O líder da oposição da Câmara Municipal de São Luís, vereador Fábio Câmara (PMDB), desmontou ontem (16), durante audiência pública, o discurso do secretário César Félix, segundo o qual o caso na Saúde de São Luís é culpa do atendimento a pacientes do interior.
O auxiliar do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) disse semana passada – após a exibição de matéria no Globo Repórter e comparou os Socorrõer ao “inferno” – que as unidades estão lotados e praticamente sem atender mais ninguém porque 70% dos pacientes são do interior.
Câmara lembrou que a Prefeitura de São Luís foi quem aceitou receber esses pacientes e recebe recursos a mais do SUS para isso.
“São Luís não atende de graça os pacientes oriundos de outros municípios. Na verdade, além de a gestão ser plena, existe a pactuação feita na Comissão Tripartite que trata da distribuição dos recursos do SUS. Portanto, é competência da Prefeitura de São Luís buscar meios para cumprir o seu papel, ou então voltar à Comissão Tripartite e dizer que não pode mais atender os pacientes e com isso também deixar de receber os recursos que foram pactuados”, declarou.
O peemedebista usou, ainda, declarações do próprio secretário César Felix na audiência pública para criticar situações que considera “um absurdo”.
“Secretário, suas declarações nessa audiência ficaram arquivadas nos anais desta Casa. Concordo com o senhor quando afirmou que a administração municipal precisa evoluir, pois se cobra muito para quem oferece pouco. O secretário [César Felix] foi feliz quando disse que não tinha estrutura de trabalho, afirmando inclusive, que máquina de datilografia era artigo de luxo na Semus, cobrando a informatização do setor. O auxiliar do prefeito declarou ainda que tirou várias vezes dinheiro do seu bolso para comprar água para beber. E jogou por terra o discurso do prefeito ao afirmar que o Hospital Dr. Jackson Lago era sonho. Secretário, eu só posso lhe dizer uma coisa: peça para ser exonerado que esse barco está afundando”, alfinetou.
__________________Leia mais
Pq esse vereador não desmonta a agiotagem na Câmara de Vereadores de São Luis. O vereador Fabio se calou completamente… será pq ele tb tá envolvido?
vcs ainda terão grandes surpresas nesse lance da agiotagem. o problema é que paixão política os deixa cegos e vcs acabam percorrendo caminhos errados na apuração
Cegos, é? Queria nem rir, francamente!!!
se ele precisar de um soccorrão, rapidamente vai deixa de falar , falar… e descobre de quem realmente é a culpa. E descobrir pra que realmente serve o cargo que ocupa.
O pan diamante que esta fechado a 4 anos pq o fabio camara nao fala ele so fala no socorroes isso que e absurdo.
Pois é, o governo só se preocupa com o hospital do servidor, enquanto o Pan Diamante que atendia a demanda local foi jogado para as cobras. Isso ele não põe em pauta no seu discurso bem demagogo.
Esse Vereador só defende os interesses da oposição, uma dos maiores erros foi a eleição desse sujeito!!
ESTAMOS TRATANDO DA SAUDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUIS, E NÃO DA SAUDE DO ESTADO. O PAN DIAMANTE É UM HOSPITAL FEDERAL E A UPAS ESTÃO AI FAZENDO O SEU PAPEL E MUITO BEM. NÃO PROCUREM TIRAR O FOCO DA COISA ISSO E CEGUEIRA POLÍTICA. O FOCO É OS SOCORRÕES DE RESPONSABILIDADE DESSE PREFEITO INOPERANTE QUE CONTINUA PIOR OU IGUAL A GESTÃO DE JOÃO CASTELO.
Engenheiro controi, arquiteto reforma e decora, e a Saúde deveria ser desenvolvida por médicos e ou enfermeiros. Esse é o grande erro