O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, fez uma visita ao Socorrão II, na Cidade Operária, nesta sexta-feira (28), onde conferiu as primeiras mudanças no sistema de atendimento dos pacientes após a ação do Governo do Estado. “Transferimos 70 pacientes do Socorrão I e do II para outras unidades de saúde, acabamos com a espera no corredor e reativamos, em parceria com o município, cinco unidades de saúde que estavam sem funcionar em São Luís”, declarou Ricardo Murad.
Durante a visita, o secretário conversou com pacientes e acompanhantes, ouviu reclamações e garantiu que vai continuar ajudando o município a se reestruturar. “Essa é uma ação emergencial até que o próximo prefeito assuma e nos informe se vai precisar de apoio para dar continuidade a essa parceria voltada para melhorar o atendimento na área da saúde”.
Ricardo Murad disse que o Governo do Estado investiu cerca de R$ 5 milhões durante o período de intervenção. Os recursos estão sendo utilizados para dar condições de trabalho, compra de medicamentos, material médico-hospitalar, equipamentos, roupa hospitalar, alimentação, limpeza, manutenção e equipes médicas.
As transferências dos pacientes dos hospitais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II) para as Unidades Mistas do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga, Hospital da Mulher, Carlos Macieira e Hospital Geral tiveram início no último final de semana, depois que foi selada a parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e a Municipal (Semus).
“Já transferimos 70 pacientes, acabamos com a espera no corredor, mas temos a estimativa de que outros 50 pacientes ainda serão transferidos. Os profissionais do estado e do município estão irmanados e fazendo o que é possível. A situação ainda é crítica, mas aos poucos as coisas vão melhorar, precisamos apenas da compreensão das pessoas”, ressaltou o secretário.
O atendimento na rede municipal de saúde já está sendo possível também nas Unidades Mista do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga, Hospital da Criança e Hospital da Mulher. No Socorrão II, o secretário visitou uma nova ala, construída há mais de três meses, mas que até agora não havia funcionado por falta de camas e outros equipamentos. Esse foi totalmente pela SES para receber pacientes ortopédicos e já está em pleno funcionamento.
Com as transferências dos pacientes já é possível encontrar os corredores das unidades, que estavam cheios de pacientes recebendo atendimento em macas, completamente vazios. O diretor do Socorrão II, Ademar Bandeira, afirmou que a situação começa a melhorar. “Temos muitas dificuldades, carência de equipamentos, mas esperamos que a situação mude para melhor partir de agora”, destacou.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, André Fufuca, a intervenção do estado foi essencial para reverter a situação desumana vivida pelos pacientes. “Constatamos que os corredores agora estão vazios e que os esforços estão concentrados para melhorar o atendimento. Esse é o primeiro passo para humanizar o atendimento e esperamos que o novo gestor dê continuidade a essa iniciativa”, defendeu.
(As informações são do Governo do Estado)
Meu caro Gilberto!Será se precisa toda essa pirotecnia?
qual?
Caro Gilberto!Essa grande campanha publicitária muito
bem orquestrada pelo poderoso grupo de Comunicação
da família do Secretário que chega ser obsceno.Só estão
faltando dizer que o Secretário está CONSULTANTO e
MEDICANDO,mesmo sem ser MÉDICO,né?Parece uma
grande ARMADILHA política.Quem se lembra da recusa
de PACIENTES nas UPAS,cecentemente?Doente não
tem PARTIDO e nem lado,precisa ser atendido,tá?
O cara resolve o problema da saúde na capital e vcs só sabem falar em política
Caro Gilberto!Grande favor,é?
De certa forma, sim… a obrigação é do município… o estado está ajudando
Sr.Gilberto o Saraiva impressiona pela coragem de contestar sem base e sem raciocinar. O Dr. Ricardo só quem não lembra o que ele é e o que sempre foi, estranha quando faz. Ricardo Murad é o TRATOR, pois faz, sabe fazer e sabe mandar. Sempre foi arrojado. É grande caçador e nunca foi como o urubu que não faz nada e fica torcendo para os outros morrerem. Saraiva? Vá procurar o que fazer! Ou você é o urubu?
Caro Manoel da Cruz Evangelista!Muito me
admiro do seu comportamento ,não é v.sa.,
que tanto se lamenta quando lhe agridem ou
lhe contestam?V.sa., tem todo o direito de
BAJULAR,porém,deve respeitar as opiniões
diferente da sua,tá?
A iniciativa do Ricardo Murad em atender os Socorrões em estado de calamidade é dever constitucional do Estado,seria digno na postura do secretário de Saude entregar ao povo o Pam Diamante há 4anos de portas fechadas.Espero que não seja uma jogada de Marketing na propaganda politica e manobras para evitar o foco de superlotações das UPAS que oferecem atendimento básico.Dai -e mais confortável segurar os Socorrões do que aguentar poorada do povão em cima do Viva Saúde.
Dever constitucional é da Prefeitura, meu caro…
Esse Dr. Iglêsio é um verdadeiro hipócrita e […] …manda esse cara trabalhar.
http://blog.jornalpequeno.com.br/linhares/2012/12/27/postulante-a-cargo-no-governo-do-prefeito-edivaldo-holanda-junior-responde-a-processos-eticos-e-administrativos-e-tem-conduta-criticada-por-funcionarios-da-saude/
http://blog.jornalpequeno.com.br/linhares/2012/12/28/hilario-video-flagra-dimittri-descobrindo-quem-sera-o-novo-coordenador-do-socorrao/
Ricardo Murad fanfarrão
tá resolvendo
Tem gente que reclama de tudo e agora deram pra falar que o ato do Governo do Estado, não passa de marketing político. Por favor, temos é que aplaudir a iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, haja vista que a competência de manter e administrar os Socorrões é do Município de São Luís, por meio da SEMUS.
A Saúde é também dever do Estado, porém não se pode atribuir a competência absoluta de administrar os hospitais para um só ente da Federação. Imaginemos a União, responsável pela manutenção, aparelhamento e administração de todos os hospitais do Brasil, seria inviável.
Nesta esteira, a Constituição Federal, delegou atribuições para cada ente federativo, como forma de repartição administrativa.
Portanto, é dever do Município prestar serviços de atendimento a saúde da população, dentro de sua circunscrição, conforme previsão do art. 30, VII da CF 1988. .
Art. 30 – Compete aos Municípios:
VII – prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à SAÚDE da população;
Ademais, senão fosse dessa forma, o Prefeito poderia se abster de trabalhar e delegar toda a responsabilidade de administrar o município de São Luís para o Governo do Estado. Graças a Deus que não é assim!
Tchau Castelo!
vc definiu bem… tem gente que reclama de tudo
Esses críticos desmiolados, nos faz lembrar da canção dos Novos Baianos. São uns urubus que ficam com raiva do grupo Sarney, que os deixa com fome e o GRUPO NÃO MORRE.! Reclamam o atraso do Estado do Maranhão mas com tanta gente assim nossa terra nunca será nada. Quem já fez alguma coisa, que mostre.