José Reinaldo, Flávio Dino e as credenciais de Helena Duailbe

helena_duailibeAssim que se publicou aqui, ontem (19), a informação de que a vereadora Helena Duailibe (PMDB) pode ser a substituta de César Félix na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís, alguns leitores alegaram ser muito “grande” a engenharia para tal.

Apegam-se, principalmente, ao fato de que ela é do PMDB, que, saindo, abre vaga a Osmar Filho, que pode acabar não assumindo porque trocou o partido pelo PSB.

Ocorre que a articulação é muito maior que isso – e, além do mais, o fato de Helena estar no PMDB é apenas um acaso nessa história toda.

A vereadora é aliada do grupo que hoje comanda a Prefeitura de São Luís desde os idos de 2005/2006. Naquele tempo, ela era a secretária de Saúde do governo José Reinaldo (PSB).

Foram as canetadas dela, por exemplo, que garantiram boa parte daquele mais de R$ 1 bilhão gastos para irrigar prefeituras aliadas que acabaram garantindo a compra da eleição do ex-governador Jackson Lago (PDT).

helenaNo pequeno recorte ao lado, um exemplo: um convênio assinado entre a então secretária de José Reinaldo e o então prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT). Foram, de uma tacada só, R$ 600 mil para a compra de equipamentos para unidades de saúde no município.

Como esse, há outras centenas de convênios assinados desde um ano antes daquela eleição, que beneficiaram, ainda, prefeitos como Cleomar Tema (PSB), de Tuntum.

José Reinaldo, Humberto Coutinho e Clemoar Tema, como se sabe, são aliados próximos do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), principal tutor do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Vamos em frente.

Mais recentemente, na eleição de 2012, para que não se fique apenas em um exemplo, Helena Duailbe foi uma das primeiras a declarar apoio formal ao petecista no 2º turno. E até gravou participação no programa eleitoral dele (reveja).

helena2Já em janeiros de 2013 – depois de haver sido escolhida candidata a presidente da Câmara Municipal pelo grupo do prefeito -, declarou apoio incondicional a Edivaldo Júnior. “Não medirei esforços para ajudar Edivaldo”, disse (veja acima o recorte de O Imparcial).

E, em setembro, já mais próxima do pai do prefeito, ex-deputado Edivaldo Holanda (PTC), começou a discutir a possibilidade de a Prefeitura arrendar uma clínica no Maiobão, via Instituto Cidadania e Natureza (ICN), que ela conhece bem, justamente dos tempos do governo José Reinaldo.

São essas as credenciais da vereadora para assumir o posto de César Félix. E, assim que a coisa toda for definida pelo prefeito e seu pai, não será uma legenda que impedirá.

11 pensou em “José Reinaldo, Flávio Dino e as credenciais de Helena Duailbe

  1. Eu só quero saber onde vão encontrar uma pessoa honesta e correta para ocupar essas secretarias e os governos em geral. Só quer estar lá quem tem interesses obscuros, ou quer roubar ou tem interesses políticos. Tem jeito não. Nós já estamos naquela do rouba mas faz. Um que seja assim já serve. Sobre os convênios, basta olhar o Diário oficial do estado para ver todos os dias meia dúzia de convênios com valos maiores que o citado no artigo, a diferença é que Jackson fez tudo as vésperas da eleição e o atual governo esta pulverizando os convênios para disfarçar. Dou um pelo outro e não peço troco.

  2. Partindo desse pressuposto de que a liberacao de verbas para os interiores é compra de votos, o secretario Luis Fernando ja deveria estar preso, pois ele no desejo de aparecer esta indo em centenas de municipios inaugurando obras e assinando convenios como se governador ou até mesmo presidente fosse, pois muitas dessas obras sao do gov ferderal.

    • Bem, eu não parto de pressuposto nenhum. Parto de uma decisão do TSE, que cassou Jackson Lago por abuso de poder, após ancorar-se nos convênios de José Reinaldo

      • Mesmo TSE que ta com o processo de cassação de ROSENGANA com base nos mesmos pressupostos da cassação de Jackson (convenios e mais convenios às vésperas da eleição) paradinho paradinho, só esperando terminar o mandato dela!

  3. todo mundo sabe das coisas que helena duailibe aprontou pra favorecer o marido. se holandinha colocar ela na saúde esta dando um atestado de que não quer gente honesta e ainda ajudará na eleição de deputados do pmdb….. affff….

  4. Gilberto me diga uma coisa,
    Helena não já foi Secretária de Saúde de São LUis??
    Resolveu?


    Cara essas idas de voltas das mesmas caras, mesmas práticas que fazem nossa São Luis não sai do lugar…Esse atual Secretário de Saúde de São Luis é fraco, incompetente…mas Helena já demonstrou ser também!!!

  5. Mais uma vez fico confiante na indicação da Dra. Helena, espero que o prefeito de fato cumpra com isso. Ela já mostrou serviço e resultado por onde passou e além de ser uma pessoa muito ligada a Jesus e devota de Nossa Senhora da Vitória e São Judas Tadeu. Deus lhe guiará Dra., a saúde do nosso Municipio está carente demais.

  6. Em 2006, para supostas compras de medicamentos, a Sra. Helena Duailibe destinou mais de 9 milhões para o município de Tuntum, mediante a celebração de 10 convênios. O Tema Cunha não comprou um comprimido sequer com a grana. O que ele comprou foram muitos votos para Flávio Dino, que obteve mais de 8 mil votos no município, sem nunca ter pisado lá antes da campanha.

Os comentários estão fechados.