O ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo Lula (PT), José Dirceu (PT), garantiu ontem (22), durante sua passagem por São Luís para tratar dos 10 anos dos governos Lula/Dilma e dos 32 anos do PT, que é inocente na Ação Penal nº 470, popularmente conhecida como “Mensalão”, e que o escândalo, na verdade, nunca existiu.
Segundo ele, tudo não passou de armação para tentar forçar um impeachment do ex-presidente e “para criminalizar o PT”.
“Não houve ‘Mensalão’. ‘Mensalão’ é uma invenção política para tentar o impeachment do Lula e para criminalizar o PT. Não houve compra de parlamentares. Não há dinheiro público, portanto não há peculato. Não houve nenhum dinheiro desviado. Todos os serviços foram prestados e nós vamos provar. E eu não chefiei, não participei. Tanto é que quebraram meu sigilo fiscal, telefônico e bancário, fizeram uma devassa na minha vida e nunca comprovaram a minha participação. Inclusive dizem que me condenaram se provas”, declarou, em entrevista coletiva antes do evento, realizado no Grand São Luís Hotel.
Para Dirceu, o périplo que ele tem feito pelo país defendendo-se das acusações pelas quais ele já foi até condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma luta (vejam só!) pelos direitos “de todos os brasileiros e brasileiras”. O petista acredita que foi condenado por pressão da imprensa, de setores políticos e clamor popular.
“Alguém só pode ser preso depois de transitado em julgado, a não ser que mude a Constituição, rasgue a Constituição. Eu não estou defendendo o meu direito só, e dos meus companheiros, eu estou defendendo o de todos os brasileiros e brasileiras, porque se pode se condenar por pressão externa, por pressão de setores da imprensa, por pressão de setores políticos, por clamor popular, então vai-se rasgar o direito e a Constituição”, comentou.
O ex-ministro também aproveitou para alfinetar o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), delator do “Mensalão”. De acordo com ele, o atual presidente nacional do PTB tem folha corrida, não biografia.
“Estou tranquilo, eu sei muito bem que eu sou inocente, por isso que eu viajo pelo Brasil de cabeça erguida. Tenho respaldo política porque eu tenho uma biografia, não tenho uma folha corrida, como o que me acusou. Eu tenho uma história, não posso ter virado chefe de quadrilha e corrupto do dia para a noite”, finalizou.
O Supremo Tribunal Federal publicou na segunda-feira (22) a íntegra do acórdão do julgamento do “Mensalão”. Hoje (23) começa a contar o prazo de dez dias para que os advogados dos réus apresentem recursos. Dirceu cogita recorrer até a tribunais internacionais.
Meu caro Gilberto!É,né?Então,porque os seus COMPANHEIROS do PT
e PMDB,grande MAIORIA na Câmara dos Deputados,CASSARAM-LHE
o mandato?Só muito ÓLEO de PEROBA na cara dessa gente.O pior é
que ainda temos os que acreditam nesse papo.É Lamentável.
É um fanfarrão
Caro Gilberto!Verdade,e a autoridade que recebe em
agenda oficial uma figura dessa?
Meu caro Gilberto!Cadê a FOTO dele ao lado da Governadora,ROSEANA
SARNEY,não vais postar?
Me manda aí
KKKKKKKKKKKKKKK, Posta a foto dos MIIGUXOS!!!!!!!!!!! Essa amizade rende conversa hein.
ESSA ERA A PIADA? AGORA CONTA OUTRA.
MANDA ESSE QUADRILHEIRO PARA BANGU I. OS AMIGOS DELE ESTAO LA AGUARDANDO.
BANDIDO CONDENADO FAZENDO GRAÇA.
Glberto, o cara foi processado, julgado e condenado e ainda posa de inocente? os culpados na certa foram, todos aqueles inclusive do Tribunal de Justiça? o mais me revolta é que Dirceu ainda está solto!!!!!! pq? ao me surpreenderá se isso não acontecer! é lamentável um condenado dizer que a matéria prima da sua condenação é invenção kkkkkkkk é ´ra rir.
Em partes não deixa de ser “verdade” pela falta de provas contra Dirceu e pelo suposto domínio do fato para o condenar…
kkk… pois é! que pena que ele não conseguiu provar isso no seu julgamento. É muito fácil alegar jogo político agora, e se fazer de “santo”. ¬¬
É pedro Alvares cabral também não descobriu o Brasil não Dirceu, fui eu quem o encontrei. Político é bicho mentiroso e boca dura, negam até a morte. Ele veio dizer isso no lugar certo, e ao lado de outra mentirosa, Rosengana.
Cabra sem vergonha esse Zé Dirceu eu só não vou falar que ele é cara de pau porque ele já mudou de cara tantas vezes que fica dificil adivinhar qual a cara que ele usa. Já parou pra pensar que aonde esse PT passou deixou um rastro de sujeira do tamanho do Brasil. Do tamanho do Brasil, não! maior que o Brasil, porque o chefe deles tem conta em paraíso fiscal, etc. aff! ainda tem gente que tem coragem de dar espaço pra essa gentalha….
É… parece que para o Zé Diceu é que nem chifre de corno. Incomoda, pesa, coça, arde..dói, mas não existe
Ah! Sobre os dinheiros utilizados no Mensalão, o Zé (e alguns cambonos) dizem que “não era dinheiro público”, logo não exitiu o peculato.
O curioso é que esse foi o primeiro item julgado, quando o STF estava completo, com 11 Ministros. A votação foi à unanimidade (11X0), que os recursos eram 100% públicos (foram sacados do Banco do Brasil).
Ressalta-se que, inclusive, os dois advogados do PT no STF (Lewandovski e Toffoli) acolheram os irrefutáveis argumentos que os dinheiros utilizados no Mensalão eram públicos.
Se Zé Dirceu escapar da cadeia (algo cada vez mais próximo), o STF pode baixar uma decisão-arrastão, mandando pra casa, ou pra rua, 100% dos presos nacionais. A Resolução teverá ter até a seguinte nomenclatura: Cadeia Zero
CONFESSO QUE NÃO SEI O QUE É MAIS VIL E INFAME, SE É VER UMA FALA DESSAS DE UM VERDADEIRO SAQUEADOR DO DINHEIRO PÚBLICO OU VER O NOSSSO GOVERNO ESTADUAL ABRAÇAR-LHE COMO UM VERDADEIRO ESTADISTA, PARA DESCUTIR COMBATE À CORRUPÇÃO É LAMENTÁVEL A FALTA DE CARATÉR DESSA COVÍL DE VÍBORAS. ZOMBAM DA NOSSA CAPACIDADE DE PENSAR. “O CIRCO ESTÁ ARMADO” MAS OS PALHAÇOS NÃO MOSTRAM A CARA.