Capela de São Pedro pronta

Informações de O Estado

Grupos de bumba boi se dirigem à capela para receber a benção de São Pedro

Há duas semanas, a Capela de São Pedro tinha sido notificada depois de uma vistoria feita pelo GAT, que constatou problemas na estrutura metálica da parte superior do templo, entre outras irregularidades. Uma empresa da área de engenharia contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) executou os reparos e o laudo técnico foi entregue pela Arquidiocese ao Corpo de Bombeiros.

A Capela é o ponto de chegada do andor depois da procissão marítima de São Pedro e recebe fiéis durante todo o dia. A procissão marítima está marcada para as 9h e a terrestre para as 16h30. O encerramento da programação junina será marcado por uma missa campal, que vai acontecer às 18h. As homenagens a São Pedro, padroeiro dos pescadores e do bumba meu boi, devem reunir centenas de pessoas. O ponto de partida é o encontro de grupos de bumba meu boi, que começam a chegar ao Largo de São Pedro, na Madre Deus, hoje à noite, e amanhecem no local. O encontro é uma tradição centenária que reúne bois dos sotaques de matraca, zabumba, costa de mão e baixada para agradecer pelas festas juninas e pedir proteção. Aproximadamente 30 grupos de bumba meu boi devem se encontrar para pedir proteção ao santo.

Procissão

Neste sábado (29), a partir das 9h, pescadores e fiéis começam a concentração no Porto do Jenipapeiro. Antes da procissão, a Capitania dos Portos do Maranhão irá inaugurar o Santuário de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, como forma de homenagem ao padroeiro. A partir das 10h30, os fiéis saem do Porto do Jenipapeiro, seguindo pela Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga e, por fim, chegando à rampa Campos Melo, no cais da Praia Grande.

A procissão terrestre ocorrerá às 16h30, saindo da Capela de São Pedro e seguindo pelas ruas do Centro, fazendo paradas na Igreja da Sé e Igreja Nossa Senhora do Carmo, retornando ao Largo de São Pedro, onde cerca de 3 mil romeiros participarão de uma missa campal prevista para as 19h. A celebração será presidida pelo bispo auxiliar de São Luís, dom José Carlos, com o auxílio dos párocos da Igreja São Pantaleão, padre Orlando Ramos, e padre Hélio de Jesus dos Anjos, da Igreja de São Pedro.

Fiscalização

Dezoito oficiais da Capitania dos Portos do Maranhão (CPM) farão a segurança da procissão marítima em quatro embarcações. A CPM garantirá a segurança dos tripulantes e fiscalizará o cumprimento de algumas recomendações como uso de coletes salva-vidas, a proibição de bebidas alcoólicas dentro das embarcações, proibição do uso de fogos de artifício e atenção ao excesso de passageiros.

Outras homenagens

Além de São Luís, os municípios de São José de Ribamar, Raposa, Barreirinhas e os povoados Quebra-pote e Porto Grande, na zona rural da capital, também prestarão homenagens a São Pedro.