Em release distribuído no Carnaval, a Prefeitura de São Luís destaca o empenho do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) para melhorar a Comunicação. Novos produtos foram implantados, como a TV Prefeitura, Radioagência e o Banco de Imagens – esta a ferramenta mais elogiada por este blog desde que foi implantada – e intensificada a presença da Prefeitura de São Luís nas redes sociais
Através do portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br) foram divulgadas 163 matérias e seis avisos de coletivas de imprensa somente em janeiro, conferindo ampla publicidade a ações, projetos e serviços de diversas pastas do Executivo municipal.
O portal passou por ajustes para garantir maior organicidade e transparência na disposição das notícias. Com a reformulação, houve o acréscimo do número de matérias jornalísticas na home do portal e a incorporação dos canais TV Prefeitura, Radioagência, Banco de Imagens, Agenda e Redes Sociais. Todos agrupados de modo a facilitar a visualização e acesso das informações para internautas e profissionais de comunicação.
Dados do Google Analytics, registrados nos últimos dez dias, mostram que o portal da Prefeitura é acessado por usuários de 255 cidades brasileiras. A maioria dos acessos está concentrada na capital maranhense, das quase quatro mil visitas diárias, 70% são de internautas em São Luís. Também foi registrados acesso de internautas de 29 países dos cinco continentes.
A Secretaria de Comunicação também otimizou o contato com o público através das mídias sociais. Na página do Facebook, de acordo com o comunicado oficial, houve um aumento de 37,38% do número de fãs em relação ao ano passado. Em dezembro 8.374 pessoas curtiram a página e em janeiro o número subiu para 11.505. O crescimento foi acompanhado pela quantidade de pessoas alcançadas pela página superior 2,1 milhões.
Além disso, pessoas que interagem na página e não são curtidores passou de 84 em dezembro para 9.771 no mês passado.
O trabalho para democratizar as informações da Prefeitura de São Luís foram ampliados através das redes sociais Twitter, Flickr e Instagram. Em janeiro deste ano foram enviados 579 twetts que resultaram em 811 retwetts, avanços expressivos comparados com a produção de dezembro que teve apenas 8 twetts e 2 RT. O Flickr alcançou 462 visualizações neste primeiro mês quando foram criados 26 álbuns e postadas 195 fotos.
Só falta agora disponibilizar o Diário Oficial do Município (D.O.M.) pars download no site da Prefeitura. essa será a ação mais importante de comunicação nesse primeiro ano de administração, já que todos os avanços destacados acima possibilitam apenas a divulgação das informações que o Município quer.
Com o D.O.M., o cidadão terá acesso a tudo.
______________________Leia mais
O Prefeito tem que tirar muitos Castelistas de carteirinha da Prefeitura. Tem essa raça em todos os setores da administraçao, até na Assessoria Técnica tem Castelista que nao quer sair. Assim fica difícil acomodar quem acompanhou o Prefeito em toda sua campanha. Tire toda essa turma, Prefeito. Nao deixe um só. Fora Castelistas.
É estritamente necessária para garantir a transparência dos atos da administração à divulgação do Diário Oficial do Município a todos, com livre acesso e sem artimanhas e empecilhos.
Lembrando que transparência foi uma das promessas de Holandinha. E a disponibilização no DOM para download é uma das mais fáceis, se não for a mais fácil, promessa a ser cumpridas. Basta apenas vontade política.
Então caros Prefeito Holandinha e Secretário de Comunicação, Marcio Jerry , precisamos das informações inteiras e não pela metade, queremos ajudar a administração e a cobrança e vigilância faz parte dessa ajuda.
Do que temerá os bons…