A escola de Codó e as escolas de Caxias e Matões

codóA mídia ligada ao comunista Flávio Dino faz a maior festa desde ontem (9) porque uma reportagem do Fantástico mostrou a precariedade – na verdade, a desumanidade – do ensino público municipal em algumas cidades brasileiras e incluiu na reportagem uma escola de Codó.

Veja aqui a reportagem completa.

“É culpa dos Sarney”, repetem, como um mantra. Como sempre fazem.

Na ânsia de atacar os adversários, contudo, esquecem (ou fingem esquecer), que ensino público municipal é responsabilidade das prefeituras.

É o prefeito de Codó, Zito Rolim (PV), quem deve satisfações à sociedade por manter na cidade que administra uma escola em tão precárias condições.

Para os oposicionistas, isso pouco importa.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Rubens Júnior (PCdoB), aproveitou para republicar o assunto em seu site pessoal.

Fantástico destaca precariedade da educação maranhense“, diz o título do comunista, como se a culpa, repise-se, do estado fosse.

Aproveitando o ensejo, o deputado, por sinal,  poderia republicar em seu site matéria da Band sobre as condições precárias de escolas municipais em Caxias e Matões (reveja).

Duvido…

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Band mostra escolas de palha em Caxias e Matões

14 pensou em “A escola de Codó e as escolas de Caxias e Matões

  1. Sou leitor assiduo, do seu blog, e apesar de termos opinioes divergentes a maioria dos assuntos aqui postados, eu desta vez, venho corroborar com a sua opinião! a verdade mostrada ontem no Jornal Nacional, não é contextual, e sim, uma realidade imposta em todo o Brasil. com certeza eles nao foram visitar os confins do Amazonia, Rondonia, Pará, Tocantins, enfim, não estou aqui dizendo que o se passa em Codó tem como respaldo a triste realidade brasileira, trabalho com prefeituras, e conheço bem a maioria dos administradores. tem muita gente com o interesse em somente usar da politica para realizar seus desejos pessoais, mais tambem tem muita gente boa! tanto do lado governista como da oposicao! Acho um oportunismo sem tamanho estas criticas! alias, tudo que acontece neste país sem futuro (alias temos, futebol, bbb e outras coisitas mas), de ordem politica, cria-se uma verdadeira caça as bruxas, pobre coitado do Sarney, maior de todas. é uma pena que muita gente não entende que o problema do nosso estado não é Sarney, e sim os vereadores, lideres de comunidades e prefeitos, porque são estes sim, a verdadeira praga que dilapida o patrimonio publico em benesse de si e dos proximos! o prefeito de Codó é um homem sério! que busca de todas maneiras possiveis trabalhar pra diminuir estes problemas, não se corrije defeitos de seculos em 8 anos! Codó tem uma historia de senhores feudais, desde a época dos algodões, alias, não só Codó, mais a maioria dos municipios maranhenses, poucos trocam de gestão, geralmente são capitanias hereditarias, pai, filho,avô e por ai vai! portanto, a oposição deveria ser mais cerebral e menos emotiva em fazer criticas infundadas e a propria Globo deveria ser mais ampla ao criar este tipo de debate! a educação brasileira estatal na verdade é algumas ilhas de excelencias cercada de mares doentes e infectados por lixos politicos!

  2. O que vimos foi apenas a casca, com certeza se olharmos mais de perto a educação não só nessas duas cidades mas no estado, ou até mesmo no pais inteiro veremos uma situação caótica, constrangedora e acima de tudo imoral

  3. Escolas assim são comuns em todo o estado…não na sede, pois “dá mais na vista”, mas em comunidades rurais…

  4. Gilberto, além disso, a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc/MA) vem buscando fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios na área educacional, no intuito de melhorar realidade do ensino no estado.
    Em parceria com o MEC, estamos orientando noventa municípios maranhenses na elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação, que traçam metas e estratégias para a melhoria da educação de forma individualizada a cada realidade municipal.
    Além disso, realizamos em 2013, em parceria com a UEMA e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (UNDIME-MA), orientação técnica aos 217 municípios, permitindo a elaboração dos Planos de Ações Articuladas (PAR). O que garante às redes municipais de ensino captar recursos voltados à construção e reformas de escolas, aquisição de carteiras, lousas, e demais mobiliários, além da formação continuada de professores.
    Ainda no ano passado, realizamos quatro Seminários de Integração Estado e Municípios, reunindo prefeitos e secretários municipais de educação, onde colocamos a disposição das redes municipais todos os programas e projetos implementados pelo Maranhão.
    Somente juntos, União, Estados, Municípios e toda a sociedade, vamos vencer os desafios para oferta de uma educação pública de qualidade.

  5. Em Matões foi mudado sim, foram construída 40 escolas inclusive essa que foi mostrada na Band os alunos agora estudam numa escola com seis salas, e tem onibus com monitora que vai buscar todos os dia os 16 alunos desse povoado e só essa escola tem 300 alunos. E funciona matutino e vespertino

    • Bem… em Codó foram construídas e equipadas 150 novas salas de aula, segundo a Prefeitura… isso muda alguma coisa pra vc?

  6. AS ESCOLAS DE CODÓ SE COMPARANDO COM AS DE MIRADOR TÁ È UMA MARAVILHA, É SÓ CONFERIR PRA VER O VERDADEIRO DESCASO.

  7. So nao esqueca q quem faz o transporte dos alunos da rede estadual sao os onibus da rede municipal. Sem nenhuma contrapartida do governo do estado. Ou seja, se nao tem nem dinheiro para colocar combustivel em onibus escolar eu vou acreditar q o Estado esta fazendo algo pela educacao?

  8. Talvez quem seja culpado por essas mazelas de fato é a oposição, é cada uma mesmo…mas não se pode esperar outro tipo de pauta, esse tipo de notícia talvez fosse melhor vcs governistas nem publicarem, porque pega mal pra Rosinha, pois diante desta realidade nem se tem argumentos válidos pra que seja justificado o tal absurdo, e ainda tentam subestimar a inteligência dos leitores, jogando o nome da oposição no meio da história. Ficam sempre com o mesmo mimimimi oposição caiu em cima mimimimi mídia sulista…já deu cara

      • Então tá pega aí essa chuva de fatos, o governo destina pra Codó 137.883.383,40 anuais (fonte: portal da transparência), fora outros tipos de verbas que recebem via federal. Será que com essa dinheirama toda não sobra nada pra se comprar um pote de água, ou cagar decentemente numa privada do colégio???
        Pior é tentar desviar o foco do fato, puxando a oposição pro meio…é bem lamentável, mas já era o esperado pela blogosfera miranteana.

  9. É óbvio que a questão Codó trata-se apenas de uma pequena amostragem do que acontece no Estado, e que só veio a tona porque deve existir interesses pontauis para que fosse mostrado. a própria Secretaria de Estado da Educação sequer consegue acompanhar a realidade das escolas estaduais. Há alguns meses atrás protocolamos denuncia junto a Ouvidoria da SEDUC com relação aos desmandos que acontecem em Tuntum sob os auspícios da Regional de Barra do Corda. Encaminhamos uma relação de professores “fora de sala de aula” os quais usam do expediente, ja conhecido, da terceirização das atividades docentes. O próprio Secretário de Educação do Municipio, está inserido nesta situção. Infelizmente, a SEDUC não qualquer atitude, e os alunos padecendo da falta de professores em algumas disciplinas ou tendo aulas com professores desqualificados para tal. Na Semana Pedagógica que deu inicio ao ano letivo de 2014, só na Escola José Pinheiro ficou constatado que mais de 50% do professores são contratados pela Prefeitura, os quais substituem os que não trabalham e/ou exercem funções também na Prefeitura Municipal, acumulando, irregularmente funções e por sua vez recebendo proventos indevidos. Será que neste Estado só pensam em eleição? nada é levado a sério? Educação não se faz somente com boas intenções. Com a palavra o Sr. Pedro Fernandes.

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