Sarney: “Está acontecendo uma grande transformação em nosso Estado”

Coluna do Sarney

Está acontecendo uma grande transformação em nosso Estado, passando ao largo da consciência da opinião pública. É que estamos mudando o patamar de nossa economia agrária e extrativista para uma economia industrial e de serviços, com produtos nobres de alto valor e necessitando de uma força de trabalho qualificada, capaz de atender às necessidades presentes e do futuro. É notável o trabalho que o Estado, a Fiema e as grandes companhias estão fazendo para formação de mão de obra qualificada.

O porto do Itaqui, ou melhor, o conjunto portuário do Itaqui, que tem vários portos, como o de desembarque de combustível, o porto comercial, o de minério, o Tegram – terminal de grãos – que está sendo concluído, numa obra de grande proporções, a ampliação de vários terminais, como o da Vale, no qual ela investiu cerca de três bilhões de dólares, os terminais de cimento, a reativação da fábrica de pelotas e em breve, como esperamos, a localização da Terceira Esquadra, que será um grande avanço para o Maranhão, pela importância desse Comando. O Itaqui, assim, como eu sempre pensei, será o carro-chefe do Estado, na certeza de que em torno de um grande porto sempre se desenvolve uma grande civilização e área de progresso. O Itaqui é um dos dez mais importantes portos do mundo. Basta ver que só aqui e em Roterdã aportam os navios tipo 400 mil toneladas.

O gás do Maranhão já nos assegura também ser o nosso Estado o responsável por 50% do gás produzido em terra no Brasil. E os geó-logos acreditam que temos também petróleo e agora ele começará a aparecer nas perfurações que estão sendo feitas na plataforma. Nós já estamos produzindo, nas várias formas de geração de energia elétrica, 2,8 gigawatts, com grande perspectiva de crescimento. Já somos os responsáveis por 20% da geração termoelétrica brasileira e neste momento de seca estamos participando decisivamente para evitar qualquer crise. Agora mesmo, a dez quilômetros da atual usina de Santo Antônio dos Lopes foi descoberto um novo campo gigante, cuja perspectiva é que ele dobre o volume de gás do Estado, no caminho da profecia do Eike Batista, que, qualquer que seja o seu inferno astral, nós reconhecemos ter sido o pioneiro do gás do Maranhão – acreditou e investiu. Foi o único dos seus empreendimentos que não lhe deu a menor dor de cabeça.

O sul do Maranhão, que esteve quase se separando do Estado, hoje está integrado, graças ao trabalho de Roseana, que construiu todas as estradas daquela região e dirigiu para ela grandes investimentos, de modo que, hoje, o sul tem a grande fábrica de celulose da Suzano, a siderúrgica que falamos tanto em fazer em São Luís em fase de inauguração em Açailândia – a Aço Verde, do grande empreendedor Ricardo Nascimento -, enquanto o polo de Grajaú e o polo Agrícola de Balsas são responsáveis pelo Maranhão ter produzido no ano passado três milhões de toneladas de soja.

A Refinaria da Petrobras é favas contadas, ali já foram investidos 1 bilhão e duzentos mi-lhões de reais, e em maio os outros editais de continuidade da obra serão feitos. À frente desse esforço está o grande maranhense e ministro Edson Lobão, que também participa no caso do gás.

Em todos os municípios há obras estaduais, todos sendo ligados por estradas asfaltadas, já com o gigantesco esforço dos 43 hospitais já concluídos, das 10 UPAs, dos hospitais de alta complexidade, campus universitários, reflorestamento, fim da aftosa, reba-nho de mais de oito milhões de rezes e sobretudo a certeza de que o Maranhão é um estado em que o investidor pode vir e investir porque aqui se considera o empresário uma alavanca do progresso.

O programa contra a pobreza tem assegurado apoio à agricultura familiar, melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados e a sintonia com os programas de Lula e da pre-sidente Dilma tem feito com que diminua a mortalidade infantil, aumente a expectativa de vida e melhorem dos índices sociais.

11 pensou em “Sarney: “Está acontecendo uma grande transformação em nosso Estado”

  1. Presidente SARNEY, tem muita gente com raiva e descontente com o sucesso do MARANHÃO.
    Presidente, a Coluna do Sarney sem dúvida vai enforcar muitos invejosos.
    Presidente, eles não querem admitir que o MARANHÃO foi preparado para ser um dos principais centro das atenções do país, com o crescimento em ritmo acelerado.
    No mais, meu respeitoso sincero reconhecimento como MARANHENSE, e meu sincero abraço a sua EXCELÊNCIA Presidente.
    Saudação do Conselho A FORÇA DAS COMUNIDADES.

    • Sebastião… não é Presidente e sim Ex presidente, agora vai defender ele em praça publica da área Itaqui Bacanga que tu vai ser linchado

  2. Ou quem escreveu esse texto não conhece verdadeiramente o MA, ou deve ter surtado, sonhado ou estar drogado. O MA que conheço vive uma crise na saúde tão grande que é obrigado se encostar em seu primo pobre para atender sua miserável população. Na segurança, nem preciso falar. Basta ver as manchetes dos jornais locais e nacionais. A educação é uma tragédia. No meu trabalho, atendo todos os dias jovens, que cursando o segundo grau não sabem escrever seus próprios nomes. A única coisa grandiosa nesse estado é a cara de pau dos políticos, que estão gastando dinheiro público para fazer aquilo que a lei eleitoral não permite, ou seja, campanha eleitoral extemporânea. Mantém o povo pobre para poderem encabrestrá-lo e assim perpetuarem esse estado de miséria que graça em nosso estado de norte a sul. Maranhão, Estado rico de povo paupérrimo.

  3. ainda bem que esse senhor reconhece as mudanças no maranhão, que vão desaguar na expulsão do seu grupo politico do meu estado que tanto amo!!

  4. ALEX, o meu pronome de tratamento com a ILUSTRE PERSONAGEM a qual me orgulho de ser dele conterrâneo, sempre foi de PRESIDENTE SARNEY. Sei que ele não é mais o nosso PRESIDENTE DA REPÚBLICA e nem do SENADO FEDERAL, mas pra mim e para muitos conterrâneos, ele será sempre e eterno PRESIDENTE. No mais, jamais serei um dia linchado defendendo SARNEY em qualquer PÇA PÚBLICA da CAPITAL MARANHENSE, e principalmente na minha querida e revolucionária Área Itaqui – Bacanga, por dois e indispensáveis motivos, um o SARNEY representa um histórico de respeito pelo MARANHÃO, e o outro é que eu tenho muito serviço prestado em nossa região e tenho discurso onde chego e você sabe disso. Portanto companheiro, espero que não tenha a visão tão escura e procures refletir o passado e o atual momento do nosso querido MARANHÃO.

Os comentários estão fechados.