Já está pronta a estratégia de comunicação da Prefeitura de São Luís para tratar da demissão dos cerca de 7,5 mil serviços prestados indicados pelos vereadores.
Para não dizer que quebrou promessa de campanha – o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) garantiu no período eleitoral que não demitira nenhum servidor -, todos os exonerados serão taxados de “fantasmas”.
Se é fantasma, não aparecia para trabalhar. Se não aparecia para trabalhar, também não foi se recadastrar. E se não fez nem um, nem outro, não tem por que continuar na “mamata”.
Ganha-se o apoio da opinião pública. E a relação com a Câmara Municipal vai definitivamente para o espaço.
Mas se fosse você o prefeito, que atitude tomaria?
Em tempo: como SP não é servidor, em sentido estrito, pode-se usar o argumento de que, de fato, nenhum servidor foi exonerado. O que não muda o fato de pelo menos 7,5 mil irão para a rua.
(Estudantes fazem manifestação contra Roseana)
A visita da governadora Roseana Sarney e do seu pré-candidato Luís Fernando a Presidente Dutra foi marcada por uma manifestação de jovens estudantes do Centro de Ensino Deputado Remy Soares(CEDRS), a maior escola estadual da região, contra a falta de comprometimento da governadora com a cidade e o estado.
Com os rostos pintados, cartazes na mão, apitos na boca, nariz de palhaço e gritos de revolta como “o povo acordou” e “fora Rosengana”, os estudantes presidutrenses mostraram firmeza no propósito de mudança aclamado pelos maranhenses por todo o estado.
Do blog PK Nas Notícias
Gilberto e Inacreditável a incapacidade da prefeitura de São Luis você acredita que eles abriram os buracos da rua na avenida vale do piementa a rua em que moro que dá acesso a litorânea e largaram deixaram tudo como está?
Uma montanha de terra e não fizeram nada venha fazer umas fotos para você ver a falta de planejamento dessa atual gestão
[…]
só quando vc aprender a ser mais educado
E não tem nada de errado. Esses tais SP são a maior esculhambação do mundo. o TCE, e o judiciário já mandaram demitir esses fantasmas há muito tempo. Tá certo, prefeito. Tem de mudar o jeito de tratar o dinheiro público.
Bem, você perguntou o que eu faria.
Se eu tivesse sido eleito sem o apoio de qualquer trupe que viesse a por em risco a vida de minha família (primeiro lugar) e a minha (segundo lugar), instituía um alerta: seis meses para todos arrumarem emprego fora da administração ou estudar para o concurso.
Isso mesmo!! Faria concurso. Reduziria dos cargos em comissão, e grande parte destes seria destinado aos servidores efetivos (concurso ou estáveis), a outra parte seria para pessoas de minha confiança (logicamente gente capacitada). Complementaria a motivação dos servidores de carreira com funções gratificada aos que realmente fossem merecedores. Em depois de um ano e meio (um ano da mudança), se veria a diferença.
Contratação temporária é para serviços urgentes. A regra é o concurso. Com toda certeza receberia muita crítica dos que fossem sair, mas os servidores efetivos (da casa) e essa moçada toda à espera dos concursos iam gostar.
O problema é que um ano depois de tudo, ia começar a ser xingado pelos concursados, afinal, ninguém é unanimidade. É que o sindicato – já reforçado – ia querer sempre muito mais aumento, aumento, aumento. Afinal, todo mundo quer chegar ao salário dos Ministros do STF!
É a vida meu caro Gilberto!!
Muitíssimo grato pela colaboração.
Gilberto, fiquei com a estranha sensação de que a intenção de seu post é apenas mostrar que, com a medida, o prefeito vai “ganhar” a opinião pública, mas “perder” em relação à Câmara. Só vamos ficar aqui no raso, na (por mais que seja profunda) seara da comunicação, por um acaso? E a “coisa pública”, meu caro? Nenhum comentário, nenhuma análise? (até porque a comunicação vai gerar “movimentos” na dita coisa pública…). A atitude do prefeito deve se resumir apenas a um “ganhou aqui”, “perdeu ali”? Isso só me mostra o que tenho pensado anteriormente: enquanto tivermos política de partido, e não de Estado, estaremos perdidos…
Estes que forem dispensados podem fazer como nós, simples mortais que não conhecemos nenhum político: preparar currículo, comprar jornais, utilizar a net e procurar trabalho. Caso eles não tenham cacife para trabalhar na iniciativa privada, não podem e não devem estar no “serviço” público.
Será possível que esse povo só consiga trabalho se for na mamata?
O negócio é que esses arranjos de empregos são a garantia de reeleição desses bostas inúteis.
Certissimo Prefeito, primeiro porque esses SP’s sao uma afronta a Constituiçao, segundo porque é impossivel fazer uma boa administraçao com a carga da atual folha de pagamento da prefeitura, e sobre a insatisfaçao dos vereadores; estes que cuidem de suas funções que diz respeito tão somente ao legislativo municipal, pois que eu saiba, nenhum vereador é eleito pra ta arranjando cargo pra aliada….Parabens Prefeito!!!! FORA SP’s
Gilberto Lêda, é verdade que existem prestadores de serviço (sp) que só recebem? como assim??…isso é um absurso blogueiro, enquanto uns trabalham, outros ficam só em casa de perna pra cima e quando chega no final do mês ta lá o dinheiro na conta…lamentável. O prefeito têm que demitir sim esses sp’s fantasmas que provavelmente são indicados pelos vereadores em troca de favores na câmara.
é verdade. são os famosos fantasmas. normalmente cabos eleitorais de vereadores
Então o nobre blogueiro concorda que a demissão dos SP’s pode até não ser boa politicamente, mas é acertada no plano moral, jurídico e ético??
E mais, necessária neste momento, pondo fim às barganhas que ocorrem nos meandros do poder??
Exatamente…
Foi por isso que Castelo se ferrou, Gardeninha sua filha que ministrava a prefeitura, contratou tantos parentes e aderentes, que alguns mal sabem onde se localiza a prefeitura, mas todo mês o dinheiro caía na conta, nada mais que justo enxugar essa folha salarial exorbitante, que se não me engano beira quase 60 por cento do orçamento. Agora que ele faça um bom investimento dos mesmos
E o certo nao é só entrar no serviço publico atravez de concurso? Nesse caso o prefeito ta certo ou nao? Esses serviços prestados sao uma esculhambaçao, conheço pessoas q nunca foram nem la e recebem dos meus impostos,sera que tudo aqui no maranhao tem q ser errado e uma atitude certa é criticada. Eu sou funcionario privado e tenho q trabalhar e bem assim vou pra rua,equanto esses SP ficam em casa recebendo dos meus impostos.
Os comentários acima são pertinentes. Assim é bom. Pois bem, sou funconário efetivo (Semus Socorrão II) e tenho vários colegas que são SP´s que trabalham comigo e se algum for demitido venho aqui falar. Eu só gostaria que por parte do gov. do est. do Ma. fizesse um concurso para o setor de saúde, pois o que esse pessoal dessa secretaria faz de política com o dinheiro da saúde não está escrito.
Gilberto, entendo que vocês são de grupo político rival etc…
Mas você é um cara NOVO, inteligente, promissor, com certeza ESTUDIOSO, cursou faculdade pública mediante vestibular…etc…
Então Gilberto…pelo menos nesse assunto…quebre a barreira e o pragmatismo da política espúria do nosso Estado…e faça UMA REPORTAGEM ou um post…falando toda a verdade nua e crua….
FALE QUE:
1) Desde a Constituição Federal de 1988, ninguém pode entrar no serviço público a não ser por concurso…ou cargo em comissão (que é uma minoria)..
2) Fale dessa prática NOJENTA que assola Prefeituras e Governo do Estado faz tempo…que se chama SERVIÇOS PRESTADOS….que isso é ilegal, é imoral, ofende os princípios da moralidade, impessoalidade, eficiência, legalidade e publicidade estampados na CF/88;
3) Fale que dentre esses Serviços prestados têm os poucos que trabalham…e a esmagadora maioria que é FANTASMA, só recebem o dinheiro na conta…
4) etc… etc…etc… E QUE TODOS, POR LEI, DEVEM IR PARA RUA, QUE TANTO PREFEITOS QUANTO GOVERNADOR, TEM OBRIGAÇÃO de botar todos na Rua sob pena de estarem praticando IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
…
Por fim, fale, O PRINCIPAL….que o maior culpado disso tudo não Edivaldo Jr., nem Castelo, nem Tadeu nem os Sarneys…o maior culpado disso tudo se chama MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL….QUE TEM A OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL DE ACABAR COM TODA ESSA ALGAZARRA E NUNCA ACABOU…QUE DEVERIA TER ACIONADO TODOS OS GESTORES PARA ACABAR COM ESSA BANDIDAGEM E NUNCA DENUNCIOU!!!
Saudações.
òtimo!! disse tudo Fernando!!
Perfeito o comentário. Nem precisa adicionar mais nada.
E verdade que SP que só recebe, mas tem muitos efetivos que também só recebe, mas tem muitos SP, que trabalha,mais do que os efetivos, conheço uma pessoa que é efetivo que mora há vinte oito anos em Fortaleza, recebe os seus vencimentos todos meses do anos, vive á disposição do TCE. Com vai ficar ele também pode ser demitido.
Se o servidor está cedido para outro órgão não existe nenhum problema. Isso é legal. Se for demitido nessa situação vai entrar na Justiça e ganhar um bolada.
Conheço muitos SPs trabalhadores. Ouvia falar dos fantasmas, mas só em fevereiro passado conheci um. Ele foi lotado na escola em q trabalho, fez o tal recadastramento e sumiu! Oficialmente ainda é funcionário d lá mas não aparece há semanas. Antes disso ele passou um tempão lotado em outra escola mas não ia lá nem p assinar ponto.
E aí Gilberto, onde é a lotação da mmulher de Pereirinha e das filhas na prefeitura? Tira uma foto delas trabalhando.
Veremos…
Eita q o povo adora as filhas e a esposa de pereira ..credo estamos falando no geral..aii vem um e tem q tocar no nome delas.aff..eu quero saber se so tem ele PEREIRINHA como vereador n camara..aa por favor..fala serio…
Ta certo sim demitir os fantasmas e enquanto isso eu e varios colegas temos que bater o ponto no horario e ganhar a metade do salario? Pois com tanto sp fantasma a prefeitura alega que nao tem recurso para pagar, por exemplo, o adicional saude de muitos servidores!!!!! O prefeito tem sim que prosseguir com as demissoes e arrumar a casa!!!!!