“PCdoB é o grande responsável por quantas Pedrinhas estejam ocorrendo Brasil afora”, diz advogado

Pedras, Pedrinhas, pedradas

*Pedro Leonel

Esta crônica pede licença para deixar de ser simples crônica: voa mais alto e pretende exibir fragmentos ou idéias para futuro ensaio, produto desta pena ou de outra, altissonante, dotada de melhor gênio. Em suma, a crônica não quer ser pedante; pede vênia, apenas, para não ser pedestre.

pedrinhasEvidente é que versaremos a tragédia de Pedrinhas com a dor, cores fortes e drama que galvanizaram a opinião pública daqui e de além fronteiras. E por Pedrinhas entenda-se, por óbvio, não apenas certa penitenciária, senão que todo sistema prisional do país.

Desde quando a crise atingiu aquilo que se supunha seu paroxismo ― com a crase sanguínea do degolamento de presos produto da luta interna das facções criminosas ― esperamos a poeira baixar para só então emitir estes conceitos. É o que a seguir tentaremos, cuidando para não ser contaminados pela emoção.

Pedrinhas, com todo seu hediondo festival de horrores e barbárie, não passa de mero episódio, emblemático que seja, de um problema de superlativa magnitude em muito superior à carnificina intramuros de uma penitenciária estadual.

Com efeito, alguém dotado de uma consciente objetividade das coisas, que lhe permita ampliar o horizonte de visão, já deve ter percebido que outra, bem mais grave e sangrenta, é a realidade que transcende a desgraçada e fatídica Pedrinhas. E essa realidade se chama o império das drogas, com o narcotráfico ensejando prisões em massa; e, nos presídios, prolongamento e fortalecimento do crime organizado dividido em facções rivais em contínua luta pela dominação dos mercados.

Diante disso, pesa-nos dizer, corrupção nos presídios, péssimos serviços de carceragem, masmorras medievais, mortes de presos por presos, ônibus queimados, imolação de inocentes, o inferno ministrado em doses diárias ― tudo isso não passa de reles subproduto de um mal maior.

Esse mal maior, fonte geradora dessa cataclismo social, dele ninguém cogita: sobre ele, todos, silenciam. E o fazem por cegueira, cumplicidade ou medo moral. Entre esses todos, sem receio pela generalização, se situam sem exceção honrosa aqueles que já tiveram oportunidade de deitar falação sobre o assunto. Todos são unânimes em reconhecer que Pedrinhas é grande usina da morte; mas não dizem que essa usina tem por combustível principal o fator drogas. O silêncio se torna bem mais acentuado e comprometedor quando deveriam apontar a responsabilidade, próxima ou remota, pelos fatos.

O que agora será dito não são meras alegações, pedras escolhidas a esmo com a só intenção de lapidar o nome alheio. São, ao contrário, verdades colhidas no noticiário de hoje e de ontem: talvez sirvam de pedradas para atingir o coração do monstro.

Já foi dito, vezes sem conta, desta coluna, que o Brasil é hoje um grande refém do narcotráfico internacional. Que é a FARC a principal mantenedora da exportação das drogas para o Brasil. Que a FARC é o braço armado do partido comunista na América Latina. Que todos os partidos comunistas, inclusive o tupiniquim PCdoB, estão reunidos programática e ideologicamente pelo Foro de São Paulo.

Ninguém é dono da verdade, mas todos têm o dever moral de aceitar a fidelidade aos fatos ― e deles retirar a conclusão lógica necessária. Nesse caso, não será hiperbólico dizer que o PCdoB, em larga medida, é o grande responsável por quantas Pedrinhas estejam ocorrendo Brasil afora.

*Advogado

39 pensou em ““PCdoB é o grande responsável por quantas Pedrinhas estejam ocorrendo Brasil afora”, diz advogado

  1. kkkkkkkkkkkkk
    Meu Deus, quanta vergonha eu sinto nesse momento. Quer dize que o PCdoB???Foi isso mesmo que eu li? O PCdoB é o responsável pelas degolas em Pedrinhas…

      • Analisando por este viés, podemos voltar mais um pouco e colocar a culpa nos árabes que fumavam haxixe, ou nos rastafaris da jamaica que adoravam um baseado. A CULPA PELAS DEGOLAS EM PEDRINHAS SÃO DELES

  2. Professor pedro fez um bom texto, indo além do que visto normalmente e ainda correto afirmar que o lucros da farc serve de sustentáculo para oxigenar esse comunistas.

  3. As favelas cariocas e o domínio das drogas no País começaram lá na época da ditadura militar, da qual o senador Sarney foi aliado incondicional, quando o País era dominado por aqueles que “combatiam o comunismo”. Muito simplista e bobo esse texto do advogado.

  4. Uma das críticas que a teoria penalista da “conditio sine qua non” recebe é que, por ela, pode-se voltar ao infinito para se localizar uma causa do crime. O que o nobre advogado fez foi justamente isso, pegou a parte espúria de uma boa teoria e aplicou em um caso atual, a fim de encontrar a causa que melhor lhe condiz. O autor do texto poderia ter esticado mais essa linha causal, iria chegar na década de 60 – festivais americanos de rock – woodstock – jovens fumando um baseado num show de rock. É , acho que o problema nasceu ali. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, a culpa é de vocês…se não tivessem a acendido aquele baseado!!!! Vocês, roqueiros do capeta são em larga medida, os grandes responsáveis por quantas Pedrinhas estejam ocorrendo Brasil afora.

    • caro amigo, na verdade acho q a culpa nao e desses citados acima, e sim de pedro alvares cabral q descobriu essa p…… . ou talvez do rei de portugal q financiou a viagem ou quem sabem dos pais deles q botaram aquele deliquente no mundo kkkk. e, agora tenho certeza q a culpa das pedrinha do brasil foi dos pais do rei de portugal q financiou a viagem de cabral em 1500 kkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Vocês estão tao desnorteados que perderam até a noção do bom senso… se é que algum dia tiveram…

  6. Não sabia que Pedro Leonel fumava maconha, pois é o que parece quando ele diz que precisamos “aceitar a fidelidade dos fatos” e se refere a esses “fatos” como “verdades colhidas do noticiário”.
    Desde quando noticiários jornalísticos são considerados “verdades”?
    Você, Gilberto Léda, como jornalista que é, sabe melhor do que eu que o jornalismo nunca apresentar apenas e tão somente fatos, mas sempre uma impressão sobre eles, que muitas vezes é tendenciosa.
    Então, Pedro Leonel, ou é desonesto, ou emburreceu, ou estava sob efeito de narcarcóticos quando escreveu esse texto. Minha conclusão.

  7. Pronto pessoal! Agora Roseana pode governar tranquila com mão de ferro como sempre fez. Já descobrimos de quem é a culpa. Afinal de contas, não interessa resolver o problema e sim em que pôr a culpa!

  8. Pronto pessoal! Agora Roseana pode governar tranquila com mão de ferro como sempre fez. Já descobrimos de quem é a culpa. Afinal de contas, não interessa resolver o problema e sim em quem pôr a culpa!

  9. Podia ter ficado calado. Tanto o Leotonel qnt o blogueiro metido a “imparcial” do ESTADO . Kkkkkkkkkkk ngm é besta. Vcs estão se enterrando.

      • Até concordaria com vc se dissesse que não é neutro, pois não existem pessoas neutras, todas já possuem preconceitos etc…mas imparcialidade?! Nunca mais cometa o desrespeito de dizer que todo jornalista é parcial. O fato de vc carregar um emblema antietico não o torna merecedor de nivelar os demais à sua baixeza.

  10. Putz… Mais baixo e rasteiro não poderia ser escrito. Soltar informações assim ao vento, sem embasamento ou fontes. Lamentável.

  11. Gilberto,
    O Mestre e Jurista Pedro Leonel, merece respeito! As pessoas contaminadas politicamente, não conseguem fazer críticas impessoais, misturam tudo. O mais grave, é que essa mistura de percepção, ocorre por pura incompetência de entendimento do texto.

  12. Não digo que seria o PC do B, mas o parceiro das FARC no Foro de São Paulo é o PT. Inclusive a revista America Libre, que foi fundada por membros desta organização política repleta de entidades terroristas e ligadas ao submundo, possui vários membros do PT e das FARC. Nunca é demais recordar o caso do PCC em SP, onde gravações demonstravam que membros de facções criminosas pediam votos para petistas. São os fatos.

  13. Fico perplexo ao ver um texto tão bem escrito falar tanta baboseira. Concordo com aqueles que pensam que Pedro Leonel ao se manifestar dessa forma estava sob efeito de narcóticos. Isto porque não quero acreditar que seja apenas a manifestação de um profundo ato de irresponsabilidade.

  14. Pronto eu sabia que chegariamos ao culpado o PC do B, pois é esse partido que comanda o Estado, isso tá parecendo com quando Edivaldo antes de assumir a prefeitura e já era o culpado por aquilo que Caostelo não fez.

  15. PCdoB, drogas, FARC…meu Deus! O advogado Pedro Leonel parece viver ainda nos anos de chumbo.
    Faltou dizer que os comunistas comem criancinhas…
    Quanta alienação!

  16. Estranho quando esse senhor “ADVOGADO” do diabo se manisfesta torcendo comentários sobre o narco tráfico. Pergunta: Quem mantem a droga no Maranhão e princialmente em São Luis é o pobre da periferia? Será que aqueles que fumam maconha à vontade, cheiram cocaína dentro das instituições, clubes, colegas de peladas de futebol,não contribuem para que esse situação nunca acabe?
    Vocês sabem de quem estamos falando e ficam sendo hipócritas em esconder as cabeças embaixo das coxas, como medo de citar quem são os poderosos que fazem à vontade isso há muito tempo em São Luis.Me responda essa senhor advogado! Agora vêm pregar em dizer que os presídios estão assim,por culpa exclusivamente dos poderosos que têm interesse que essa situação nuca acabe.Pois passam de pai pra filho, com certeza, ou tô mentindo? A justiça pega o pobre lascado da periferia..A grande droga tá no centro da cidade e essa mesma justiça protege tais situações, fechando os olhos pra mesma. Vá numa festa desses poderosos e veja o que acontece. Se todos estarão rezando.Se tiverem me processe por calunia. Ou então cale-se e não escreva bobagens…

  17. Respeito muito Dr Pedro Leonel pela sua história na advocacia neste estado, mas essa crônica foi horrível! Ele parte de suposições (pura e simplesmente subjetivas) para chegar a uma conclusão tosca. Concordo com o comentário do caro colega Thiago Silva Sampaio…

  18. Respeito o anticomunismo do Sr. Pedro Leonel. Desde quando foi procurador Geral do Estado nomeado por João Castelo. Mas não respeito como sensata essa sua tentativa criminosa de incriminar o PCdoB. Acho que ele morreu e esqueceu de deitar.

  19. Malabarismo jornalistico, politico e tendencioso;como se os leitores desse blog fossem idiotas e nao percebecem a intencao do blogueiro em desviar inultilmente, quem sao os verdadeiros responsaveis pelo caos na seguranca publica do maranhao.

    • pelo que vejo, vc não dos leitores mais inteligentes. sequer percebeu que o texto e um artigo, assinado pelo autor

  20. Na ânsia de atacar o PCdoB ele “esqueceu” que o PT, partido da presidenta que Roseana e o PMDB apoiam, também participa do Foro de São Paulo!!! Logo, Roseana também apoia as FARC e é responsável pelo tráfico de drogas no país e na America Latina !!! Eita raciocínio fraco !!!

  21. eita q vcs n tem vergonha mesmo n né, so faltva essa d querer culpar p PCdoB. vcs devem é procurar resolver o problema do q ficar cm essa sujeira

  22. Hahahahahahahaha PCdoB, FARC. A que ponto vocês chegaram. Não tentem transferir a culpa, a bomba estourou no (des)governo da governadora do PMDB, e não importa os esforços que vocês tentem fazer com esses artigos completamente esquizofrênicos. A culpa é de vocês SIM e agora o povo e a imprensa sabem disso, pro azar de vocês.

  23. Se O PC do B tem sua responsabilidade sobre isso por ter participado do Foro de São paulo, pela Ótica do Advogado. Imagine o PT, Partido aliado de primeira hora do Grupo Sarney aqui no Maranhão. Pois veja o que significa Foro de São Paulo:
    Foro de São Paulo (FSP) é uma organização criada nos anos 1990 a partir de um seminário internacional convocado pelo Partido dos Trabalhadores , juntamente com Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, convidou outros partidos e movimentos sociais e revolucionários da America Latina e do Caribe para discutir alternativas às políticas neoliberais dominantes na América Latina da década de 19907 8 e promover a integração econômica, política e cultural da região.

  24. Você esqueceu de dizer que os comunistas comem criancinhas.
    Aff!!!
    O nível de burrice (ou de má fé) realmente incomoda.

  25. O problema é descer a ripa na bandidagem porque bandido bom é bandido morto governadora colocar Carcará na secretaria.

  26. Gilberto,

    O Pedro Leonel afirmou que a FARC é o braço armado do partido comunista na América Latina, porém esqueceu de mencionar que esta mesma FARC sempre caminhou muito próxima do ex-presidente venezuelano Hugo Chaves, grande aliado de Lula e Dilma. O PT que íntegra o governo estadual, também é responsável pelo caos de pedrinhas, seguindo a linha de raciocínio do nobre Pedro. Será que tem como negar as ligações PT/Hugo Chaves/FARC???

  27. Caro Gilberto é difícil ignorar os fatos, tudo isso é resultado de uma conjuntura criada a partir de longos anos e agravada pelo governo do PT desde o então presidente lula. Todos sabem desde a época em que o mesmo assumiu a presidência da aproximação com governos ligados a narcotraficantes como Bolívia , Venezuela e outros mais. O mesmo partido que é disputado para apoiar a família Sarney e o então candidato Flávio dino. Agora deixemos de lado toda a politicamente e falemos como cidadãos. São mais de 40 anos no poder e o que somos hoje? Um estado miserável com um dos piores índices de IDH do Brasil. E aí eu pergunto será que não chegou a hora de mudarmos? À 40 anos testando a mesma coisa e a única coisa que mudou foi que o grupo Sarney ficou mais rico e o restante mais miserável. Não tenho certeza se Flávio dino é a solução mas tenho certeza de que mais quatro anos pra quem já está a quarenta no poder não é do que nós precisamos.

  28. Está certíssimo: como o próprio título do artigo diz, pretende-se apontar a responsabilidade “por quantas Pedrinhas estejam ocorrendo Brasil afora” – esse o primeiro ponto; e depois, é evidente que o tráfico de drogas é o motor dessa violência toda, no Brasil, ultimamente. Portanto, ligar o tráfico com as FARCs (que monopolizam a produção e distribuição), e daí, via Foro de S. Paulo, chegarmos aos partidos de esquerda (entre os quais o PC do B), com acordos assinados etc., é uma forma perfeitamente válida de silogismo (o problema é que o brasileiro médio de desacostumou de ligar causa e consequência, premissas e conclusão etc., e quando a verdade é feia demais apelam para a “tática de avestruz”)

  29. SE O BRASIL PERDER A COPA VAI SER CULPA DO PCdoB!!!!!!

    KKKKKKKK oôôôôôôôo KKKKKKK

    TEM CASA COISA, VIU??????

  30. “Nunca, na história deste país,” se escreveu tanta besteira em espaço tão pequeno. De tão simplista, o modo do cronista ver a realidade se torna mesmo ridícula. Quem sabe se ele tivesse lido um pouco da história da América pré-colombiana passasse a acreditar que os culpados de tanta violência por estas plagas fossem os índios Yamarás, os primeiros a usarem a Erythroxylon Coca para fins medicinais e religiosos. Ou talvez dos conquistadores Incas, responsáveis pela sua difusão pelos Andes… Cuide-se Flávio Dino, pois a tropa de choque dos Sarneys já está a postos!

Os comentários estão fechados.