A violência em seu labirinto (Da Coluna do Sarney)
O Maranhão não merece o que aconteceu em Pedrinhas, onde alguns celerados chocaram todos nós com cenas de terror e atrocidade. E para desgraça maior extravasaram a violência para fora, queimando ônibus e matando uma menina, Ana Clara, e atingindo outras pessoas. É uma história de dor e de lamento.
Para desgraça de todos os brasileiros, infelizmente, isso está ocorrendo em todo o Brasil. Ano passado, segundo informa o Relatório do Conselho Nacional do Ministério Público, foram verificadas 121 rebeliões em todos os estados brasileiros, com 769 mortes nas prisões, o que significa uma média de 2,1 mortes por dia. No Maranhão, quatro rebeliões e 60 mortes (dados disponíveis no site www.cnmp.mp.br (A visão do MP sobre o sistema prisional brasileiro). A pesquisa do IPEA, órgão estatal, afirma que 78,6% dos brasileiros saem de casa com medo de ser assassinado. Já o Instituto Sangari, que faz o mapa da violência para a ONU, diz que o Brasil é o 1º país do mundo em número de homicídios a cada 100.000 habitantes, seguido da Índia. Só que a Índia tem um bilhão e duzentos milhões de pessoas e o Brasil, 200 milhões. Já por duas vezes ocupei a tribuna do Senado e apresentei mapas em longos pronunciamentos denunciando a banalidade das mortes no Brasil. E para agravar mais a situação, as vítimas e autores, em cada 10 jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, morrem assassinados. E os autores são também jovens. Apresentei proposição legislativa, que passou, considerando o homicídio crime hediondo, o pior de todos os crimes, pois atinge a vida.
Fica claro nestas estatísticas que os moços estão matando e morrendo. Sou daqueles que acham que nesses números está a desgraça das drogas. O crack, desenvolvido pelos fabricantes de cocaína, para entrar no mercado dos pobres entre os mais pobres, está destruindo a juventude.
O Maranhão nunca teve uma tradição de violência. Sempre fomos gente de paz. Mas, os que manipulam a opinião no país, acham que só aqui acontecem as misérias, que são nacionais e globais. E passam uma imagem de nossa terra que atinge nosso orgulho, é injusta, tendenciosa, cheia de preconceito e tem uma conotação política. O Maranhão não merece isso. A campanha contra o Maranhão, infelizmente, tem dedo oculto de políticos nossos que acham que têm de destruir o Maranhão para desviar o interesse e o progresso que estamos vivendo e tirar vantagem política, repetindo que somos mais pobres, mais miseráveis e coisas mais. Não podemos esquecer que um governador do Maranhão mandou espalhar outdoor no Brasil inteiro dizendo: “Maranhão, estado mais miserável do Brasil”, anúncio pago pelos contribuintes maranhenses. Isso é uma mancha que não se apaga.
A governadora já tem investido muito no setor penitenciário. Centro de reabilitação, centro de atendimento médico e odontológico aos apenados, dois presídios prontos e sete estão em fase de conclusão. Está admitindo 1.500 soldados, equipando a Polícia com câmeras de filmagem, detectores de metal, controle de comunicação, combate de celulares nas cadeias e armas não letais, para modernizar o aparelho policial e melhor proteger os detidos de serem vítimas das atrocidades que atingem os direitos humanos. E agora, com apoio do Governo Federal, o Ministério da Justiça que tem um notável ministro, professor José
Eduardo Cardozo, Justiça, MP, PF, OAB, Forças de Segurança e todos envolvidos no tema, para um mutirão capaz de fazer Pedrinhas voltar à normalidade e a segurança melhorar.
A Constituição de 88 tratou de proteger os presos, mas pouco se preocupou com as vítimas e o que os bandidos representam de ameaça e intranquilidade para milhões de pessoas que vivem honestamente e têm o direito de viver em paz. O assassino fica aí, mas os que morreram deixaram somente a dor para seus parentes.
Apresentei um projeto de lei no Senado de proteção às vitimas, a primeira lei no Brasil com esse objetivo, até hoje não votada, embora os presos recebam um ordenado mensal para subsistência da família.
Essa questão é séria, envolve Governo, Justiça, Ministério Público, Igrejas e todos que se interessam pela pessoa humana. A responsabilidade é de todos. Por que nacionalmente dar-nos como exemplo? O Maranhão tem de reagir, fazendo o que for necessário para melhorar o sistema presidiário, mas repelindo essa mancha, que é do Brasil e de todos os estados.
Somos vitimas e não autores.
Ahhhh… Mas não tenha dúvidas que tem dedo de políticos nosso aí, dedos mãos, bolsos cheios de dinheiro público, não é sr Sarney?
Dizer que admitiu 1500 soldados na PM é uma falácia, porque isso não significa AUMENTO de contingente, e sim REPOSIÇÃO de pessoal que foi pra a reserva ou simplesmente decidiu pedir exoneração. Por acaso isso significa uma política pública de investimento em segurança ou simples manutenção do status quo?
No geral, o Maranhão continua sendo o Estado com menor proporção de policiais por habitantes.
E a polícia civil? A responsável pela instrução dos IPL’s, fundamentais para o bom andamento dos processos penais, imprescindível para a condenação dos acusados em tempo hábil (antes que sejam soltos pela justiça por excesso de prazo) fica a ver navios. Poucas delegacias, poucos servidores, falta de viaturas e etc., e, no fim, ainda colocam a culpa no Judiciário. Inadmissível!
É isso que vocês chamam de competência administrativa?
Não sei se Flávio Dino será a solução dos problemas, mas com certeza essa solução passa longe da família Sarney.
Sempre a mesma cantilena, as denuncias tem cunho politoco, nao é só o maranhao q é violento, bla, bla, bla, em termos de proporcao ja ficou comprovado q o MA possui uma das menores taxas carcerarias do bradil, o q comprova q o problema é de gestao, ha ainda o agravante de q o estado possui mais de 5000 mandados de prisao para cumprir e q o maranhao possui a menor taxa de policial por habitante e vem o senador sarney dizer q a governadora tem investido macisamente no setor penjntenciario? Pq o concurso para agente penintenciario do estado nunca foi finalizado embora tenha sido realizado em maio do ano passado? E quanto a criticar a imprensa nacional por estar mostrando as mazelas do estafo, eu prefiro confiar nela do que os ditos jornalistas blogueiros arregimentados para deturpar, manipular fatos com fins politicos e quanto ao senador jose sarney nao adianta brigar com fatos e numeros, o maranhao é sim um dos estados mais miseraveis do brasil e isso foi conquistado desde 66 quando ele e seus filhos dominara a politica do nosso pobre estado, para finalizar uma frase do grande juca kfouri: “maldito o ventre q jose fecundou para trazer tanta miseria ao povo brasileiro”
O velho moribundo e suas teorias da conspiração, mas pra sua informação o povo do Maranhão sabe que o dedo oculto que tem é a incompetência de sua filha e de seus acercas, pura e tão somente, ou o velho moribunda achava que isso iria dura a eternidade?
Caro Gilberto, O velho sarney, teve a oportunidade de transformar o maranhão, quando foi governador, senador e presidente., e não fez. A filha teve 4 mandatos alem do mandato de senadora, e o que vimos?.Sucessivos escandulos de corrupção, afundando o estado, em dividas .O povo maranhense,sente na pele a falta de acesso a serviços basicos de saude, educação , saude e outros
.
Quem estar no poder a 50 anos?
Porq s agora isso droga.
A única coisa que resta é tentar justificar o injustificável, ora generalizando a culpa( ok, a culpa é de muitos, mas a responsabilidade é do governo estadual), ora apelando a falácias que têm a intenção velada de reabilitação( no Brasil inteiro acontece, ok, então estão redimidos).
Faça-me o favor, vc e seus patrões. A responsabilidade, e vc e seus colegas blogueiros não têm coragem de dizer, é do governo estadual, do qual vcs estão do lado e por seus interesses pecuniários.
O resto é blá,blá,blá de quem deveria por sensatez pelo menos não reproduzir certas falácias e meias verdades( que é uma mentira inteira) e parar de subestimar, afinal não existe só incautos por estas bandas.
Tem o dedo grande do sarney kkkkkkkkkkkk
huahuahauhauhauhauhauahuahuahuahuahu
Ta até parecendo comunista que cria inimigo ocultos pra justificar os males que faz
Vamo tirae a sarneizada do poder esse ano o poder e do povo
Sarney, ladrão! Devolva o Maranhão!!
Após 50 anos de escândalos de corrupção e muita bandalheira, a culpa agora é da oposição que age com o apoio da grande imprensa nacional. kkkkkkkkkk
Quem disso cuida , isso usa!!!!!!!!!!!
Essa a ideia de Sarney personificar o MA já não cola mais.
A campanha é contra Sarney, contra a miséria, contra as mortes, contra a corrupção, contra o que há de pior na política e na sociedade.
É campanha em favor do MA, em favor dos maranhenses.
CONTRA OUTRA, ESSA NÃO COLA MAIS.
Não consigo acreditar que Senador e ex Presidente José Sarney diante de coisas tão evidentes,tão verdadeiras e tão absurdas como as que estamos presenciando, venha a escrever um artigo propondo intriga da oposição aos fatos acontecidos.Das duas uma, ou o Senador José Sarney esta perdendo o juízo ou a calma,agora querer subestimar a nossa capacidade de entendimento ai o buraco é mais em baixo.O Senador pode ser homem das letras e de um conhecimento invejável disso não se tem nenhuma duvida por todas as façanhas que ele tem realizado e que presenciei nesses meus 47 anos de vida.Uma coisa é certa Senador,apesar de todas as mazelas que tem esse rico mais tão logrado Estado,carregamos no peito um sentimento de altivez por sermos nascido nele uma terra tão abençoada e tão molestada,somos sim desprovidos de:saúde,educação,justiça e tantos outros elementos essências para a vida dos Maranhenses,mas de uma coisa pode ter certeza, nem o senhor e nem ninguém poderá mesmo que eloqüentemente, nos chamar nem nos fazer de burros e idiotas,e em nome do povo Maranhense eu exijo respeito.