Rebelião em Pedrinhas foi iniciada pelo Bonde dos 40; SLZ teve oito ônibus queimados

(Fotos: Douglas Júnior/O Estado)

(Fotos: Douglas Júnior/O Estado)

O repórter Thiago Bastos, de O Estado, conversou ontem (9) com um dos integrantes do Bonde dos 40 – uma das facções criminosas que comandam o tráfico de drogas em São Luís -, que relatou, por telefone, o motivo do motim que terminou com 13 mortos e 26 feridos no Centro de Detenção (veja post abaixo).

Segundo o detento, a rebelião ocorreu devido ao episódio registrado no dia 1º de outubro deste ano, quando três presos foram mortos na Penitenciária de Pedrinhas, após a transferência de 35 presos da Central de Custódia de Presos de Justiça, do Anil. Os mortos seriam integrantes do Bonde dos 40, que teriam sido executados, na ocasião, por integrantes do grupo rival Primeiro Comando do Maranhão (PCM). “Nós não podíamos deixar batido o que fizeram com nossos irmãos. Precisávamos fazer alguma coisa para vingar a morte dos nossos irmãos”, disse o detento.

Perguntado se a razão da rebelião teve a ver com a descoberta de um túnel na Cadet, o preso negou. “Não tem nada a ver com túnel. Fizemos isso aqui hoje [ontem] porque os caras do PCM são nossos inimigos e tínhamos de matar eles”, disse.

onibus

(Foto: Reprodução/TV Mirante)

Ao mesmo tempo em que estourava a rebelião em Pedrinhas, membros do mesmo Bonde dos 40 faziam terror pela cidade. Pelo menos oito ônibus, em oito bairros diferentes, foram incendiados pela gangue.

Houve registros na Cohab, no Cohatrac, Monte Castelo, Maracanã, Vila Janaína, Cidade Olímpica, Rio do Meio e São Raimundo.

(Foto: Douglas Jr./O Estado)

(Foto: Douglas Jr./O Estado)

17 pensou em “Rebelião em Pedrinhas foi iniciada pelo Bonde dos 40; SLZ teve oito ônibus queimados

  1. Ê meu amigo, a bandidagem já tomou conta dessa cidade a muito tempo, só o governo em seu mundo de fantasias é que não percebeu.

  2. Prezado Gilberto, isso tudo já é do conhecimento da população afinal presenciamos isso diariamente, o que nos perguntamos sem obter nenhuma resposta, é oque o governo de sua governadora Roseana Sarney vai fazer para contornar esta situação? Quais as medidas e estratégias adotadas para solucionar esse carma? Bem, certamente isso não abala nenhum pouquinho a oligarquia pois, eles não ligam para a violência, que para eles não existe, afinal vivem cercados de seguranças em suas mansões. Eles deveriam ter a humildade de pelo menos se pronunciarem sobre a situação e não fingirem que o problema não existe. Não temos segurança pública, o efetivo da PM é insignificante e despreparado, a polícia civil sem nenhum suporte, mas até agora não vimos sequer a presença da governadora e do secretário de segurança pública em nenhuma ação para combater a violência.

  3. Meu Caro Gilberto,
    Infelizmente nosso Maranhão vai muito mal na administração da Segurança Pública.
    Os bandidos estão mandando e desmandando e tomando conta de tudo.
    O sistema carcerário simplesmente não existe.
    Governadora, tome as rédeas da situação e resolva essa situação.
    É o que seus eleitores esperam.

  4. Já passou da hora de Roseana chamar João Alberto para cuidar desse pessoal do “Bonde dos 40”.

  5. Ai pessoal pega pesado, é apenas uma sensação de insegurança artificial, como diz o nosso secretário Aloisio Mendes..

  6. A cidade virada ponta cabeça, por conta das ameaças e ações dos bandidos e o BLOG não faz um comentário sequer sobre a falta de segurança na capital, fruto da incompetência e do despreparo do governo que o paga. Estamos muito mal servidos de profissionais de comunicação alternativa.

  7. essas autoridades ñ só do maranhão mais do país inteiro,o país pode tá pegando fogo+ pra eles é normal.
    Ô raça desgraçada.

  8. Nota do editor da Aldeia: A Polícia parece empreender uma caça sem fim ao Bonde dos 40. Nada mal. Mas, como o mesmo pau que bate em Chico precisa bater em Francisco, questiona-se porque a trégua com o Primeiro Comando do Maranhão, a facção rival. As duas controlam o tráfico de drogas e disputam o controle da Penitenciária de Pedrinhas em São Luís, MA.

Os comentários estão fechados.