A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PRB), fez graves acusações contra a Vale, em recente entrevista a uma rede de rádios, durante o aniversário da cidade, há cerca de duas semanas.
Ao citar os danos ambientais a municípios por onde passa a Estrada de Ferro Carajás e onde a empresa tem unidades atuando, ela disse que cobrará as compensações em dinheiro e benefícios. E disparou: a Vale tem o costume de dar suborno a prefeitos para não cumprir com essas obrigações.
“Vai lá pra Vale, a Vale dá um suborno, que é suborno mesmo. E aí? Subornou, acabou. ‘Tá qui, pega aqui R$ 5 milhões. Pega R$ 10 milhões e esquece de mim’. E o povo. E aí, como é que fica o povo, né? Pois é, pois a minha luta vai ser essa. E eu mostro pra vocês eu vou publicar depois o que eu tô conseguindo da Vale”, declarou.
Segundo ela, 23 prefeitos da região – incluindo o de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) – estão se organizando em consórcio para cobrar da empresa o pagamento correto das compensações, seja em benefícios, seja em dinheiro. Lidiane Rocha refirma, contudo, que não aceitará suborno.
“Ou eles vã fazer o certo, vão mandar nossa arrecadação, vão construir os bens públicos aqui […] ou a gente vai parar a via, vai para essa ferrovia e eu quero ver como é que vai ser, se eles vão botar uma asa no trem e vão passar por cima de nós, porque a gente vai parar, vai parar tudo. A gente vai chegar no extremo. Ou eles negociam direito, sem oferecer suborno, pra nenhum, que nem eles tem costume de fazer, porque eu não saio, não adianta vir suborno pra mim que eu não pego. Nem eu e eu tenho certeza que nenhum dos outros 23 prefeitos (sic!)”, completou.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista.
O blog já entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vale e aguarda retorno.
E o Anjo da Guarda como é que fica nisso tudo? Vamos mobilizar nossa população também…
Essa Prefeita é totalmente desequilibrada, não sabe nem o que fala e o que quer, tudo agora é suborno, antes era culpa do ex gestor, depois do presidente da camara atual , agora são as empresas??? onde isso vai parar? Daqui uns dias a culpada de tudo isso vai ser a população por ter acreditado numa louca dessas, resumindo, dentro do terrotorio bonjardinense não passa um centimetro da linha de ferro da vale do rio doce, ela nem poderia saber disso pois nunca nem terminou os estudos, e muito menos vai saber alguma coisa sobre a geografia local!!!
Abriram a caixa de pandora, agora é que são elas!
Quero só ver o desdobramento disso aí.
Nos informe sobre isso Léda, isso ainda vai dar muito pano pra manga!
Ela devia pelo menos conhecer os limites do município, ao que me consta os trilhos passam na outra margem do Rio Pindaré portanto fora dos limites territoriais de Bom Jardim, isso é o que dá eleger analfabetos pra gerir um município. Agora a Vale pode processá-la.
Coitada dela não sabe em q boca ela se entrou,, foi fazer td q o louco manda agora quem vai se estrepar é ela… analfabeta é muito sem noção mesmo
Nessa coletiva de imprensa tava varios jornalistas da capital A Noticia, O progresso, Estados e Municipios, Mirante…….. além de muitos municipes, tinha muita gente assistindo isso, interessante que ela mudava muito o comportamento durante toda a entrevista
se a Vale não se pronunciar sobre o assunto isso vai ficar como fato verdadeiro, toda a população maranhense quer que seja apurada essa denuncia, se for veridica que seja esclarecida se for falsa que seja punida essa prefeita que levanta calunia dos outros
gilberto informe a sociedade o andamento dessa denuncia
O ministerio publico ja foi acionado gilberto leda, esse papel cabe tambem a vcs que informam e denunciam aquilo que tem que ser levado a publico, muito importante o papel dos blogueiros
A resposta da vale vai sair Gilberto sobre esse caso??? Queremos saber quem são os errados nessa historia!!!
A resposta da Vale saiu meus caros mas praticamente não disse nada. Eles estão acuados pela união dos 23 prefeitos que percorrem a EFC. Breve vocês terão novidades sobre esse caso e vão ver o quanto a VALE deve a esse estado. E só a titulo de informação aos leigos o limite dos municípios que fazem parte da área de atuação da Vale são 150 km pra direita e 150 Km pra esquerda. E os prefeitos estão decididos a ir ao limite e ao extremo contra essa empresa que só passa com riqueza pelas nossas cidades e deixa um rastro de pobreza e poluição.