tem que ser anulada pois a lisura do certame foi comprometida. E se não for anulado qualquer candidato que se sentir prejudicado pode entrar com mandado de segurança pedindo anulação e assim será feito, pode ser que a justiça de 1º grau não aceite nem o TJ daqui, mas se houver necessidade de ir ao STJ aí eles anulam. Pois tem jusrisprudência favorável a anulação.
    Obrigado

  6. Se pensarmos assim, nunca passaremos em concursos públicos, quem é honesto e estudou faça a prova e confie em Deus e Ele o abençoará.

  7. Caro blogueiro. Não obstante as prisões efetuadas, quem nos garante que esses são os únicos fraudadores? Difícil afirmar, não é mesmo. Penso que, em tendo havido tantas prisões, é fácil inferir que as informações sobre as provas vazaram e, assim sendo, o concurso deverá, sim, ser anulado, sob pena de estarmos punindo as pessoas que se submeteram honestamente à avaliação, smj.

  8. A única saída é a anulação do concurso, pois, quando os fraudadores foram presos, as fraudes já haviam se consumados e aqueles se beneficiados.

    O trabalho da polícia teria sido bem feito se conseguisse surpreender os fraudadores, antes de executarem seus planos. O que não ocorreu.

  9. Amigo Leda,
    Aos analfabetos Juridicos que fazem comentarios
    escrevendo todo tipo de asneira, informo que a conduta
    da Policia pelo visto, foi a mais sensata. Esses imbecis
    vindos do interior(Pindaré e Santa Inês) acham que em um
    concurso dessa natureza, a Policia não ia investigar o que ela
    ja suspeitava. (fraude) Achavam esses troxas, que esse concurso
    seria como concurso de cidade do interior, onde muitos deles
    conseguiram a proeza de ser aprovado mediante Fraude. Se feraram.
    Parabéns ao Sec Aluisio Mendes e toda sua equipe.
    É assim que se trabalha, em silencio e sem estardalhaço..
    todos em CANA.

  10. Sr. Gilberto, lí todos oscomentários a respeito deste e de outras ocorrências. Quanto despautério! Seu blog é altamente noticioso e leio nele coisas antes de serem publicadas nos jornais. Admiro sua tolerância com tantos ignorantes. Serve com o divertimento? Dá para avaliar as causas do nosso atraso? Parece que o senhor está buscando a verdade. Sabe e quer saber mais sobre nossas riquezas individuais e a capacidade de entendentimento desses sei lá que adjetivo devo usar!
    EU TENHO PAVIO CURTO, SOU INTOLERANTE! NO MEU CASO, CANSELARIA COMENTÁRIOS.

    • Sim, Manoel, muitas vezes me servem de divertimento alguns comentário desqualificados e tão “maleducados”, com dizia meu avô… vida que segue… abs

    • Tu nem escrever sabe sua besta, leia o teu texto e veja quantos erros de concordância e de português mesmo, realmente você merecer ler coisas absurdas e sem nexo! Seu cavalo sem dentes…

      • Pelo menos, “Antonio Nunes”, o Manoel se identifica aqui e emite opiniões de cara limpa… sei que ele é exatamente quem diz ser e o respeito por isso… Agora vc, sequer tenta ser homem o suficiente para debater conosco e se esconde atrás de um codinome ridículo para insultar as pessoas… u seja, a besta mesmo aqui é você…

Os comentários estão fechados.