Aparte: os bastidores da Câmara de São Luís

SEMANA FOI AGITADA

Depois de uma semana parada em função da falta de quórum qualificado para realização das sessões ordinárias, a Câmara Municipal de São Luís retomou suas atividades com uma semana agitada. Antecipação da Eleição da Mesa Diretora, convite para secretário explicar o fato de uma empresa funcionar dentro da própria secretaria, ocupação e protestos foram alguns dos ingredientes que ocorreram na Casa.

astroAGORA É CANDIDATO

Depois de muito “disse-me-disse” sobre a antecipação da eleição da Mesa da Câmara de São Luís, o vereador Astro de Ogum (PMN) desabafou, aliviado, durante pronunciamento na última segunda-feira (24). “Agora posso dizer que sou, sim, candidato a presidente da Câmara de São Luís”. Com ou sem adversário, ele será eleito em abril. É só esperar.

ELEIÇÃO ANTECIPADA

Os vereadores de São Luís aprovaram, na terça-feira (25), em primeiro turno, o projeto de emenda à Lei Orgânica que modifica a data da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal. De acordo com a proposição, de autoria do vereador Marquinhos Silva (PRB), o pleito interno será antecipado em pelo menos nove meses e está previsto para acontecer no início de abril. A previsão era de que a eleição para a Mesa Diretora acontecesse já no dia 7 de abril. No entanto, essa será a data da apreciação em segundo turno do projeto, o que fez com que nova previsão para a eleição seja o dia 9 do próximo mês.

Roberto Rocha: com PPS, não

OUTRO OLHAR NA DISPUTA

Se o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) por acaso for eleito senador nas eleições deste ano, o resultado da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que deve ocorrer no próximo mês, ganha ainda mais importância. É por isso que o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) começa, sim, a ter certa preocupação com o assunto.

FILA PARA O EXECUTIVO

Já imaginou se Edivaldo Júnior renuncia ou é cassado (o que, convenhamos, é pouco provável)? Com a desincompatibilização de Roberto Rocha para ser senado – repise-se, na hipótese de vitória em outubro -, quem entraria no primeiro lugar da fila para a Prefeitura é justamente o presidente da Câmara. Situação idêntica à hoje vivida no Governo do Estado.

FALANDO O MESMO IDIOMA

Os vereadores estão falando o mesmo idioma quando o assunto é antecipação da eleição da Mesa da Câmara: todos de acordo. Um deles é o presidente da Câmara de São Luís, Isaías Pereirinha (PSL). Ele disse que apoia incondicionalmente a candidatura do colega Astro de Ogum (PMN) à sua sucessão. Dou uma conta no Bradesco para quem adivinhar por quê.

MUSEU DO ESPORTE

A vereadora Bárbara Soeiro (PMN) levou ao plenário da Câmara, pedido de indicação para que governadora Roseana Sarney (PMDB) dê cumprimento à medida aprovada pela Casa solicitando a implantação do Museu do Esporte no Complexo Esportivo do Castelão. O Museu servirá para reunir o acervo que narre a história do esporte maranhense, valorizando a bibliografia esportiva do estado.

USO DO BEM PÚBLICO

O vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição, denunciou durante a semana que há mais de 20 anos o consultor Manoel da Cruz, contratado pela Prefeitura, comanda toda a estrutura de transporte de São Luís usando a estrutura da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). A Consultrans tem um contrato de R$ 1,3 milhão, assinado durante passagem da secretária Myriam Aguiar pela pasta, para organizar o transporte coletivo na cidade. “A empresa tem em suas mãos todas as comunidades carentes da Grande São Luís incluindo a zona rural. É a empresa que decide quem e qual comunidade terá mais ou menos ônibus”, disse.

ALVO DE DISCUSSÕES

Insatisfeito com a situação, o líder da oposição apresentou requerimento em que convida o secretário Carlos Rogério para explicar a relação da SMTT com a Consulttrans. O encontro será realizado no dia 8 de abril. Presidente da Comissão de Transporte, Câmara quer ouvir do secretário os verdadeiros motivos que levaram a empresa a se instalar dentro da secretaria usando a estrutura do erário público.

LIXÃO DO TOM & JERRY

O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) solicitou à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a construção de uma creche em um terreno baldio que pertence à Prefeitura de São Luís. O terreno fica localizado no Planalto Vinhais II, ao lado da escola municipal Tom & Jerry e, atualmente, vem sendo utilizado pelos moradores do bairro como depósito para lixos e entulhos.

VOLTOU PARA SER LÍDER

Três dias depois de anunciar a saída do vereador Honorato Fernandes (PT) da liderança do governo, a Prefeitura anunciou o novo ocupante do posto. Trata-se do vereador Osmar Filho (PSB), que voltou à Casa em substituição a Helena Duailibe (PMDB), hoje secretária de Saúde.

DE OLHO NA LIDERANÇA

Como o blog lembrou na semana passada, o vereador Pavão Filho (PDT) articulou nos bastidores para assumir a liderança do governo na Câmara. Pavão chegou a ‘bater assas’ e a fazer de tudo para derrubar do posto o colega Honorato Fernandes (PT). Ele até conseguiu seu objetivo, mas não obteve êxito na missão seguinte: representar o governo na Casa. Para o lugar de Fernandes, o escolhido foi Osmar Filho (PSB).

chaguinhasQUEBROU E TRINCOU

O vereador Francisco Chaguinhas (PSB) fez pronunciamento na Câmara nesta quarta-feira (26) para criticar a administração de São Luís pela profusão de buracos que pontuam toda a malha viária da Capital. Segundo ele, trata-se de uma irresponsabilidade do poder público municipal. “A situação é tão crítica que o São Cristóvão quebrou que trincou a Cidade Operária”, disse Chaguinhas, que utilizou o tempo na tribuna para falar do seu arrependimento em ter se filiado ao PSB. O parlamentar disse ainda que chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para tapar buracos no bairro.

pmMISTÉRIOS DA MEIA-NOITE

Os policiais militares do Maranhão decidiram na noite de quarta-feira (26) paralisar as atividades por tempo indeterminado. Após a assembleia da categoria, os militares resolveram ocupar o estacionamento da Câmara Municipal de São Luís. O mais interessante é que a ocupação aconteceu justamente no dia em que o plenário da Casa aprovou indicação da vereadora Rose Sales (PCdoB) pedindo ao Governo do Estado a anistia do Cabo Campos e do Soldado Alexandre Leite, que foram presos pela secretaria de segurança do Estado por reivindicarem melhorias para a categoria. É muita coincidência, ou não é?

Em contato com o blog, a vereadora Rose Sale garantiu que não tem qualquer envolvimento com a organização do movimento. Segundo a comunista, ela apenas foi procurada por parentes dos militares presos e intercedeu por eles. “Atuei como uma defensora dos direitos humanos que sou”, disse.

REUNIÃO COM GREVISTAS

O presidente em exercício da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), recebeu no final da manhã de quinta-feira (27), em seu gabinete, as lideranças do movimento grevista dos policiais militares, garantindo buscar uma intermediação junto ao Governo do Estado, com relação às reivindicações da categoria.

NÃO É DE ALÇADA DA CÂMARA

“Esse é um assunto que não é de alçada desta Câmara. É da esfera estadual, mas aqui é a casa do povo e temos que ouvir, conversar e saber o que é melhor para a sociedade”, disse Astro de Ogum, logo após manter contato telefônico com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto. Astro de Ogum estava acompanhado de uma comissão, formada pelos colegas Pavão Filho (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Ricardo Diniz (PHS), Marquinhos (PRB) e Beto Castro (PRTB). Todos eles concordaram com a decisão de Astro de Ogum.

ABANDONADO

Apesar da receptividade, a aliados Astro de Ogum reclamou  da ocupação. “Meus babalorixás me abandonaram”, disse, ao saber que o estacionamento da Casa estava tomado por grevistas.

VIRADA NO TRE

O vereador Beto Castro (PRTB) conseguiu uma virada contra o suplente Paulo Roberto Pinto (PRTB), o “Carioca”, e manteve-se no mandato. Por 4 votos a 3, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão acatou os embargos de declaração da defesa do parlamentar e reformou decisão anterior que lhe cassava o mandato.

beto_castro

“INFELIZ ANIVERSÁRIO”

O vereador Marlon Gracia (PTdoB) completou ontem (27) 46 anos. E uma grande festa para comemorar a data chegou a ser montada. Entretanto, foi abortada depois que Garcia soube que seu desafeto Beto Castro (PRTB) havia conseguido a virada no TRE. Ontem, ao saber da decisão, o líder do PTdoB na Câmara desabafou: “Eu faço aniversario e quem ganha presente é meu adversário”.

CHAPA QUASE FECHADA

A chapa que vai disputar o comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2015-2016, já está quase fechada. A eleição será dia 9 de abril. Após intensa articulação, a nova composição ficaria assim: Presidente: Astro de Ogum (PMN), 1º vice-presidente: Chico Carvalho (PSL), 2º vice-presidente: Josué Pinheiro (PSDC), 3º vice-presidente: Ricardo Diniz (PHS), 1º secretário: Pavão Filho (PDT), 2º secretário: Pedro Lucas (PTB), 3º secretário: indicação do PTdoB, 4º secretário: a definir, 5º secretário: a definir. É aguardar e conferir…

4 pensou em “Aparte: os bastidores da Câmara de São Luís

  1. Só uma correção: o Roberto Rocha não está aventurando, meu caro. Ele tem grande chance de se eleger.

    • vdd… já até fiz uma correção no texto, pq nem se desincompatibilizar do cargo ele precisa para ser candidato, só se for eleito é que precisa deixar a vice-governadoria…

  2. Gilberto , vice não precisa se desencompatibilizar para concorrer a eleição no Parlamento . Vice não ocupa mandato ,é regra três .

Os comentários estão fechados.