Ouvi o superintendente da Polícia Federal numa entrevista, ele dizendo que tem dois ou três grupos de agiotas, eu acho que tem mais de 20
*Deputado Raimundo Cutrim (PSD), em discurso hoje (6), comentando a entrevista do superintendente da PF no Maranhão, delegado Cristiano Sampaio
Está CPI e natimorta, isso porque as razões que movem o seu propositor são primeiramente de cunho individual, pois o mesmo quer utilizar a CPI para confrontar seus antigos aliados, e tentar forçar um acordo político para salvar seu mandato no legislativo, algo impossível de acontecer, pois o momento da casa legislativa avaliar a conduta deste senhor ocorrerá não por vontade dos integrantes de nosso parlamento, mais em razão da pressão popular que já dá sinais de que se aproxima com a força de um Tsunami.
O propositor desta CPI sempre foi acostumado a utilizar o sistema de informações em proveito próprio, submetendo a seus caprichos agentes políticos das três esferas de poder, e desta forma direcionando atos praticados por esses agentes de acordo com sua vontade, a qual acha ser soberana e superior aos legítimos interesses públicos.
Só que a máscara caiu, principalmente com a questão do envolvimento do propositor neste escândalo que foi à questão da grilagem das terras rurais de nossa ilha.
O IPL, que hoje já é uma ação penal, demonstra de forma clara como princípios administrativos inerentes à pessoas que exercem função pública, são maculados de forma vil pelos indigitados na citada ação penal.
Não podemos fazer juízo de valor sobre a questão da morte do DECIO, já que por possuir prerrogativa de foro o propositor não foi sequer investigado, e visualizando a possibilidade de ser alvo de uma investigação, tenta de todas as formas através do poder político embaralhar o desenrolar legal dos fatos de acordo com a legalidade.
Por essa razão, os membros éticos de nosso parlamento não devem deixar passar a oportunidade de, através de uma CPI séria, extinguir de uma vez por toda ás viciadas práticas políticas existente em nosso estado.
Acabar com privilégios, oportunismo, troca-de-favores e outros vícios latentes, inaugurando após isso uma nova era na forma da condução política a ser feita por nossos representantes legais.
Por isso, uma nova CPI, com alcance bem maior que as razões contidas de origem espúrias na presente a qual foi proposta pelo ex-secretário de segurança, deve nascer das forças éticas de nossa assembleia estadual.
O campo de atuação seria a de investigar como pessoas que tem acesso a informação privilegiadas, utilizam estas como forma de alcançarem objetivos ilícitos, tais como: coação moral e psicológica de outros políticos, viciando a real vontade destes, e favorecendo o cometimento de diversas ilegalidades e crimes, e ai, incluem-se os derivados da organização criminosa que ceifou a vida do jornalista DECIO SÁ.
Até nisso, o propositor comete erros grosseiros, pois a sua proposta se refere a CPI DA AGIOTAGEM.
Muito mais conhecimento demonstra os representantes das Polícias Civil e Federal, bem como os dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que afirmam que a pratica de agiotagem é apenas um tipo penal considerado até de menor potencial ofensivo, segundo nossas leis.
Demonstram de forma clara que existem outros tipos penais associados, como corrupção ativa e passiva, peculato, formação de bando ou quadrilha, fraudes em processos licitatórios, falsificação de documentos e outros mais.
Até nisso o propositor da CPI DA AGIOTAGEM demonstra total desconhecimento.
Finalizando, acho que é hora de nossa sociedade organizada tomar às ruas e praças, exigir que os culpados por crimes de conotação política sejam exemplarmente punidos, pressionar tanto o judiciário, para que seja célere no trâmite dos processos que correm sobre esse tema, como o executivo, a fim deste rever práticas políticas nocivas a nossa sociedade, bem como o legislativo, que tem o dever moral de retirar de seus quadros os envolvidos neste infame escândalo que toma conta do Maranhão.
CUT, CGT, SINDICATOS DE TRABALHADORES, MOVIMENTOS ESTUDANTIS….
E HORA DE TOMARMOS PRAÇAS, RUAS, PONTES E MANIFESTARMOS DE FORMA CLARA E OBJETIVA QUE QUEREMOS MUDANÇA, E QUE OCORRA AGORA, E NÃO EM 2014, POIS OS MECANISMOS LEGAIS PARA EXTIPARMOS A ESCÓRIA POLÍTICA DA VIDA PÚBLICA DE NOSSO ESTADO ESTÃO A NOSSA DISPOSIÇÃO…..
CPI DA DIGNIDADE, DA LEGALIDADE E DA MORALIDADE…EXIJAMOS ISSO E FAZEMOS JUS A NOSSA TERRA, QUE POSSUI A DENOMINAÇÃO DE “ILHA REBELDE”.
Perguntar não ofende.O que fez o ex-Secretário de Segurança Pública
do MA,o hoje,Deputado,RAIMUNDO CUTRIM,para combater os grupos
de AGIOTAGEM no MA,já que o próprio Deputado afirma ser mais de 20 esses GRUPOS,e pelo visto,não é de hoje que operam?Será se o
ilustre Deputado,tem coragem de dizer que NÃO SABIA???