Do Blog do Sabá
Houve um tempo que jornalistas eram ameaçados e morriam pelas balas covardes dos intolerantes.
Os tempos foram mudando e hoje o número de profissionais de comunicação assassinados caiu consideravelmente. Mesmo assim, o perigo ainda existe.
Alguns políticos tentam a cooptação, oferecendo dinheiro, muito dinheiro para calar comunicadores que fazem o dever de cidadão de denunciar e esclarecer a opinião pública contra atos irregulares ou ilegais. Este blogueiro já perdeu a conta de quantas vezes foi oferecido dinheiro para mudança de postura nas matérias que faço desde o distante ano de 1992.
Alguns políticos, por acreditarem que, pela influência, o poder e o dinheiro conseguem tudo, atacam membros da imprensa através da justiça, por meios de ações judiciais que tentam intimidar comunicadores e calar vozes divergentes.
Já respondi inúmeros processos judiciais por danos morais por conta de matérias que produzi ao longo de mais de 20 anos atuando no jornalismo em Caxias. Jamais fui condenado nesses processos. A justiça dos homens me inocentou em todos eles.
Para minha surpresa e indignação, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, está movendo contra mim o maior ataque contra um profissional de imprensa que se tem notícia na história do Maranhão.
O titular do blog está sendo alvo de 12 ações na justiça impetradas pelo chefe do executivo caxiense.
Em todas esses processos, um único crime é atribuído para este blogueiro. A de que eu o acusei de fraude e de desviar e aplicar indevidamente recursos públicos. Uma tolice sem tamanho e sem cabimento algum. São ações malucas e totalmente fora da realidade.
Continue lendo aqui.
O problema é que os jornalistas não estão isentos de responder pelos seus atos. Chamar alguém de ladrão não é tolice. Essa atitude de processar não parte só da oposição, mas, sim de todo cidadão caluniado. O ex-vice governador processou o jornalista Luis Cardoso. A justiça é o caminho democrático para se reparar danos morais. Se o jornalista tá com a razão, com certeza será inocentado.
É… Se o político ajuizou tantas demandas assim contra
um único jornalista parecem e abuso do direito de ação e, assim, perseguição política.
É bem diferente da situação de Flávio Dino.
Não é censurando não, Rapaz! É movendo um processo, isso faz parte da democracia. Qualquer cidadão pode processar e ser processado. Censurar é outra coisa!!!!
hum… ou seja: quando um oposicionista processa um jornalista é democracia. quando o Sarney processa o JP é censura… interessante sua “lógica democrática”
RAPAZ QUEM GOSTA DE CENSURAR JORNALISTA É A MÚMIA SARNEY , FOLHA DE SÃO PAULO BLOGUEIRA DO AMAPÁ E NINGUÉM PODE FALAR MAL DESSA MALDITA FAMÍLIA CORRUPTA.
é né?