Do blog do Daniel Matos
A Fundação Municipal de Cultura (Func) cedeu às pressões de grupos folclóricos que haviam ficado de fora do São João organizado pela Prefeitura de São Luís e inseriu hoje mais brincadeiras na programação. As atrações se apresentarão nos arraiais da Praça Maria Aragão, Cohab e em outros 51 terreiros comunitários apoiados pelo Município.
Um dos grupos contemplados, após ter sido excluído da chamada pública, modalidade de seleção adotada este ano pela Func, foi o boi de matraca do Maiobão. Inicialmente, a fundação havia selecionado 225 atrações, entre as 435 que se inscreveram para se apresentar no São João com direito a cachê pago pela entidade.
Houve insatisfação generalizada entre as 210 brincadeiras descartadas. Alguns grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, quadrilha, cacuriá, entre outros, chegaram a entrar com recurso pedindo sua inclusão na programação, conforme previsto em edital. Diante da forte pressão, inclusive de segmentos da mídia, a Func foi obrigada a recuar. Assim, a lista passou a ter 234 brincadeiras, nove a mais que o número inicial.
No entanto, a quantidade de novas brincadeiras contratadas foi maior, devido à redistribuição de apresentações. Segundo informou ao blog a Assessoria de Comunicação da Func, algumas modalidades de brincadeiras não preencheram o número de vagas previsto em edital, permitindo que essas migrassem para outras manifestações.
Confira aqui a lista com todas as brincadeiras selecionadas, após a revisão.
Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão