O município de Coroatá comemora 94 anos de fundação nesta terça-feira (08) com uma programação diversificada preparada pela prefeita Teresa Murad (PMDB). As festividades começaram domingo (06) com a Virada Esportiva e prosseguem com diversas atividades, entre elas a gincana cultural e o sorteio de 1.000 casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
O domingo foi dedicado à prática de esportes em várias modalidades. As atividades esportivas começaram às 8 horas no Largo da Juventude e no Complexo Esportivo de Coroatá (Ginásio de Esportes). Estiveram presentes ensinando os principais fundamentos do esporte os melhores professores das seguintes modalidades: voleibol, basquete, handball, badminton, atletismo, ginástica rítmica e ginástica olímpica. A ação foi realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer do Município.
Nesta terça-feira, as comemorações serão iniciadas às 7hs com hasteamento de bandeiras e o tradicional corte do bolo. Logo em seguida, uma supergincana cultural com R$ 15.000,00 em premiação movimentará a juventude.
Casas – Às 17hs, a Prefeitura de Coroatá e a Caixa Econômica Federal farão o sorteio de 1.000 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, na Praça José Sarney. Cerca de 7.000 coroataenses se inscreveram no programa. A cidade já tem imóveis do Minha Casa, Minha Vida no conjunto habitacional Dom Reinaldo Punder.
Além das 1.000 famílias que serão beneficiárias do programa, outros 300 cadastrados comporão uma lista de suplentes. “Vamos continuar com as politicas públicas que tanto nos orgulham e ajudam os coroataenses que mais precisam”, disse a prefeita Teresa Murad.
As obras das 1.000 unidades de habitação estão com 40% dos serviços concluídos. O investimento é financiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). “O Minha Casa, Minha Vida é um direito de todos”, afirmou a prefeita.
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Neusa Muniz, disse que os imóveis são de boa qualidade e bom acabamento, com equipamentos públicos, creches e escolas. “Este é um patrimônio que o coroataense vai receber para abrigar sua família e ter tranquilidade”.
A Virada Esportiva reuniu jovens em minimaratona, dividida em 100, 200 e 300 metros com participantes de diferentes faixas etárias. Outros esportes foram praticados no Largo da Juventude como e no Ginásio. Todas as modalidades foram supervisionadas e instruídas por profissionais de educação física ou ex-jogadores profissionais durante todo dia.
Segundo informou o secretário da Casa Civil de Coroatá, China Barros, existe um projeto para implantação de escolinha de incentivo ao esporte. “É um projeto muito audacioso, mas que terá o apoio da prefeita Teresa Murad em todos os sentidos. Também já existe a possibilidade de ser organizada uma 2ª Virada Esportiva devido a grande aceitação dessa primeira pela população. A juventude da nossa cidade merece”, concluiu ele.
(As informações são da Prefeitura)