PMDB pressiona aliados a formar chapa para a disputa pela AL em 2014

remiA Comissão Executiva Estadual do PMDB decidiu ontem (30), por unanimidade, aprovar a edição de uma resolução partidária que promete mexer o tabuleiro político maranhense: o partido decidiu que na eleição para deputados federais em 2014 só oficializará coligação com quem esteja coligados, também, na chapa para as eleições de deputados estaduais. O objetivo da medida é garantir que o PMDB não seja isolado na costura do palanque de aliados no ano que vem.

Segundo Remi Ribeiro, vice-presidente da Comissão Executiva Estadual, a decisão foi unânime e é irrevogável. O partido já começou a comunicar os filiados do teor da resolução.

“Essa é uma resolução da Comissão Executiva Estadual que já foi aprovada e será comunicada aos filiados. Essa era uma questão que precisava ser definida. Foi uma decisão tomada e que precisa ser levada até a ponta”, destacou.

Ainda de acordo com o líder, a intenção do PMDB é evitar desavenças no ano eleitoral. “Como essa questão é para o ano que vem, o que estamos fazendo agora é dar um aviso aos navegantes”, destacou.

A decisão peemedebista foi tomadas depois de duas semanas de intensas articulações de bastidores. O Diretório Estadual percebeu um movimento de esvaziamento da legenda – alguns deputados tentaram deixar o partido e foram impedidos por força de decisão nacional – e voltou a agir pela segunda vez só em setembro, dando sinais de que não tolerará que aliados formem alianças que enfraqueçam o PMDB.

Além do princípio de debandada, o partido percebeu que muitas das siglas que compõem o bloco governista no estado estão se organizando de forma a evitar coligação com os peemdebista. Na lógica dos governistas, esse “casamento” favoreceria apenas aos deputados do PMDB, que já entram na disputa com densidade eleitoral elevada e têm mais chances de garantir a reeleição.

Com a medida, a sigla pressiona aliados a formar coligação também na disputa para deputado estadual, mas corre o risco de acabar saindo com menos apoio do que poderia.

É aguardar e conferir…

3 pensou em “PMDB pressiona aliados a formar chapa para a disputa pela AL em 2014

Os comentários estão fechados.