O ocaso dos partidos políticos

Quando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse numa palestra em Brasília que o Brasil tem “partidos de mentirinha”, foi alvo de uma dura ofensiva de políticos – o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por exemplo, chegou a dizer que Barbosa era o motivo da crise entre o Judiciário e o Legislativo.

Manifestante segura bandeira do PSTU queimada em São Luís (Foto: De Jesus/O Estado)

Manifestante segura bandeira do PSTU queimada em São Luís (Foto: De Jesus/O Estado)

Pois bem. Vieram os protestos do movimento intitulado #vemprarua em todo o país e mostraram quem estava certo.

Em nenhuma das cidades onde ocorreram as manifestações foi aceita a participação de partidos políticos. Nem camisas, tampouco bandeiras. Quem ainda tentou desrespeitar o acordo tácito dos manifestantes foi duramente repreendido.

Em São Luís, foi o PSTU. O militante Luiz Noleto portava uma bandeia do partido. Ela foi arrancada por estudantes que estavam concentrados em frente à Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro, e depois queimada.

A postura do movimento #vemprarua contra partidos políticos é um sinal claro: os partidos políticos estão em declínio no país, porque são vistos pelo cidadão comum como defensores de interesses menores, particulares. A mobilização que tomou conta das ruas nas últimas duas semanas é bem maior do que a política partidária mesquinha, que foi, por isso, veementemente rechaçada.

partidosE os números de uma pesquisa Datafolha, divulgada na edição de ontem (19) do jornal Folha de S. Paulo, não deixam mentir. Perguntados sobre qual a avaliação que fazem dos partidos políticos, 79% dos entrevistados na grande São Paulo disseram que eles têm pouco ou nenhum prestígio. Apenas 16% acredita que as legendas têm muito prestígio.

Por isso, ou os partidos se reinventam e se reaproximam do cidadão, ou precisarão aceitar o ocaso a que estão condenados.

9 pensou em “O ocaso dos partidos políticos

  1. Meu caro Gilberto!Pois é,foram esses GRANDES PARTIDOS e OLIGARQUIAS
    que jogaram todos na vala comum,mas não é possível se GOVERNAR um País
    sem um PARTIDO POLÍTICO,como iremos VOTAR?Agora,a RENOVAÇÃO,o
    fim da REELEIÇÃO e um novo modelo de financiamento de CAMPANHAS deve
    ser debatido e tudo com a PARTICIPAÇÃO POPULAR.”Sem uma revolução e
    sem por fim a tudo que está aí é IMPOSSÍVEL,mudanças”.

  2. LEDA, QUAL É O TEU E-MAIL PARA EU TE MANDAR UM MATERIAL? E AÍ TU VÊ SE É INTERESSANTE PRA TRANSFORMAR EM MATÉRIA

  3. Assim como os partidos têm que pensar sua forma de agir, pois o recado foi dado pelas ruas, a IMPRENSA também recebeu o seu recado. Ou vc acha que a hostilidade sofrida pelos órgãos de imprensa em todo o brasil foram de graça? A imprensa tentou manipular mais uma vez no início dos protestos, só que quando as câmeras dos celulares e a internet não permitiu e a verdade veio à tona pipocando nas redes sociais, aí a imprensa teve que se render e mudou o enfoque que dava ao movimento. A mídia tem que se conscientizar que hoje sua credibilidade junto á população brasileira também tá no chão.

  4. LÉDA,
    Muito bom o texto. O que existe mesmo não partido politioco, na realidade existe é PERTILHAS POLITICAS POR CARGO. Veja o caso da prefeitura de São Luis/M a briga consiste em REPARTIR os cargos para os PARTIDOS que deram sustentação ao prefeito eleito, inclusive o PDT reevindica o seu QUINHÃO

  5. GIL 90% DESSES CARAS QUE PROTESTAM E SÓ MIGUÉ,A MAIORIA BEBE MUITO E FUMA CIGARRO E EU DUVIDO QUE ELES RECLAMEM DE PAGAR 6 AS VEZES 7 REAIS POR UMA CERVEJA,E 5 AS VEZES 6 REAIS POR UMA CARTEIRA DE CIGARRO.AGORA ELES VÃO PRAS RUAS RECLAMAR DE PASSAGEM QUE CUSTA MENOS DE 3 REAIS,SE NÃO CONCORDA COM O PREÇO E SÓ ANDAR DE BICICLETA. OS DONOS DE EMPRESA NÃO ESTÃO PEDINDO PRA NINGUEM USAR OS COLETIVOS. TUDO ISSO AI É SÓ POLITICA.

  6. ótimo texto. Expõe claramente a realidade e os sentimentos dos manifestantes populares. E olha que essa turma aí nem conhecem ninguém, por exemplo: Noleto (PSTU) é um militante da luta, da oposição socialista que sempre esteve nas trincheiras das reivindicações, então merece respeito. Mas os caras não sabem. Estavam alienados demais para participar.

Os comentários estão fechados.