O titular da Promotoria da Saúde do Maranhão, promotor Herbert Figueiredo, fez duras críticas ontem (16), durante audiência pública na Câmara Municipal, à gestão da saúde pela Prefeitura de São Luís, atualmente comandada por César Félix (foto).
Segundo ele, o Município devolve ao Governo Federal recursos que deveriam ser usados para reestruturar as Unidades Mistas, garantindo aos pacientes novos leitos de retaguarda, simplesmente porque não consegue elaborar projetos.
“A prefeitura possui recursos federais disponíveis que poderiam ser usados na reestruturação das Unidades Mistas, que poderiam garantir aos pacientes novos leitos de retaguarda. Mas sabe por que o município não usa os recursos? Por falta de projeto”, revelou Figueiredo.
Para o promotor, a Prefeitura não tem prioridades na gestão da saúde. “O grande problema da saúde não é falta de verba, é gestão, e vontade política”, disse.
Atenção Básica
O promotor também criticou o que considera “falta de compromisso” da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Atenção Básica.
“Não existe nenhum compromisso da secretarial estadual de Saúde com a Atenção Básica e isso é fundamental”, disse.
Gostaria de saber então porque o MP não toma uma providencia rígida contra o Estado e Município?
Como não são pequenos empresários donos de lanchonetes não é feito nada, e não adianta o promotor ficar só nos comentários.
Também acho esse mp ( letra minúscula mesmo) deveria ter vergonha de suas citações quando no caso caberia suas ações para propor ações contra esses gestores por omissão de cumprimento de suas obrigações, que tem levado muitos pacientes aa óbitos. Que vergonha promotor cumpra seu papel e aja deixe de diagnósticos e exija o cumprimento da legislação Sanitária, talvez vc nem as conhece,bom dia