Edilázio Júnior é escolhido presidente da CCJ; Oposição ainda pode perder Meio Ambiente

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) foi definido hoje (19) como novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão. A decisão ocorreu após uma reunião a portas fechadas na Presidência da Casa.

Com isso, Alexandre Almeida (PSD), que era o mais cotado para o posto, acabou sendo deslocado para a Comissão de Orçamento. Francisca Primo (PT) foi para a Comissão de Educação.

A articulação que possibilitou a prevalência das escolhas do Blocão foi possível depois que o Bloco PDT/PSDB, liderado pelo tucano Neto Evangelista e que estava alinhado com o Bloquinho, o BPO e o PSD, debandou para a base governista, logo após o Carnaval.

Como há um representante de cada bloco ou bancada em todas as comissões – são sete membros em cada -, o Blocão e seus aliados venceriam todas as disputas no voto, por 4 a 3.

Sendo assim, a turma de Alexandre Almeida, Rogério Cafeteira (PMN) e Eduardo Braide (PMN) acabou tendo que ceder à pressão do presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), e às propostas de Roberto Costa (PMDB) e Cia. e entregando de bandeja a CCJ, que contará ainda com Tatá Milhomem (PSD) e Manoel Ribeiro (PTB) como membros.

Meio ambiente

Se já há definição na CCJ e na Comissão de Orçamento, no Meio Ambiente as coisas ainda não se resolveram hoje. Inicialmente, a Oposição queria a vaga para o deputado estadual Othelino Neto (PPS) – ele já foi secretário de Estado de Meio Ambiente.

Mas os governistas bateram o pé. Dizem garantir a vaga aos oposicionistas, contanto que o indicado seja outro. “E se demorarem a indicar alguém ainda podem perder”, avalia Rogério Cafeteira, que, segundo apurou o blog deixou a reunião antes do fim, chateado com alguns acertos de última hora.

De concreto para a Oposição só as comissões de Direitos Humanos, que ficará novamente com Eliziane Gama (PPS), e de Assuntos Econômicos, com Bira do Pindaré (PT).

2 pensou em “Edilázio Júnior é escolhido presidente da CCJ; Oposição ainda pode perder Meio Ambiente

  1. Outra coisa que gostei, vc não economizou tinta para deixar teu blog bem vivo, assim, vou menos forçar minha vista, apesar de usar óculos achava as letras muito apagadas. Valeu!

Os comentários estão fechados.