Quase cinco toneladas de lixo foram recolhidas das praias de São Luís neste sábado, 21, na campanha mundialmente conhecida como Clean Up the World – o Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas.
Foram recolhidos 1,27 ton de resíduos recicláveis e 3,5 ton de material não reciclável. Os resíduos não recicláveis, recolhidos pela empresa de limpeza urbana da capital, deverão ser encaminhados ao Aterro da Ribeira. Já os recicláveis, após selecionados, serão encaminhados aos pontos de coleta do projeto EcoCemar, uma iniciativa empreendida pela Cemar. Todo o volume de recicláveis recolhido será revertido em bonificação na conta de energia da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (Acib), que realiza ações de preservação ambiental naquela área.
“Trata-se de campanha da qual o Governo do Maranhão participa com entusiasmo. Com essa iniciativa, que já é parte do programa de Educação Ambiental da Sema, desejamos estimular atitudes sustentáveis de respeito à natureza, chamando a atenção de todos para a responsabilidade na geração e destinação dos resíduos depositados na orla marítima e para as particularidades do ecossistema ali abrigado”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes.
Mobilização ampla – Idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Clean Up foi organizado em São Luís pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA. A ação integra o programa de educação ambiental do órgão, tendo o objetivo de conscientização da sociedade para a importância de redução do volume de lixo hoje depositado na orla da capital.
Cerca de cinco mil pessoas participaram das atividades somente em São Luís, superando a mobilização de 2012, que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas. Outra novidade deste ano foi a realização de atividades em quatro pontos da cidade: nas APA’s [Área de Proteção Ambiental] do Itapiracó e da Lagoa da Jansen, Praia da Guia e na Avenida Litorânea.
Neste ano, as ações do Clean Up alcançaram outros municípios: Barreirinhas (Povoado Canto dos Lençóis), Icatu, Colinas e Paço do Lumiar, onde foi organizado por instituições locais, voltando-se também à limpeza de margens e nascentes de rios nessas localidades.
“O Clean Up este ano ganhou uma nova dimensão, mobilizando um número maior de voluntários e novos municípios. Sem dúvida, esse crescimento reforça o viés educativo da ação, chamando atenção da sociedade para a necessidade de cuidarmos melhor das nossas praias e rios”, frisa Victor Mendes.
[…]
Quem trabalha sério e com honestidade nunca perde
Pergunto pra tu botarão a governadora e o prefeito no lixo?
Realmente vi esse pessol inocente coletando lixo sem nenhuma proteção adequada, passaram próximo ao Kitaro onde tem uma vale que desagua esgoto in natura das casas e dos prédios comércias, vou te dizer são muitos corajoso.
Outro local onde tem outro foco de esgoto na lagoa fica em frente ao Zig Bar.
A limpeza q estão fazendo na lagoa é ótima, mas é só na parte externa, não estão fazendo nada para evitar q haja despejo de esgoto in natura.
Para vcs terem uma idéia o próprio pessoal da Caema recomenar o comércio ligarem a caixa de esgoto com a caixa de água pluvial, pois dizem q a estação de bombeamento da lagoa(tem duas) normalmente estão com problemas, logo se não bombea a caixa de esgoto enche e desagua na caixa de água pluvial e a merda vai direto para a lagoa.
Peço q façam inspeções em algumas dessas caixas e vcs congirmarão p q estou dizendo.