Maranhão mira 25% dos amazonenses que fazem turismo no Nordeste

O encontro RoadShow Maranhão teve objetivo de fortalecer contato entre agentes de turismo de Manaus e o trade do Estado nordestino

O encontro RoadShow Maranhão teve objetivo de fortalecer contato entre agentes de turismo de Manaus e o trade do Estado nordestino (Divulgação)

O setor turístico do Maranhão voltou seus olhos para a região norte, e já mira abocanhar entre 25% a 30% dos turistas amazonenses que buscam o nordeste brasileiro como destino para férias. Para atingir essa meta, foi realizado em Manaus, nesta quarta-feira (28), o Roadshow Maranhão, evento que reuniu agentes de turismo locais para divulgar as potencialidades turísticas do Estado nordestino.

Representantes de 80 agências de viagens de Manaus receberam uma capacitação para otimizar a venda dos destinos turísticos do Maranhão. O encontrou foi promovido pela Secretaria do Estado de Turismo do Maranhão (Setur-MA), pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (Abih-MA) e pela empresa Flytour.

De acordo com a superintendente de promoção Setur-MA, Renata Costa, o encontro serviu para fortalecer o contato dos agentes amazonenses com o trade maranhense, o que deve facilitar a venda dos destinos maranhenses para turistas locais. “É importante que eles estejam a par de tudo o que oferecemos no Maranhão, porque serão eles os responsáveis por levar os turistas daqui para lá”, explicou.

A superintendente comentou que o Maranhão hoje recebe muitos turistas da região Norte do Brasil, mas a maioria é oriunda do Pará. “Queremos que o amazonense também pense no Maranhão na hora de planejar suas férias. Esperamos abocanhar entre 25% a 30% dos turistas interessados em visitar o nordeste, e o RoadShow tem uma importância muito grande nesta estratégia”, disse.

Ela salientou que o evento, quando foi realizado em cidades do Sul do país, ajudou a aumentar entre 15% a 25% o número de turistas no Maranhão oriundos destas localidades. As particularidades do Estado foram destacadas no treinamento, como as praias e belezas naturais (Lençóis Maranhenses), a cultura e a gastronomia maranhense, e o turismo de aventuras com escalada, rapel, trilhas e banhos de cachoeira (Parque Chapada das Mesas).

 Hotelaria –Durante o evento, os agentes de viagem também puderam conhecer dez hotéis maranhenses: oito deles de São Luís e os outros dois no município de Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses). O vice-presidente da Abih-MA, Armando Ferreira, presente no evento, lembrou que a rede hoteleira do Maranhão tem crescido ano a ano e conta com 11 mil leitos.

“No Maranhão temos hotéis para todos os gostos e classes sociais. Desde grandes redes internacionais a pousadas instaladas no centro histórico de São Luís. Estamos prontos para receber a demanda amazonense que deve crescer bastante nos próximos anos”, projetou Ferreira. Ele lembrou que nos últimos anos o trade turístico maranhense busca estratégias para conquistar o público dos Estados da região Norte.

O diretor da Flytour, Adriano Brito, também concorda que no Amazonas existe uma demanda reprimida para o turismo maranhense. “Temos atrativos no Maranhão que agradam ao público daqui. Estamos empenhados em vender nossos destinos e entrar de vez na rota dos amazonenses”, afirmou.

A agente de viagem Jomara Pires aprovou a realização doRoadShow. Ela é maranhense, mas trabalha em Manaus. “Maranhão é um Estado lindo, e cheio de atrativos. Hoje o amazonense ainda prefere outros destinos para as férias, mas tudo isso que foi apresentado no RoadShow é a prova de que os maranhenses estão preparados para receber os turistas daqui”.

acritica.com

 *Com informações do RoadShow Maranhão