Há alguns fatos a esclarecer sobre o presidente municipal do PCdoB de São Luís e secretário de Comunicação da capital, Marcio Jerry, e sua suposta participação no ato de ocupação da Câmara Municipal, ocorrido no final do mês de julho.
Não parece correto afirmar, pelo menos à luz dos dados que se tem à mão, que o comunista tenha estimulado a invasão. Mas também não convence a tese do secretário de que não teve “conhecimento prévio” da ação, como disse ele em nota oficial.
“Venho respeitosamente […] reafirmar que jamais, em momento algum, estimulei, coordenei ou tomei conhecimento prévio da ocupação do prédio da Câmara Municipal de São Luís, como especulado por alguns”, explica o comunicado.
Ocorre que, se não há provas de que Jerry tenha ajudado os manifestantes, há pelo menos um indício de que ele sabia, sim, da ocupação. E isso dito por um dos líderes da manifestação, Diego Brasil, em entrevista gravada concedida ao jornalista Mário Carvalho, da Rádio Mirante AM.
No áudio acima, ele é claro ao informar que, um dia antes da ocupação – que ocorreu no dia 23 de julho, uma terça-feira – entrou em contato com o secretário para tratar do assunto e diz até que Jerry pediu para que o manifestantes não fizessem o que fizeram.
Portanto, o comunista pode até defender-se alegando não haver patrocinado a ação. Mas jamais poderia ter dito não saber dela antes do ocorrido.
JERRY É PERIGOSO, É ESTRATEGISTA! TEM VOCAÇÃO TERRORISTA … ABRE O OLHO HOLANDAS