Desde a segunda-feira (18), os contribuintes já podem pagar os impostos de importação por meio de cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Receita Federal.
O serviço já está disponível aos passageiros que desembarcam no aeroporto de Brasília e em data próxima, ainda não divulgada, estará previsto para entrar em funcionamento nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão(RJ). Considerando os três aeroportos, cerca de 80% dos passageiros de voos internacionais do País já terão acesso ao serviço.
Conforme a Receita, cada viajante pode trazer até US$ 500 (cerca de R$ 1 mil) livre de pagamento de tributos. Para produtos que excedem esse valor é preciso pagar uma alíquota de 50% sobre o valor excedente. Conforme a Receita, a disponibilização do serviço é resultado de um projeto mais amplo de modernização e simplificação do controle aduaneiro sobre bens dos viajantes tendo em vista a preparação da Receita Federal para os grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.