Agentes da oposição ligados ao presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), passaram o dia de ontem (18) reclamando do titular deste blog porque se afirmou aqui que o comunista havia caído seis pontos percentuais entre abril e agosto, segundo o instituto Amostragem.
Levantaram-se, basicamente, contra o fato de que a pesquisa do início do ano apresentava um cenário polarizado entre Luís Fernando (PMDB) e o candidato oposicionista e que, agora, há três candidatos (reveja aqui e aqui).
Faz sentido.
O que não faz sentido é tamanha gritaria de quem tem um candidato em vias de vencer uma eleição no primeiro turno.
Em primeiro lugar porque, se a comparação é feita com esses números, isso se deve ao fato de que foi o próprio Amostragem quem, em abril, decidiu levantar a intenção de votos apenas dos dois. Ninguém inventou dado nenhum.
Depois, é sem sentido a gritaria porque a avaliação deste blog sobre os números – salvo melhor juízo – não altera em nada o cenário real da disputa. E a realidade mostra que, apesar de ainda com boa dianteira, Flávio Dino está em queda.
Agora, o que deveria incomodar de verdade quem defende que as pesquisas sejam feitas de modo a retratar a realidade da disputa eleitoral era o fato de que, tanto em abril, quanto em agosto, o instituto Amostragem deixou de incluir nos seus questionários nomes sabidamente em pré-campanha para o Governo do Estado.
No primeiro caso, deixaram a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) e o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PDT), de fora. No segundo, o pedetista foi novamente “esquecido”. Sem os dois (ou um deles) na pesquisa, é óbvios que os números de Dino acabam melhorando.
A quem questiona o ponto de vista dos que analisam os números, portanto, seria mais coerente criticar também os métodos de apontamento dos institutos de pesquisa.
Mas coerência nunca foi o forte dessa turma mesmo…
Quanto que Sarney tá te pagando?
vc não faz ideia…
Isso já é o desespero batendo Gilberto, pode deixar o chororó ainda vai ser grande…..mimimimimimmimi.
PAPADA DE PORCO LADEIRA ABAIXO….
Quem diz que vocês estão errados não somos nós, mas o país inteiro !
Quem diz que vocês governam errado, não somos nós, mas os números do IBGE, da Fundação G. Vargas, da FIERJ, enfim, qualquer um que estude os números da educação, da saúde, da miséria neste país … São números que revelam quem realmente faz um jornalismo de dois pesos e duas medidas.
Eita que se a Elisiane fecha com RR vai embolar todo esse meio de campo.
O problema é que o Hilton ta chegando aos poucos e ta começando a incomodar então eles preferem fingir que esqueceram, mas tem tempo ainda, o Hilton ta desde cedo viajando, conhecendo procurando o povo já o nome dos outros só se vê em escândalos políticos.
Olhe o que li no Garrone : […]
Prefeito abra seu olho. procure ver essas assessoras que o senhor tem. presta atenção nessa Silvana, ela exonera as pessoas a bel prazer. ela tem que exonerar é tua prima lá da secretaria de turismo e teu cunhado noivinho da Rayssa e pedir exoneração também. Pronto, falei