Embora tenham até comemorado a emissão de uma nota pela dupla PPS/PSDB que lança luz sobre a possibilidade de uma ampla aliança de todos os partidos de oposição (reveja), os comunistas do Maranhão na verdade entenderam o recado que tucanos e popular-socialistas deram na noite de ontem ao soltar o comunicado.
O texto é claro ao admitir que uma composição com PCdoB, PSB e PDT só será possível se esses partidos concordarem em recomeçar do zero a discussão sobre a chapa majoritária.
“O PPS e o PSDB […] alertam para a urgente necessidade do realinhamento das alianças necessárias para o enfrentamento da disputa eleitoral e a para a consecução de um projeto de mudanças reais que traga dias melhores para o povo maranhense. O realinhamento dessas alianças passa necessariamente pela rediscussão da chapa majoritária do candidato da oposição”, diz o comunicado.
Como o candidato a governador dos comunistas está definido, assim como o candidato a senador, que vem do PSB – e o candidato a vice já está encaminhado, após indicação do PDT -, ao condicionar a aliança a essa rediscussão, PPS e PSDB, na verdade, criam um cenário no qual seria praticamente impossível a composição.
E abrem caminho para a possibilidade real de formação do que as duas legendas intitularam “Bloco PPS e PSDB”.
É isso mesmo. O PSDB e o PPS não devem ficar nem no barco do Grupo Lobão e tampouco no Grupo do Flávio Dino, pois ambos sempre rechaçaram os partidos. Agora que a disputa está difícil ambos querem PSDB e PPS ao seu lado. O melhor que estes partidos fazem é marcharem juntos, principalmente pelo fato que o Sen. Aécio precisa de um palanque no Estado.
Procede a informação de que a SMMTT parou?
desde ontem havia essa possibilidade. confesso que não sei se confirmou…