Apesar de o Estatuto do Idoso garantir medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, em Paço do Lumiar os direitos deles muitas vezes não são respeitados. Idosos costumam ser humilhados principalmente quando precisam do transporte público. É o caso do aposentado Emilino João da Silva Almeida , 83 anos. O idoso foi obrigado a pagar passagem na Van de placa HOB – 3041, que faz linha Maiobão – Paranã, mesmo apresentando sua carteira.
A cena de humilhação contra o idoso foi presenciada pelo blogueiro Neto Cruz, que registrou tudo. Segundo o blogueiro quando estava vindo na Van, sentido centro encontrou seu amigo o senhor João da Silva Almeida, mais conhecido como “Milindro”, os dois vinham conversando quando chegou a hora de pagar a passagem. O blogueiro como de costume e dentro dos seus direitos, pagou a passagem no valor integral, mesmo sendo estudante e possuindo carteira que garante o direito a meia, pagou os 2 reais, sendo que é apenas 1 real.
Quando chegou a vez do senhor Emilino João da Silva Almeida de 83 anos para pagar a passagem, o idoso educadamente mostrou seu cartão de gratuidade, mas para espanto do blogueiro Neto Cruz e de alguns passageiros que estavam na Van, o cobrador (foto) foi pra cima do inofensivo idoso e afirmou que a van, não aceita carteira de idoso. Não sendo a favor daquela cena lamentável, Neto Cruz entrou no assunto e disse ao cobrador que ele estava errado. “O senhor aqui é amparado pela gratuidade do transporte visto que possui mais de 65 anos” enfatizou o blogueiro.
Porém o cobrador tentou coagir Neto Cruz, afirmando que todo dia quando saia de casa, sua esposa pedia pra ter paciência pra não fazer besteria com passageiros. Vendo que a situação poderia piorar o idoso pra não ser mais constrangido por parte do cobrador pagou a passagem. Uma triste cena que precisa urgentemente de resposta por parte das nossas autoridades.
Veja ao lado a carteira de seu Emiliano.
É importante que os idosos conheçam bem o Estatuto do Idoso para saber e cobrar seus direitos. Além do Estatuto, a Constituição Federal, Constituições Estaduais e Leis Municipais também garantem benefícios aos idosos. Quem tiver seus direitos desrespeitados deve procurar o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB ou o Conselho do Idoso do município ou Estado.
Os motoristas e cobradores de vans a muito vem desrespeitados os idosos e estudantes só pra citar uma exemplo, eu sou estudante e por várias vezes vi avisos em vans que estudante FARDADO paga meia enquanto os que não estão pagam R$1,50 quando na verdade o direito a meia passagem no transporte alternativo independe de tal condição.
Delegacia do idoso neste imbecil cobrador.
No final das contas ninguem vai fazer nada… por isso, que eu já disse pra minha esposa quando vou ao trabalho: “Para esses marginais de VANs, estou preparado até os dentes, e já mostrei várias vezes na tentativa de defender minha integridade física”… infelizmente os sérios acabam sendo queimados.
A máfia tá crescendo, e parece que só vão fazer algo quando tomar a proporção que vive o estado de São Paulo, tráfico de drogas, pistolagem e etc etc….
Caro blogueiro, essa matéria não foi feita pelo Site PL Noticias, pelo que eu me lembro pertence ao blogueiro Rilton Silva (Paço do Lumiar), como você mesmo pode conferir http://www.riltonsilva.com.br. Mas parabéns por publicar a matéria
eu li no PL notícias, por isso linkei eles… obg
bom dia eu gostaria de saber se o idoso pode viajar com a carteira de identidade em caso de constragimento se posso dar quexa na delegacia
bom dia eu gostaria de saber se o idoso pode viajar com a carteira de identidade em caso de constragimento se posso dar quexa na delegacia na minha cidade nao tem delegacia do idoso
Eu trabalho em vans tbm, vi muito repudio contra nossa classe sobre este comentário, sei q existem amigos que realmente trabalham errado com em todas as profissões, por isso não se pode generalizar, os cobradores ganham por comissão, geralmente 10% do total de passagens, nesse caso, pelo q entendi aconteceu um mau entendido, pois a gratuidade deve ser pedida no ato do embarque e NÃO na hora do desembarque, e caso já tivesse excedido as gratuidades qndo o idoso em questão subiu no carro? Estes não teriam a obrigação de levá-lo, mas é tudo o jogo de cintura, e humanidade, nionguem fica mais rico ou mais pobre por uma passagem,digo pq esse idoso pegou a van provavelmente pq os ônibus não param para eles, isso é uma ordem q vem das empresas para os motoristas não levarem as gratuidades!!!!
Mal carater tem em todas as profissões, entre médicos, policiais, advogados, políticos, não cabe generalizar TODOS q trabalham com transporte alternativo hostilizando uma classe inteira por erros de poucos q não sabem lhe dar com publico, digo isto pq em meu carro levo idoso, não cobro de criança maior de 5 anos, levo as vezes estudante, RODOVIÁRIOS e até algumas caronas, desde q haja humildade!!!!!!