A Prefeitura de Timon divulgou hoje (31) nota oficial na qual informa que o prefeito Luciano Leitoa (PSB) precisará demitir servidores “nos próximos dias”. O comunicado justifica a medida como forma de manter a máquina funcionando e garantir recursos para investimentos.
“Nos próximos dias serão efetuados cortes no custeio da Prefeitura, reduzindo secretarias e as despesas com funcionalismo, com o objetivo de ampliar a capacidade de investimento do Município”, a nota.
No comunicado, não está clara quantidade de demissões, mas fontes do blog na cidade afirmam que pode chegar a 1 mil o número de funcionários mandados para a rua.
Veja abaixo o posicionamento oficial da Prefeitura de Timon sobre o caso:
A Prefeitura de Timon tem o compromisso de manter a austeridade nas finanças públicas e de cumprir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, com vistas a transparência e a responsabilidade na administração.
O orçamento municipal é complexo e flutua mensalmente com as frustrações de receita, ocasionada pelas constantes quedas nos recursos repassados pelo Tesouro Nacional.
No comparativo das receitas de maio a junho de 2013 a queda foi de 13%. Quando consideramos as receitas próprias da Prefeitura e as transferências constitucionais de janeiro a junho deste ano, o crescimento foi de 0,28%%. No entanto, quando analisamos junho de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, a queda nas receitas foi na ordem de 14%.
A Prefeitura de Timon herdou uma dívida com a Previdência Social em torno de 39 milhões de reais e com o Instituto de Previdência do Município – IPMT, de cerca de 53 milhões, todas negociadas e em processo de pagamento na proporção de uma parcela atrasada de gestões anteriores e uma atual. Com fornecedores e prestadores de serviços a dívida registrada no balanço de 2012 é de mais de 34 milhões, também em processo de pagamento. Somente com folhas de pagamento atrasadas, deixadas pela administração anterior, referente ao exercício de 2012, a Prefeitura já pagou este ano a quantia de R$ 9.100.137,97, elevando a despesa com pessoal ao limite máximo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Diante desta situação, nos próximos dias serão efetuados cortes no custeio da Prefeitura, reduzindo secretarias e as despesas com funcionalismo, com o objetivo de ampliar a capacidade de investimento do Município, especialmente nas áreas de pavimentação de ruas e avenidas, urbanização de praças, construção de escolas, creches e quadras esportivas, iluminação pública, sinalização do trânsito e, em especial, no setor de saúde com vista a melhorar cada vez mais o atendimento à população.
Heranças malditas que estão sendo geradas em nosso Estado, a nível municipal e estadual, em todas as esferas de Poder: inchamento da máquina em detrimento da prestação de um serviço público universal e de qualidade.
Administrar é uma tarefa muito difícil, principalmente quando se trata da coisa pública.
A decisão do respeitável Prefeito causa na sociedade um impacto muito forte. Mas se esta não atingir os objetivos, como ficará a imagem?
Sou servidor efetivo e já discordei da forma de administrar na gestão anterior e atual.
Digo, não adianta capinar as ruas e não concluir o meio-fio por onde as águas passam irrigando o capim que rebrota cada vez mais forte.
Senhor Prefeito desde a administração anterior afirmo que o trabalho deve ser iniciado pelas principais avenidas, com limpeza, recuperação e conservação.
Próximo à Secretaria do Meio Ambiente por falta de conservação a rua ficou interditada, multiplicando o valor do serviço, quando no início necessitava de 3 latas de areia grossa e 1 de cimento. Gostaria que divulgassem quanto foi o custo do serviço mencionado. Como alternativa afirmo ser necessário uma equipe de manutenção e conservação das vias públicas, a mencionada equipe ficaria sob aviso pela comunidade através de mensagens com foto via internet.
Outra forma de economizar é seguir a Lei 8.112/91, Art. 60. “Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento.” Quanto seria economizado em aluguel de veículos e motoristas?
O mercado central é um imóvel construído no centro da cidade, sem uso adequado, como sugestão seria construído um centro administrativo com 04 andares, só a economia com vigia pagava parte do financiamento.
etc.
Francisco Aristodenes
se admistra vendo e resolvendo as principais nessecidade de um povo ou pessoas principalmente os mais carentes.Faça o melhor de se e recebera de volta a reconpensa em doubro.