José Sarney: “o Maranhão é uma referência nacional de progresso”

Da Coluna do Sarney

Em 1965, quando me tornei governador, já tinha o programa de governo pronto. Ele fora objeto de debates, estudos, opções e decisões. O Maranhão desintegrado, sem qualquer ligação terrestre com o Tocantins e toda a fronteira oeste, o mesmo acontecendo com o Pará, a parte leste, com o Piauí e Nordeste, e a parte sul, com Goiás e Bahia. A capital, São Luís, totalmente isolada, cercada por cerca de 300 quilômetros de campos, sem expressão econômica, e ligada apenas com o litoral por barcos à vela, mercadejando pequenas porções de cereais, caças predatórias de aves, babaçu e couros da Baixada.

A nossa bela e velha cidade estava mergulhada na decadência, visitada mensalmente por dois navios do Lloyd e da Ita, com bondes velhos, e sem energia. Uma única via de penetração com o interior da ilha: uma estrada de terra, caminho de carroças e de três ou quatro caminhões “Ford Bigode” que eram a novidade. Automóveis, somados os de praça e particulares, não chegavam a 50. O orgulho era a vida intelectual, os grandes poetas e escritores.

O estado era um corpo sem cabeça. Assim, São Luís passava a ser parte importante do nosso projeto. Integrar o Maranhão: ligar com o oeste (Tocantins) – e aí rasgamos a floresta e fizemos a Açailândia-Santa Luzia -, asfaltar a São Luís-Teresina, abrir inúmeras estradas para o Sertão, até Balsas. Na Baixada, de onde só se saía no inverno de boi-cavalo ou de teco-teco, abri um distrito rodoviário em Pinheiro, e estradas para São Bento e Alcântara, Bequimão, Santa Helena e fiz a travessia por ferry-boat.

Levei a energia de Boa Esperança a todo o interior e em 1979 inaugurei, em São Bento, as linhas de transmissão rasgando todo o Maranhão. Criava a Cohab, a Telma, a Codebam (Companhia de Desenvolvimento da Baixada) e muitas outras. Em São Luís asfaltei todas as ruas, fiz a Ponte do Caratatiua, a Ponte José Sarney (do São Francisco), a Barragem do Bacanga, o Porto do Itaqui, as grandes avenidas.

A UFMA foi fundada, criei as faculdades de Engenharia, Agricultura, Administração, Educação em Caxias, promovi as reformas administrativas, criei a Televisão Educativa, as famosas Escolas João de Barro, os postos médicos Sabiá, interiorizei o ensino médio, criando 54 ginásios (Projeto Bandeirante) no interior, fiz a Barragem do Batatã e reformei a estação do Batatã de tratamento de água, deixei planejado o estádio, inclusive a localização, a adutora para buscar água no Itapecuru, reformei todas as redes de distribuição de energia e de água em São Luís. A USAID (agência americana instalada em Recife que ajudava os governos da área) e a Sudene, através do superintendente Rubem Costa, me consideraram o melhor governador do Nordeste.

A geração de hoje não tem noção desta luta. A maior de todas as vitórias foi mudar a mentalidade do Maranhão. É outra. Mas tudo começou naquele tempo. Foi tão forte que deu um presidente da República, e o Maranhão passou a ser um dos mais importantes estados do país. Muitos maranhenses passaram a ser ministros de Estado e de tribunais superiores, o 16º PIB dos estados brasileiros, na frente de Mato Grosso do Sul. Até hoje temos dois ministros, Energia e Turismo, e muitos maranhenses em lugares de destaque do país.

Muitos governadores que me sucederam continuaram o Projeto do Novo Maranhão, outros fizeram péssimas administrações e caíram na politicalha e na traição. Hoje o Maranhão é uma referência nacional de progresso. Lobão fez um excelente trabalho na educação e em estradas. Hoje ajuda o Maranhão com a refinaria da Petrobras, o Luz Para Todos e as usinas de gás. Roseana – sorte minha – é excelente administradora e tem feito grandes governos. Estabeleceu confiança no Maranhão. Hoje é o estado que mais atrai investimentos no Brasil. Ela vai deixar todos os municípios ligados com estradas asfaltadas. Já construiu 42 hospitais no interior e estão em construção cinco grandes hospitais de referência. É a grande líder do estado.

Vamos em frente. Passado, presente e futuro, o velho, o novo, o grande Maranhão.

35 pensou em “José Sarney: “o Maranhão é uma referência nacional de progresso”

  1. Em qual planeta, a evolução significa regressão. Saúde = uma calamidade Pública, segurança= terror na sociedade, Educação = as vagas nas universidades estão sendo ocupadas por pessoas de outros Estados e as escolas cada vez mais sem condições de qualquer um aprender, lazer = não existe para quem não tem dinheiro e por fim Trabalho = a informalidade só vem crescendo por que não existe emprego para quem não tem formação e não tem formação por que não tem segurança, e ele chama isso de de PROGRESSO ? precisamos rever nossos conceitos de realidade.

  2. Não sei o por que de “vocês” – ainda – referenciarem um ladrão; corrupto… Chamado Luis Inácio Lula da Silva-, que instrumentalizou e IMOBILIZOU o Movimento Sindical.

    Desse jeito: SÓ CRISTO SILVA !!!

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  3. Cada dia que passa, vou tendo a certeza que Sarney está ficando senil. Inventa e mente abertamente!!!

    • E o pior é ver um bom jornalista q está se vendendo para publicar algo desse tipo… “o Maranhão é uma referência nacional de progresso”, só esqueceu em dizer q é referência em tudo q há de negativo no país… é aquela disputa MA e PI pra v quem não fica em último.

  4. Definitivamente o Senador Sarney perdeu toda a capacidade de bom censo e discernimento. A unica coisa em que o Maranhão é referência são os relativos aos péssimos indicadores socioecnomicos que a cada ano só pioram. De fato não se pode culpar o senador pelo desastre que se abateu ao maranhão mas eximi-lo de parte da culpa não seria correto. Não há nada , absolutamente nada, do que se orgulhar no maranhão atual. Não falo apenas da caotica administração estadual como também a municipal que preste a fazer uma ano não conseguiu sequer estabelecer um padrão de serviço na secretária de obras que possibilitasse tapar os buracos das principais avenidas da capital. Há mais de 04 meses que a avenida luis eduardo magalhães tem alguns buracos que inclusive já causara acidentes sem que nenhuma providencia tenha sido tomada. Enquanto estado do Nordeste seguem em avanços concretos, o maranhão caminha a passos de tartaruga e sonhando com projetos que só Deus sabe quando sairão do papel. São Luis caminha para o caos absoluto na area de transito e sem nenhuma condição de receber qualquer grande investimento. Pobre Maranhão de futuro tenebroso, poís, se os principais politicos do estados acham que estamos vivendo em um mar de rosas não há muito o que se esperar senão a continuidade do caos.

  5. ha.ha.ha.ha.. esse é o Sarney. Mas infelizmente tem uma minoria de maranhenses que insistem em não aceitar esta grande realidade.
    Meu caro Sarney, é sempre bom dá um choque na lembrança dos esquecidos.
    Abraços.

  6. SARNEY FOI O MELHOR GOVERNADOR DO MARANHÃO, FOI TAMBÉM O MELHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA E AGORA É O MELHOR SENADOR DO BRASIL, SE NÃO FOSSE PELOS ESFORÇOS PESSOAIS DELE, O MARANHÃO NÃO EXISTIRIA.

  7. Meu caro Gilberto!Será que não foi o senador,JOSÉ SARNEY,o INVENTOR
    da RODA?Os outros Estados da Federação,não tiveram o SARNEY e,nem
    por isso,deixaram de prosperar…o Estado do MA ,vive nas MANCHETES da
    imprensa nacional com os seus PIORES indicadores SOCIAIS,sobre isso
    o ilustre senador não escreve.E quanto da sua chegada a Presidência da
    República,foi mais ou menos igual a URUBUS encontrarem um BANQUETE…
    alguém teve que MORRER…e sobre a estrada MA-008.PAULO RAMOS e
    ARAME,nada?

  8. Kkkkklk kkk(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Adoro a coluna do Sarney. Leio deve ter uns 150 anos, é o único dia que comprava jornal. Kkkkk. Mas falando do texto, isso só mostra que o que foi feito à 50 anos atrás continua até hoje. E o que tem de novo??? Ele mesmo mostra a ineficiente do seu clã. Talvez o errado não seja ele, talvez eu tenha entendido errado, talvez Sarney não se ja o culpado, mas sim quem ele deixou no comando. Será que se ele fosse governador mais vezes do MA, seria diferente??? Nunca saberemos.

  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… fala sério!!!
    É muita patifaria!!!
    Uma coisa é reconhecer a importância de Sarney para o Maranhão: eu reconheço. Mas daí a dizer que nosso Estado é referência nacional de progresso é uma insanidade.

  10. Quer saber de dois Estados que, esses sim, são referência nacional de progresso? Tocantins e Goiás.
    O primeiro um Estado novo, que não tinha praticamente nada quando de sua criação e que mesmo assim tem indicadores sociais e econômicos que deixam o maranhão muito longe.
    O segundo um Estado que até os idos de 1960 era essencialmente rural, mas que soube usar seu potencial.

  11. Ele só fez isso em 50 anos de oligarquia??? Putz deve ter roubado demais esse clã. Tão pouca coisa. Tb da forma que ele fala parece q fez foi favor aos maranhenses e não obrigação dele. Po pessoal em 2014 vai acabar isso né. Por favor, não me decepcionem

  12. Não vou criticar sua postagem pois isso, sei que não parte de sua iniciativa publicar tamanha vergonha, você é um cara inteligente sei disso. Vou me dirigir ao verdadeiro autor, José Sarney, que ao publicar uma matéria dessa demonstra claramente o tamanho do seu respeito pelo Maranhão. Não vou aqui falar de todas as mazelas deixadas pelas práticas politiqueiras da Oligarquia Sarney, se não você vai me acusar de um discurso de ódio da família que atrasa o Maranhão. mas sinceramente acredito que vocês deveriam ter pelo menos a humildade de falar a verdade, que é o que mais revolta nos maranhenses, reconheçam que nosso Estado detém índices vergonhosos, assumam responsabilidades e encarem os problemas ao invés de mascará-los. não precisamos de IBGE e nem de qualquer outro órgão pra dizer que os Sarneys trouxeram atraso para o Maranhão basta saí com um olhar crítico pelo Estado e verás a pobreza, a fome, a falta de moradia, falta de saneamento, escolas de péssima qualidade, enfim conheçam o Maranhão e sua gente pra depois pensar em governar e não em ditar regras políticas.

  13. O povo Maranhense deveria se orgulhar de um homem tão visionário, corajoso, que sempre lutou bravamente pela sua Terra e seu povo! Sei que muitos Estados prosperaram, mas o Maranhão era fim de linha! Não havia aqui investimentos , não havia ligação por terra! Sarney trouxe para o Maranhão a base de suas maiores riquezas, o Porto do Itaqui , A
    Vale é a Alumar! Com isso o Estado pode prosperar! É claro que ainda há muito o que fazer, impossível retirar um Estado totalmente sem recursos , da pobreza extrema , para virar a maior metrópole do Brasil! O SARNEY é sim a maior e melhor referência do Maranhão, e muito me orgulho disso! Uma pena aqueles que só se movem para jogar pedras! Só contabilizam o que faltou, e não o que foi feito , e MUITO BEM FEITO!

  14. Essa é pra ir dormir, sabendo que amanhã bem cedo vou arrumar um emprego dos bons ganhando uns R$15,00(quinze mil reais) mensais e nem sei se vou querer ficar nesse, porque como diz o senador Sarney, o Maranhão ta bombando e esse empreguinho é dos mais fracos no Maranhão das insanidades do velho oligarca.

  15. SARNEY FOI O MELHOR GOVERNADOR QUE O MARANHÃO JÁ TEVE. VOCES FALAM É PORQUE NÃO CONHECEM A HISTORIA DO NOSSO MARANHÃO. TUDO QUE TEMOS DE BOM VEIO PELAS MÃOS DO SARNEY.

  16. […[ Esse é o Sarney que todos desejam que já estivesse de pijama, pra não desejar coisa mais sórdida. Insiste na politica se arrastando como […] para manter suas regalias. Artigos que so visam o culto à sua personalidade e exaltar a gestão fracassada de sua filha. Sua concepção é a de que vivemos no maranhão de analfabetos e rudes que ele comandou quando governava o estado.

  17. Não entendia as créticas a SARNEY. Gora sei. É porque todos sabem falar, poucos sabem o que dizem.
    Fosse apenas adversários políticos, entenderia, porque para inimigos não se manda flores. E e os outros? Acho que apenas para aparecerem.

Os comentários estão fechados.