Câmara cobra reajuste no adicional do risco de vida dos guardas municipais

Os vereadores Fábio Câmara (PMDB) e João Damasceno (PSL) realizaram, na tarde desta terça-feira (10), uma visita à sede da Guarda Municipal de São Luís, na Avenida dos Franceses, no bairro da Alemanha, onde receberam reivindicações dos guardas municipais que estão aquartelados há quase 30 dias na sede da corporação.

guardasFábio, que é líder da oposição na Câmara, informou que a visita foi motivada a pedido da própria categoria que reivindica melhores condições de trabalho. “Um dos pontos principais da reivindicação é com relação ao risco de vida da categoria. Toda pessoa que trabalha com risco de vida ganha 100%, mas os guardas municipais ludovicenses só recebem 40%, como se a vida destes profissionais só valesse 40%, então nos precisamos completar os 60% desse adicional”, declarou o peemedebista.

O vereador João Damasceno disse que a falta de orçamento compromete a realização de concurso e as promoções. “A situação é quase sem solução. As demandas são antigas e o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) ainda não cumpriu com a palavra empenhada em relação à parte orçamentária reservada para o concurso e as promoções, sendo assim, essa situação tende a perpetuasse e enquanto vereador eu vou levantar essa questão na Câmara”, afirmou o liberal socialista.

Além do reajuste de adicional por risco de vida, a categoria dos guardas municipais fez uma reivindicação aos parlamentares para que seja apresentada na Câmara, uma preposição propondo a “saída dos militares” do comando. Segundo o movimento paredista, esse é uma reivindicação nacional. “A reivindicação dos guardas é justa, pois eles não podem comandar nem a própria corporação”, completou Fábio Câmara.

Os guardas municipais da capital maranhense resolveram se aquartelar, na sede da corporação, após terem de entregar, no dia 13 deste mês, os coletes à prova de bala e armas de fogo, por estarem com as licenças vencidas desde o dia 22 de junho.

A categoria reivindica, dentre outras coisas, melhores condições de trabalho, em razão dos recentes problemas de falta de segurança ocorridos na cidade, alegando que seria perigoso permanecer nos postos sem os equipamentos de proteção; reajuste de adicional por risco de vida e “saída dos militares” do comando.

Os agentes também denunciam a falta de combustível para as viaturas. Muitos veículos estão parados no pátio da corporação por não terem condições de uso.

11 pensou em “Câmara cobra reajuste no adicional do risco de vida dos guardas municipais

  1. Se derem 1% a mais é uma perda de tempo e recurso público, a maioria não trabalha, é só criar problema. Conheço gente séria que foi convidada pra assumir o comando e recusou na hora.

    • Então tu não conhece a nossa instituição cidadão, antes de falar, conheça primeiramente as nossas atribuições e nossos postos de serviço, pois muitos incautos e leigos fazem esse tipo de cometários que tu fizestes por nos confudir com agentes de trânsito ou por questões pessoais, sem ter o mínimo de escrupulos e sem o mínimo de impessoalidade!

  2. Rapa esses guardas não fazem nada, não serve pra nada ainda querem 100% de risco de vida, a função deles é vigia prédio publico mais quem vigia é vigilante de empresa privada. nem se percebe que eles estão aquartelados Não fazem falta nenhuma.

    • Vai estudar um pouquinho garoto e procurar aprender qual é o papel constitucional das guardas municipais. E ai quando meu querido estiver um pouquinho mais inteligente (se isso for possivel) ai tu vem fazer comentarios sobre a profissao das pessoas

    • Rodrigo vai procurar estudar seu analfabeto, tu não sabe nem escrever. Tua ortografia te denuncia vai te matricular na Educação de Jovens e Adultos, pois tu não sabe nem escrever quanto mais entender de Guarda Municipal seu desocupado.

  3. Vi mais um ignorante legal falando asneira aqui, pois Indivíduo, nós Guardas Municipais somos agentes de segurança pública, leia o artigo 144 em seu parágrafo 8, se aqui em São Luís não se ver a uma Guarda Municipal tão atuante, o culpado não somos nós, e sim dos gestores que pouco se importam com a cidade e muito menos com a questão de segurança pública, pois deferentemente de cidades desenvolvidas, onde temos um povo culto, civilizado e muito mais informado, lá eles sabem da importância e do papel importantíssimo de suas Guardas Municipais, nessas cidades as guardas municipais são estruturadas e equipas, e fortes aliadas no combate a criminalidade. Ou tu achas que só o estado tem o direito de te garantir segurança pública? ou tu te sentes seguro em nossa cidade? Aqui as pessoas só sabem criticar e depreciar a imagem dos agentes das instiuições públicas, em vez de conhecer e cobrar os seus direitos, se é que tu sabes o que é isso ou que eu esteja te falando!

    • joao Antonio e Rodrigo agora entendo porque nossa Estado (capital) é atrasado, pois a maioria tem preguiça de estudar e pesquisar sobre as coisas ao nosso redor. Vocês demonstraram total despreparo intelectual ao comentarem tais asneiras a um orgão de segurança que desenvolve um excelente trabalho cidadão pelo pais. Infellismente o conhecimento ficou para quem vai busca-lo, então apartir de agora pesquisem sobre as Guardas Municipais do Brasil ou então agende uma visita a Guarda Municipal de São luis para conhecer seus trabalhos e vocês ficarão deslumbrados com tantas açoes desempenhada por esta nobre instituição. Não sejam mais burros e tenham vergonha de comentarem algo que desconhecem

  4. Então já que nao fazemos nada, quando precisar, se tiver um guarda municipal por perto verá o quanto somos invisiveis.

Os comentários estão fechados.