A Vale encaminhou nota ao titular do blog por meio da qual diz repudiar as acusações da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PRB), de que a empresa suborna gestores maranhenses para não pagar compensações devidas pela instalação de suas unidades nos municípios ou pela passagem da Estrada de Ferro Carajás dentro dos limites dessas localidades.
Segundo a prefeita, a propina varia de R$ 5 a R$ 10 milhões (reveja). A Vale negou veementemente a denúncia, apesar de não ter declinado a intenção de acionar a prefeita para que prove o que disse.
“A Vale repudia veementemente declarações referentes a suposto pagamento de suborno a gestores públicos. A empresa estabelece um relacionamento calcado na ética e transparência com todas as entidades governamentais e não governamentais”, diz a nota.
No comunicado, a empresa também contesta a denúncia de que há exploração sexual de menores nos seus canteiros de obras.
“Sobre as afirmações de exploração sexual nos canteiros de obras dos projetos em implantação, a Vale reforça que não tolera esse tipo de prática. Desde 2011, a empresa vem atuando em municípios abrangidos pelo projeto de expansão com o Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde, voltado para a formação e mobilização da promoção dos direitos sexuais e da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Tal política faz parte de um intenso trabalho no desenvolvimento educacional de toda a população com a qual a Vale estabelece relações, em nome de sua política de responsabilidade social”, disse.
E, pelo visto, vai ficar o dito pelo não dito.
essa criança nao sabe o que diz…..a estrada de ferro nao passa nem no municipio de bom jardim e sim as margens do rio pindare que é limitrofe do municipio, mais fica localizada dentro do municipio de alto alegre do pindaré. Pobre menina…….
Gilberto, essa prefeita é uma irresponsável e vem envergonhando os bomjardinenses. Nossa cidade tá vivendo um caos. Em relação a Vale, nosso municipio não é contemplado por a ferrovia não corta nosso território e portando não recebemos os beneficios que a Vale desenvolve em outros municipios. Essa menina é um louco, mas acho que a Vale deve acionar na justiça pra que prove suas afirmações…
Ênio Porto,
O errado nessa história toda é você que é leigo no assunto. A Vale assinou um termo de compensação ambiental no Projeto Carajás para beneficiar todos os 23 municípios que compreendem o projeto EFC e bom Jardim realmente não passa na cidade o trem mas é área de abrangência que fica a 150 km para direita e 150 km pra esquerda. Se informe antes de falar besteira e olha que os prefeitos todos estão se unindo para tomar providências contra esse descaso dessa empresa que só gera riqueza e deixa a pobreza pros maranhenses.