“Nunca fiz mal a ninguém, sempre perdoei os inimigos”, diz José Sarney

Pedi ao Astro de Ogum que me providenciasse um pé de pinhão roxo para guardar o meu jardim de “maus olhados” e “olhos excomungados”. Pois não é que depois de trinta dias de hospitalização e momentos de forte tensão e apreensão, ao voltar a casa, perco o equilíbrio — eu que sempre fui equilibrado — e levo um tombo que até hoje me deixa sequelas e desconforto na coluna.

(Foto: Sérgio Lima/Folhapress)

(Foto: Sérgio Lima/Folhapress)

Agora, volto aos meus leitores de domingo. Primeiro com gratidão e agradecimento pelas manifestações de amizade, orações, telefonemas, telegramas e e-mails que recebi de todos os recantos do país, principalmente do Maranhão, onde não me faltaram carinho e solidariedade.

Só nos momentos difíceis podemos avaliar em sua exata dimensão o valor da solidariedade, o quanto conforta, alenta, ajuda o querer-bem dos amigos e o reconhecimento das pessoas. O que temos de melhor para viver é o gosto da amizade, da convivência e do amor.

Moreira Franco, meu amigo e Ministro da Secretaria de Aviação Civil, ficou preocupado e me advertiu que não descuidasse dos espíritos invejosos e maléficos que nos perseguem. Assim, mandou-me um “kit contra as artes de exu”, que incluía banhos de folha, defumadores e sabonetes de arruda, para que eu os usasse logo, evitando novas investidas dos “caboclos”.

Mas, católico e protegido desde o nascimento pelas rezas de minha mãe, acredito que as missas de que de todos os estados recebi notícias e o nosso São José do Ribamar estão atentos e vigilantes com sua graça e a benção de Deus.

Assim, quero agradecer a todos que me têm acompanhado pela solidariedade das mensagens e pela ajuda de estar do meu lado. Deus lhes pague.

Como nunca fiz mal a ninguém, sempre preguei a concórdia, perdoei os meus inimigos, guardei a minha fé, não tenho somente o sentimento de que a gratidão é uma arma que faz ter mais amor pelos amigos e mais bem-querer por aqueles que me têm sustentado nas horas boas e nas horas difíceis, dando-me a força de sempre agradecer, ser escravo dos que me guardam na amizade e na convivência.

Quando eu era Governador do Maranhão, um místico de Colinas, o Beatinho da Mãe de Deus, me escrevia contando suas histórias pelo sertão. Passava muitas dificuldades e perseguições, mas para todas, invariavelmente, tinha uma palavra final:

— Deus quer, Deus quis, Deus seja abençoado!

É esta a frase que repito agora, num destes momentos difíceis que fazem parte da vida da gente e que todos temos de passar, sempre com o amor de Deus na mente e O louvando por suas graças.

23 pensou em ““Nunca fiz mal a ninguém, sempre perdoei os inimigos”, diz José Sarney

  1. Nunca fez mal a ninguém??? Só fez mal à população do Maranhão. Temos que amaldiçoar esses pais de santos que fazem suas feitiçarias para proteger esse senhor aí.

  2. sempre foi seu admirador como artista sinto me feliz em ser teu amigo de um grande poeta e politico tenho certeza que o brasil muito lhe deve e as pessoas que muito aprenderam com senhor tanbem acredito que lhe sao gratas ja lhe homenagiei por duas vezes com minha arte uma em 2000 com a exposiçao guerreiros no palacete gentil bragra e outra no museu historico e artistico do maranhao inclusive a peça foi doada ao museu nao sei que fim a levou com o titulo arco de guerra representando o grande guerreiro que es sou mineiro amo o maranhao um dia gostaria de fazer um,a fdoto com sua pessoa quem sabe nao faz um comentario sobre minha arte aqui no maranhao gostaria muito de conhecer sua pessoa pessoalmente eu ja passei por grandes dificuldades em minha vida um dia pensei que deixaria este plano por meu coraçao ter passado por um momento muito dificil tendo meus filhos todos contra min querendo quye fosse embora com influencias da mae mas pedi a DEUS que me desse sabedoria hoje tento ganhar a comfiança dos filhos estou lhe falado isto porque DEUS e maior agradeço sempre por eu ter superado minhas dificudades entao lhe digo DEUS e moior que tudo e eu desejo que a força divina esteja sempre com o senhor lhe protegendo

  3. Olha ai Presidente Sarney,uma oracao de Sao Jose contra a inveja:

    Oh! São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Virgem Maria, rogai por nós e por todo o mau olhado neste dia, ou nesta noite. Amém!

    Oração contra o olho gordo: Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José, escolhido por vós para ser o Vosso representante na terra, tende misericórdia de nós e das pessoas que tem olho gordo.
    Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

    Eterno Filho, pelo amor que tens a São José, vosso guarda fidelíssimo, tende misericórdia de nós e das pessoas que tem olho gordo.
    Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

    Eterno Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José, zelosíssimo guarda da Santíssima Virgem Maria, Vossa amada Esposa, tende misericórdia de nós e das pessoas que tem olho gordo.
    Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

    • Mauroc não seja tão ingrato caso sejas formado foi graças a ação do sen. Sarney, quando a Universidade foi criada ele era governador e graças a ele temos muitas outras boas ações.

  4. Meu caro Gilberto ! E o BITA de BARÃO,o senador SARNEY nem tocou,né?De
    toda forma,agradecemos a DEUS por sua recuperação e estamos aguardando
    o seu documentário na TV SENADO em outubro.

  5. É Sarney sua cara de é tao grande q vou lhe comprar um oleo de peroba. Voce disse que sempre perdou seus adversarios que o diiga o valecido Jakson que foi o politico mais perseguido e injustiçado desse Brasil…

  6. Força, Senador! Fico intrigado quando as pessoas creditam todos os problemas do Maranhão ao Senador Sarney, ele foi governador uma única vez e os outros que também comandaram esse Estados?( alguns hj são oposição é tem um plano mágico para mudar o Maranhão), e os prefeitos dos diversos municípios que recebem inúmeras verbas federais e não fazem nada? Assim é fácil responsabilizar os outros por suas incompetências ou espertezas.

  7. Ele é uma excelente pessoa, para amigos, parentes e babões, como alguns ai acima. Toda vez que adoece, alguém do meio político morre… Sei não, mas quem recebe em sua casa esse tal Bita do Barão, que recebeu comenda enquanto o senhor José era presidente, não merece o mínimo respeito! Só pra lembrar que esse tal Bita trabalha com a tida “linha negra”, que trata somente de maldades e malfeitorias no candomblé… Pq será q a sua família tem viado, doentes e tantos ladrões? Pq será q as brigas entre Rosica e Zequinha são tão baixas e descontroladas? Caro José, aqui se faz, aqui se paga…

  8. Sarney fez um grande mal ao Jackson Lago,que esta morto.
    Um dia a justiça divina vai reparar esse grande mal ao nosso querido Jackson

  9. Sarney se vc quiser ir mesmo para o céu, de tudo que conseguiste sem nenhum esforço aos pobres do Maranhão, e terás a tua salvação…

  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quem não conhece que compre!

  11. Venho há muito observando as críticas injustas contra o Senador Sarney e analisando bem, sempre partem de pessoas de baixa cultura ou adversário político desonestos.

  12. RAPAZ ESSE PESSOAL QUE JULGA SARNEY FALAM COMO SE OS SEUS OPOSITORES FOSSE MELHOR DO QUE ELE!

    FALTA PELO MENOS COERENCIA DESSAS PESSOAS AO FALAR DE SARNEY PORQUE O QUE VEJO AQUI SÃO CRITICAS DE CUNHO PESSOAL, EMOCIONAL, NÃO HÁ NADA FUNDAMENTADO. SÃO PESSOAS QUE DESCONHECEM A HISTÓRIA POLITICA DO ESTADO, CONDENADOS AO OLHAR DE CABESTRO…….

Os comentários estão fechados.