NOTAS DO DOMINGO

Nacional ou local?

A turma ligada à oposição de repente começou a ler mais o que se diz na mídia nacional sobre as articulações para 2014.

Depois de perceberem que as composições locais não valem nada se não forem avalizadas por quem manda “lá em cima” todo dia lêem e republicam por aqui o que se diz por lá.

Interessante, não?

EdivaldoJuniorprecandidato

(Foto: Felipe Klamt)

Na crista da onda do futebol maranhense, o Sampaio poderia ser ainda mais ajudado se o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), quisesse. É que o vereador Fábio Câmara (PMDB), destinou parte de suas emendas para a Bolívia Querida.

O prefeito já autorizou a liberação das emendas de apenas 13 vereadores – todos ligados a ele. Se deixar de lado as picuinhas política, libera também as de Câmara e ainda ajuda o time de maior sucesso no futebol maranhense na atualidade.

Compromisso

Se não for o único, o PSDC é um dos poucos partidos, no Maranhão, que manteve o compromisso com seus filiados e não lançou ou mesmo filiou nenhum pré-candidato  a deputado com mandato. “Esse foi um compromisso firmado com nossos filiados e pré-candidatos”, afirma o Dr. Aragão, presidente do Diretório Estadual do PSDC.

Em seu quadro de pré-candidatos a deputado estadual, o partido conta com nomes como o ex-deputado Paulo Neto, com o vereador da capital Armando Costa, com Aristides Milhomem, irmão do deputado Tatá Milhomem, com o vereador mais votado de Caxias, Fábio Gentil, além do pastor Silvano Sousa, vice-prefeito de Itapecuru-Mirim.

Observadores da cena política local dizem que a legenda entra com boas chances de brigar por vagas na Assembleia e pelo menos uma na Câmara dos Deputados.

Semosp

Fontes do blog na Semosp garantem que durante a semana podem surgir novidades sobre as dispensas de licitação milionárias da pasta. Vale aguardar.

edilazioValeu a denúncia

Durante a semana, o deputado estadual Edilázio Júnior (PV) foi à Tribuna da Assembleia Legislativa denunciar o descumprimento da Lei nº 9.683, de sua autoria, na venda de ingressos para os jogos do Sampaio Corrêa, no Castelão. A Lei assegura o direito a meia entrada aos professores em eventos de lazer e cultura, mas estranhamente estava sendo descumprida.

No entanto, após a denúncia do parlamentar, a competente promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, entrou em ação e exigiu que a Lei fosse cumprida já na partida deste sábado (19), entre Sampaio e Macaé. O que efetivamente aconteceu. (Com informações do blog do Jorge Aragão)

Emancipações

O Maranhão é o brasileiro onde mais municípios poderão ser criados, depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que, com 32 propostas de emancipação, o estado maranhense pode ser o recordista em emancipações.

Conforme a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, seguida do Ceará, com 26, e do Pará, com 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem. Há ainda, de acordo com a UBDCNM, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul.

Empresário nega participação em assassinato

O empresário e ex-vereador, Francisco Neufran Lima, de Presidente Dutra, negou semana passada participação no assassinato do tio, ex-prefeito de São José dos Basílios, Francisco Ferreira de Sousa, o Chico Riograndense, ocorrido no dia 07 de janeiro de 2012. Segundo o ex-presidente da Câmara Municipal de Presidente Dutra, o nome dele teria sido envolvido no caso por perseguições políticas, uma vez que o empresário exerce forte liderança política em São José dos Basílios.

A acusação de participação no bárbaro crime teria partido dos filhos de Riograndense, Francisco Valter Ferreira de Sousa (Prefeito de São José dos Basílios), Sâmara Carvalho de Sousa Dias, Francisco Ferreira de Sousa Filho, Mardem Ferreira de Sousa e Sidileila Carvalho de Sousa. Por conta destas acusações, Neufran Lima entrou com um Mandado de Segurança com Pedido de Liminar e uma Ação Ordinária de Reparação de Danos contra seus supostos acusadores. (Do blog do Adonias Soares)

Um comentário em “NOTAS DO DOMINGO

  1. Pense num deputado pesado, exigiu a presença do MP na fiscalização do cumprimento da lei de sua autoria, e foi prontamente atendido…..

    Parabéns a Dra. Lítia Cavalcanti.

Os comentários estão fechados.