Pesquisa confirma tendência de queda de Flávio Dino e subida de Luis Fernando

dino_eliziane_luisA mais recente Pesquisa Conceito de intenção de votos divulgada neste domingo (29) aponta que o presidente da Embratur, Flávio Dio (PCdoB), segue liderando a corrida sucessória para o Governo do Maranhão.

Segundo o novo levantamento – o último de 2013, por sinal -, o comunista teria 53,4% dos votos se a eleição fosse hoje. Em segundo lugar aparece o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB), com 20,5%; seguido de Eliziane Gama (PPS), com 7%; e de Hilton Gonçalo (PDT), com 6,2%.

Declararam votar nulo ou em branco 4,1% dos entrevistados, e, ainda, 8,8% não sabem ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Série histórica

A série histórica de pesquisas do Instituto Conceito, que começou em março deste ano, mostra que Flávio Dino vem caindo sistematicamente, levantamento após levantamento.

Na primeira pesquisa, ele tinha 58,6%, depois, em agosto, passou a 56,8%, subiu para 59,3% em outubro e agora caiu 5,9 pontos percentuais, para fechar o ano com 53,4%.

Os números de Luis Fernando, por outro lado, têm se mantido em trajetória ascendente. Em março ele aparecia com 18,5%, depois com 15,3% em agosto, 16,7% em outubro e, agora, 20,5%.

Nos dois casos, tanto a queda de Flávio Dino, quanto o crescimento de Luis Fernando se deram acima da margem de erro na comparação com os números de outubro.

10 pensou em “Pesquisa confirma tendência de queda de Flávio Dino e subida de Luis Fernando

  1. Como interpretar os números levando em consideração que o nome de Eliziane Gama só passou a constar a partir desta rodada? Compromete análise. Extraimos o obvio: Dino tem uma natural tendência de queda (redução do recall de 2010) apontando que haverá segundo turno, principalmente pela entrada de Eliziane Gama na disputa, fato comemorado e incentivado entusiasticamente pela mídia ligada ao grupo Sarney. Por outro lado, considerando o somatório Dino + Eliziane, percebemos que o voto anti candidato de Sarney permanece estável (casa dos 60%).

  2. Já o candidato Luis Fernando, apesar da máquina e da exposição, tem uma tendência de crescimento muito aquém da esperada. Todos sabem disto. Lógico que, o tempo de exposição na TV e o escancarado abuso de poder que ocorrerá, há muita esperança para o grupo Sarney, mas eles sabem que o potencial de crescimento de Eliziane Gama é muito maior (baixa rejeição). Embora esta última não queira e até se declare de oposição ao grupo Sarney, ela sabe que naturalmente as esperanças deste grupo recairão cada vez mais sobre a mesma com o passar dos meses…

  3. Tá difícil de defender o indefensável hem meu amigo?????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! Tá chegando a hora!!!!!

  4. Em março Luis Fernando tinha 18,5 e agora tem 20,5. Tu ta soltando foguete por causa de 2%? Não esquece q tem a margem de erro meu caro. Ta fácil pra ninguem amigo…!

  5. Gilberto, até respeito a sua condição de defensor do grupo Sarney. Entretanto, vamos agir e pensar com coerência acerca do processo eleitoral 2014. Flávio Dino, quer você queira ou não, será o governador do maranhão. Por que digo isso? Porque o povo maranhense não agüenta mais os desmandos de um grupo que domina o MA há décadas. Se Flávio Dino é a melhor opção, não sei. So sei que a família pode gastar 1 trilhão de reais, mas Luís Fernando não leva essa, não porque ele seja ruim, pelo contrário. Luís Fernando é muito competente, no entanto ele carrega uma mácula muito grande em sua carreira política – a de ser apoiado pela família Sarney. Faço aposta com qualquer um se Flávio Dino perde essa.

    • Walter… tive um problema com uma infestação de spams… nesse momento, tenho 2.641 comentários para moderar… desses, pelos menos 2 mil sã spams. mas eu preciso ver um a um pra mandá-los para o destino correto. hj ainda seu comentarios estará aprovado

Os comentários estão fechados.