Uma brincadeira de mau gosto o que a Prefeitura de São Luís fez ontem (23) com os moradores da Vila Apaco que ocuparam a Câmara Municipal exigindo serviços básicos na comunidade para que eles continuem a viver normalmente.
Para quem não lembra, a localidade foi devastada pelas chuvas no início do ano (veja acima a situação atual, retratada pelos próprios moradores). Desde então, os moradores lutam para conseguir reconstruir suas casas e restabelecer serviços.
Acontece que a Prefeitura tem demorado a cumprir o que já havia prometido e o resultado foi a medida tomada na terça-feira, de ocupar um prédio público, cujo estopim foi o fato de que nem mesmo caminhões com doações de material de construção e mantimentos conseguem passar pelas ruas esburacadas do bairro.
Ao invés de admitir a sua ineficiência para resolver o problema, no entanto, o que fez a Prefeitura de São Luís? Acertou quem disse que eles soltaram release à imprensa exaltando os feitos da administração municipal na Vila Apaco.
Veja bem. Não sou eu, não é você, caro leitor, quem está dizendo nada. São os próprios moradores, aqueles que sofrem todo dia na pele com a situação, que relatam o caos por que passam diariamente na comunidade.
E o que Prefeitura tem a dizer é que, “iniciou na última semana serviços de infraestrutura na Vila Apaco (Associação de Produtores Agrícolas da Cidade Operária). No local, já foram realizadas ações de revitalização da iluminação pública e instalação de novas luminárias, intensificação da limpeza de ruas com serviços de raspagem e remoção de material saturado”.
_________________Leia mais
A vida fora da “bolha” em que meteram Edivaldo Jr.
Ora, bolas! Se os tais serviços começaram na semana passada e os moradores resolveram protestar ontem é porque, ou não há serviço nenhum, ou o que existe está sendo mal feito e não contempla as reais necessidades da população local. Dizer qualquer coisa diferente disto é escamotear a verdade.
Mas para essa administração que aí está, tem sido duro encarar o fato de que as coisas não têm saído como o planejado e de que a população já não tem a paciência do início do ano. Então, melhor diminuir as reivindicações dos manifestantes, construir mais uma “bolha” e transformar a Vila Apaco numa Genebra. Pelo menos nos textos da assessoria.
Desaviso: para quem quiser conhecer a Vila Apaco de verdade (a Genebra da Prefeitura vocês já devem ter visto em algum jornal ou blog por aí), é só clicar aqui e dar uma navegada pela página que eles criaram no Facebook.
Essa semana fui levar meu sobrinho ao Hospital da Criança, após ter marcado uma consulta odontológica. Chegando lá fui informada de que os atendimentos estavam suspensos por falta de água. Um absurdo um hospital sofrer de falta de água. Imagina quem sai de sua casa longe, pegando ônibus, sem dinheiro, com uma criança pra consultar e chegando lá da viagem perdida… isso é revoltante! Cadê a prefeitura? Cadê a secretaria de saúde? Cadê a diferença da nova gestão em relação a antiga do Caostelo? O caos continua o mesmo, só mudou o nome do responsável.
É impressionante a quantidade de invasões que existem em São Luís!
estamos cansados desse blabláblá da midia municipal, desses twiteiros venais, desses radialistas […], que só dizem que temos que esperar e esperar, ter paciência e etc etc. Já se foram 6 meses e até agora nada. Parece que vivemos com um eterno lençol curto, onde cobre embaixo e descobre em cima. Tapa buraco daqui, vai pra outra localidade, depois tem que voltar pq o buraco anterior já voltou e muito maior. A suspensão do meu carro está toda quebrada e qual a vontade de mandar consertar? nenhuma. Nas eleições a oposição reclamava do salário de castelo e aí? O novo prefeito pediu diminuição? que nada! Falavam da herança maldita, mas lendo só vejo projetos antes mostrados ela gestão anterior. E na saúde? nada mudou. Temos um estrela que usa o socorrão como trampolim. E na educação? kd o leite pros estudantes? e o bilhete único? o trânsito um lixo. A cidade um lixo, um caos, mas no twitter e no facebook vivemos num verdadeiros país das maravilhas. ô povo da prefeitura, nem todos têm facebook e os que têm já estão de saco cheio.
Quero aqui só relatar que a Apaco (Associação de Produtores Agrícolas da Cidade Operária) não é a Vila Apaco. A Vila Apaco é um terreno que foi invadido por pessoas diversas, onde no local realmente não tem estrutura alguma pra moradia, sem condições básicas de iluminação e nem saneamento.
A presidente da Apaco é uma senhora de nome Raimunda, que inclusive é frequentadora de uma igreja que fica ao lado da própria Associação dos moradores da Apaco, na Avenida das Acerolas, Q: 2, Lote: 3. Estou informando pq já ví a própria imprensa informando que o presidente da Associação dos moradores da Apaco, seria um elemento que está coordenando o movimento em busca de arrecadações para os moradores do terreno. Nada contra em relação a ajudar as pessoas, mas estou apenas esclarecendo as coisas como de fato o são.
A presidente da Associação da Apaco foi eleita pelos moradores da Apaco em Assembléia, reconhecido em cartório e registrado em Ata, e inclusive divulgado na própria imprensa.
Informação esta correta.