Ricardo Murad confere mudanças efetuadas no atendimento no Socorrão II

O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, fez uma visita ao Socorrão II, na Cidade Operária, nesta sexta-feira (28), onde conferiu as primeiras mudanças no sistema de atendimento dos pacientes após a ação do Governo do Estado. “Transferimos 70 pacientes do Socorrão I e do II para outras unidades de saúde, acabamos com a espera no corredor e reativamos, em parceria com o município, cinco unidades de saúde que estavam sem funcionar em São Luís”, declarou Ricardo Murad.

Durante a visita, o secretário conversou com pacientes e acompanhantes, ouviu reclamações e garantiu que vai continuar ajudando o município a se reestruturar. “Essa é uma ação emergencial até que o próximo prefeito assuma e nos informe se vai precisar de apoio para dar continuidade a essa parceria voltada para melhorar o atendimento na área da saúde”.

Ricardo Murad disse que o Governo do Estado investiu cerca de R$ 5 milhões durante o período de intervenção. Os recursos estão sendo utilizados para dar condições de trabalho, compra de medicamentos, material médico-hospitalar, equipamentos, roupa hospitalar, alimentação, limpeza, manutenção e equipes médicas.

As transferências dos pacientes dos hospitais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II) para as Unidades Mistas do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga, Hospital da Mulher, Carlos Macieira e Hospital Geral tiveram início no último final de semana, depois que foi selada a parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e a Municipal (Semus).

“Já transferimos 70 pacientes, acabamos com a espera no corredor, mas temos a estimativa de que outros 50 pacientes ainda serão transferidos. Os profissionais do estado e do município estão irmanados e fazendo o que é possível. A situação ainda é crítica, mas aos poucos as coisas vão melhorar, precisamos apenas da compreensão das pessoas”, ressaltou o secretário.

O atendimento na rede municipal de saúde já está sendo possível também nas Unidades Mista do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga, Hospital da Criança e Hospital da Mulher. No Socorrão II, o secretário visitou uma nova ala, construída há mais de três meses, mas que até agora não havia funcionado por falta de camas e outros equipamentos. Esse foi totalmente pela SES para receber pacientes ortopédicos e já está em pleno funcionamento.

Com as transferências dos pacientes já é possível encontrar os corredores das unidades, que estavam cheios de pacientes recebendo atendimento em macas, completamente vazios. O diretor do Socorrão II, Ademar Bandeira, afirmou que a situação começa a melhorar. “Temos muitas dificuldades, carência de equipamentos, mas esperamos que a situação mude para melhor partir de agora”, destacou.

Para o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, André Fufuca, a intervenção do estado foi essencial para reverter a situação desumana vivida pelos pacientes. “Constatamos que os corredores agora estão vazios e que os esforços estão concentrados para melhorar o atendimento. Esse é o primeiro passo para humanizar o atendimento e esperamos que o novo gestor dê continuidade a essa iniciativa”, defendeu.

(As informações são do Governo do Estado)

16 pensou em “Ricardo Murad confere mudanças efetuadas no atendimento no Socorrão II

      • Caro Gilberto!Essa grande campanha publicitária muito
        bem orquestrada pelo poderoso grupo de Comunicação
        da família do Secretário que chega ser obsceno.Só estão
        faltando dizer que o Secretário está CONSULTANTO e
        MEDICANDO,mesmo sem ser MÉDICO,né?Parece uma
        grande ARMADILHA política.Quem se lembra da recusa
        de PACIENTES nas UPAS,cecentemente?Doente não
        tem PARTIDO e nem lado,precisa ser atendido,tá?

        • Sr.Gilberto o Saraiva impressiona pela coragem de contestar sem base e sem raciocinar. O Dr. Ricardo só quem não lembra o que ele é e o que sempre foi, estranha quando faz. Ricardo Murad é o TRATOR, pois faz, sabe fazer e sabe mandar. Sempre foi arrojado. É grande caçador e nunca foi como o urubu que não faz nada e fica torcendo para os outros morrerem. Saraiva? Vá procurar o que fazer! Ou você é o urubu?

          • Caro Manoel da Cruz Evangelista!Muito me
            admiro do seu comportamento ,não é v.sa.,
            que tanto se lamenta quando lhe agridem ou
            lhe contestam?V.sa., tem todo o direito de
            BAJULAR,porém,deve respeitar as opiniões
            diferente da sua,tá?

  1. A iniciativa do Ricardo Murad em atender os Socorrões em estado de calamidade é dever constitucional do Estado,seria digno na postura do secretário de Saude entregar ao povo o Pam Diamante há 4anos de portas fechadas.Espero que não seja uma jogada de Marketing na propaganda politica e manobras para evitar o foco de superlotações das UPAS que oferecem atendimento básico.Dai -e mais confortável segurar os Socorrões do que aguentar poorada do povão em cima do Viva Saúde.

  2. Tem gente que reclama de tudo e agora deram pra falar que o ato do Governo do Estado, não passa de marketing político. Por favor, temos é que aplaudir a iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, haja vista que a competência de manter e administrar os Socorrões é do Município de São Luís, por meio da SEMUS.
    A Saúde é também dever do Estado, porém não se pode atribuir a competência absoluta de administrar os hospitais para um só ente da Federação. Imaginemos a União, responsável pela manutenção, aparelhamento e administração de todos os hospitais do Brasil, seria inviável.

    Nesta esteira, a Constituição Federal, delegou atribuições para cada ente federativo, como forma de repartição administrativa.

    Portanto, é dever do Município prestar serviços de atendimento a saúde da população, dentro de sua circunscrição, conforme previsão do art. 30, VII da CF 1988. .

    Art. 30 – Compete aos Municípios:

    VII – prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à SAÚDE da população;

    Ademais, senão fosse dessa forma, o Prefeito poderia se abster de trabalhar e delegar toda a responsabilidade de administrar o município de São Luís para o Governo do Estado. Graças a Deus que não é assim!

    Tchau Castelo!

      • Esses críticos desmiolados, nos faz lembrar da canção dos Novos Baianos. São uns urubus que ficam com raiva do grupo Sarney, que os deixa com fome e o GRUPO NÃO MORRE.! Reclamam o atraso do Estado do Maranhão mas com tanta gente assim nossa terra nunca será nada. Quem já fez alguma coisa, que mostre.

Os comentários estão fechados.