Aparte: os bastidores da Câmara de São Luís

SEM AR E SOM… SEM SESSÃO

Depois de passar uma semana fechada por causa da ocupação dos policiais militares e bombeiros, a Câmara Municipal voltou à rotina de trabalhos. Mas como os sistemas de som e de ar apresentaram falhas, a Casa realizou apenas duas sessões: segunda e quarta.

QUEIMANDO SOM

No caso do som, dizem que a culpa pela pane no sistema foi do vereador Estevão Aragão (SDD). De tanto falar em “soltar uma bomba”, o “solidário” acabou “queimando” o som da Casa. Na segunda-feira (7), era ele quem falava ao microfone quando o sistema parou de funcionar.

CLIMA QUENTE

O clima esquentou essa semana na Câmara Municipal. Mas não foi por causa da pane no sistema elétrico. Os “metereologistas” que acompanham o dia-a-dia no Legislativo garantem: o “ar quente” que deixou a temperatura bastante elevada foi provocado pela indicação de alguns integrantes da Mesa Diretora na chapa do vereador Astro de Ogum (PMN), eleito em eleição antecipada na quarta-feira (9).

astroCULPA DA SMTT?

Falando nisso, os vereadores aclamaram na quarta-feira (9) Astro de Ogum (PMN) o novo presidente da Câmara Municipal. A vitória de Ogum só não foi unânime porque Ricardo Diniz (PHS) deixou de votar. Ele ficou preso num engarrafamento, e não conseguiu chegar a tempo à sessão.

DIVERGÊNCIA NA MESA

A composição da Mesa que vai tomar posse somente em fevereiro de 2015, foi definida na noite de segunda-feira (7), com algumas divergências: Pavão Filho (PDT) almejava a 1º vice-presidência e resistia à indicação do vereador Francisco Carvalho (PSL) para ficar com o cargo. Ele chegou a ameaçar não compor com a chapa. No entanto, o próprio Pavão não nutria simpatia da maioria dos colegas que não aceitavam nem que o pedetista fizesse parte da Mesa.

NOVA COMPOSIÇÃO

A nova Mesa Diretora que tem Astro de Ogum (PMN) como presidente, ficou assim: 1º vice-presidente Francisco Carvalho (PSL), 2º vice-presidente Josué Pinheiro (PSDC), 3º vice-presidente Ricardo Diniz (PHS), 1º secretário Pavão Filho (PDT), 2º secretário Pedro Lucas Fernandes (PTB), 3º secretário Marlon Garcia (PTdoB), 4º secretário Bispo Paulo Luis (PRB) e 5º secretário Professor Lisboa (PCdoB).

joaquimDESRESPEITO AO DECANO

A vereadora Bárbara Soeiro (PMN) foi uma das que contestaram a indicação de alguns integrantes para compor a Mesa Diretora no biênio 2015/2016. A líder do PMN na Casa criticou a falta de respeito com o decano da Câmara, José Joaquim (PSDB). Para Bárbara, pela experiência que tem no parlamento, José Joaquim não deveria ter ficado de fora da nova composição.

PERSPECTIVA E TRABALHO

Depois que foi aclamado novo presidente da Câmara, Astro de Ogum concedeu entrevista, falou como construiu a unidade para a sua candidatura e comentou a possibilidade de entrar na fila para o Executivo Municipal, em caso de vitória do vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), candidato ao Senado. Em todos os assuntos abordados, ele disse que “a perspectiva era de muito trabalho e responsabilidade”.

astroTOMADO PELA EMOÇÃO

Em caso de renúncia ou cassação do prefeito Edivaldo Júnior (PTC), o que é pouco provável, e com a saída de Roberto Rocha (PSB) em caso de vitória nas urnas para o Senado, quem passa a ocupar o cargo de vice-prefeito é o presidente da Câmara. Talvez por isso Astro tenha sido tomado pela emoção.

OUTRO COMPENSADO

Francisco Carvalho (PSL), que foi eleito vice-presidente da Câmara, também poderia ser compensado com a possível saída do vice-prefeito para o Senado. O social liberal ganharia a Presidência da Casa.

QUEM ASSUMIRIA ESTE ANO?

Se ainda neste ano o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) resolver tirar licença do cargo, pode provocar uma situação no mínimo intrigante. É que, no atual momento, na condição de pré-candidato a senador, o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) não pode assumir o cargo porque assim se tornaria inelegível. Situação semelhante à do presidente da Câmara, vereador Isaías Pereirinha (PSL), pré-candidato a deputado federal. Nessas condições, quem poderia assumir o comando da Prefeitura era o atual vice-presidente da Câmara, Astro de Ogum (PMN). Ele é o único dos três na linha sucessória que não é pré-candidato.

pereirinha11VOLTANDO AO COMANDO

A sessão que marcou a eleição antecipada da Mesa Diretora também marcou a volta do presidente Isaías Pereirinha (PSL) à Casa. Após um longo período de afastamento – que coincidiu com o “estouro” do escândalo Bradesco -, Pereirinha reassumiu a presidência da Câmara e garantiu que ficará no cargo, a menos que a saúde não permita. “Estou aqui, de volta ao trabalho, para tocar as atividades do parlamento até o fim deste ano, se Deus permitir. Com o meu retorno, eu me comprometi com o vereador Astro de Ogum que nenhuma medida tomada por ele, durante minha licença, será modifica. Vou acompanhá-lo para que ele possa me ajudar a comandar esta Casa e iremos colocar esta Câmara em ordem”, declarou.

REAJUSTE ILEGAL

O projeto 22/2014 da Prefeitura de São Luís, que concede gratificação de 20% aos Guardas Municipais, chegou à Câmara na segunda-feira (7). Votado na quarta-feira (9) em regime de urgência, foi aprovado totalmente irregular, segundo aponta ao líder da Oposição, vereador Fábio Câmara (PMDB). A matéria, além de não haver seguido os trâmites legais, também fere dispositivo da legislação eleitoral que impede o Poder Executivo em todas as esferas, de conceder aumento salarial num prazo de 6 meses, por causa das eleições.

EM TEMPO: a prefeitura de São Luís volta a enganar os servidores. Mesmo o projeto tendo sido aprovado de maneira irregular, o Executivo não tem como conceder o benefício já que o impedimento está previsto na Lei nº 9.504/1997.

REVIRAVOLTA REPERCUTE

A decisão de Luis Fernando (PMDB) de abdicar da disputa para o Governo do Estado – e sua substituição pelo senador Edison Lobão Filho (PMB) – causou repercussão na Câmara nesta semana.

sebastiao‘CENÁRIO MUDA MUITO’

Vereadores próximos do grupo Sarney levaram um choque com a mudança da candidatura do grupo. Os parlamentares ainda estão digerindo a mudança abrupta e outros estão pouco interessados na disputa majoritária. O vereador Sebastião Albuquerque (DEM), ainda se recuperando de uma cirurgia, disse que precisava pensar antes de falar sobre o assunto. “O cenário muda muito. Precisamos pensar um pouco como vai ficar”.

CÂMARA FAZ ALERTA

Cinco meses depois de ser notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Prefeitura de São Luís ainda não tomou providências para evitar que o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado venha a ser fechado, por causa do Aterro da Ribeira. O alerta foi feito pelo vereador Fábio Câmara (PMB), líder da oposição na Câmara. Segundo o peemedebista, em novembro do ano passado a Anac notificou a Prefeitura, após uma indicação de sua autoria alertando os riscos de acidentes entre aeronaves e aves como urubus. “Fiz minha parte ao apresentar um documento cobrando providências em relação ao acumulo de lixo que favorece a proliferação de urubus e, leva risco às operações de pouso e decolagem de aeronaves na capital maranhense. A prefeitura foi alertada, mas até agora nada foi feito”, disse.

18 pensou em “Aparte: os bastidores da Câmara de São Luís

  1. Meu amigo, só a título de retificação… A vedação para concessão de recomposição acima da inflação é apenas para a esfera que terá eleição… Assim, em 2014 a vedação é ao Estado e não ao município… Dê uma olhada na redação do art. 73 da Lei nº. 9.504/97.

  2. O único objetivo de Fábio Câmara é causar movimentação com o que ele chama de trabalho de oposição. Ele cobra, diz q fiscaliza, no entanto, não se vẽ nenhum trabalho dele efetivo como legislador, além de fazer hora em nome de Ricardo Murad.

  3. Tenho costume de acompanhar muitos blogs, mas quando vejo matérias que tem o nome desse tal de Fábio Câmara, eu fico simplesmente enjojada!!!Homem sem caráter, que não passa de ser pau mandado!!!

  4. COM A SAIDA DO VICE-PREFEITO PARA O SENADO VAMOS CHAMAR PARA SEU LUGAR BITA DO BARÃO, POIS SÓ ASSIM A CAMARA DE SÃO LUIS ESTARÁ COMPLETA. PELO AMOR DE DEUS.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..Carlos Lula eu não sei de lei, mas sua resposta foi ótima tanto pra Fábio Camera que nem sabe fiscalizar, sabe de nada, mas não é inocente. Vai procurar outra coisa p fazer pq fiscalização camera dos vereadores não dá p mim.

  6. para que serve mesmo o legislativo municipal? de tudo que foi falado no post: “os bastidores da Câmara de São Luís” não vi nada relativo a beneficiar o povo, simplesmente tudo que tem sido feito é para beneficiar os mesmos,como digo todos iguais sem nenhuma diferença, fazem da política uma politicagem e sempre em beneficio propio por mim extinguia essa casa que serve simplesmente para empregar esse monte de não faz nada.
    políticos raça deplorável.

  7. Eita blogueiro, cuidado pra vc ñ morder a sua língua, pq corre o grande risco de morrer com o seu veneno.

  8. Cassação do prefeito Edivaldo? Tá louca bicha? Surtou legal agora. Fala sério? Pior sou eu q ainda leio essas asneiras q vc publica.

  9. Conte me mais sobre essa possível cassação do prefeito Edivaldo Holanda Jr q vc insinuou aí nessa postagem. Tá sabendo de alguma coisa Léda?

  10. Tá rogando praga pro Prefeito Edivaldo é Léda? Misericórdia, já quer q o prefeito caia doente ou q aconteça alguma coisa de ruim com ele. Cruzes. Um absurdo!!! Use esse meio de comunicação para nos informar e ñ para desejar o mal de quem ñ faz nada de ruim pra vc.

  11. Lá vem Fábio Câmara se meter em coisas q ele ñ sabe. Quem foi esse q informou ele, sobre essa ilegalidade diante do reajuste de 20% do salário dos guardas municipais? Pq cá entre nós, ele ñ estudou direito e se frequenta alguma faculdade no momento, com toda certeza é só pra fazer o H. A única coisa q ele sabe fazer e q ñ precisa de diploma pra isso é roubar e se fazer de fantoche nas mãos de Ricardo Murad.

  12. Meu caro, o fato da prefeitura ainda ñ ter se manifestado com relação ao aeroporto, ñ significa q nada esteja sendo providenciado, pois questões como essas, são demoradas para serem resolvidas. Tenho certeza q as providências estão sendo tomadas, pois trata-se de um assunto de suma importância.

  13. Tão desinformado quanto o blogueiro aqui sobre a lei, é o vereador Enche Linguiça Camara, digo, Fábio Camara. é um verdadeiro trapalhão, chega a dá dó das presepedas que ele faz pra dizer que tá fazendo o papel de oposicionista. Sem conhecimento algum só fala e faz besteira para impressionar o padrinho politico, bonecão de Olinda.

  14. Como assim cassação??? Por que fariam isso se Edivaldo está trabalhando muito bem??? Fazia muito tempo que não se via tantas ações feitas pela melhoria da nossa cidade, da nossa população. Se isso acontecer, vou ter a certeza de que o poder e o dinheiro falam mais alto. A popualação que se dane!!! Só Deus mesmo pra gente…

  15. Quer dizer que um até um atraso de um fulano vereador é culpa da prefeitura??? Fala sério!!! Isso ele bem dormiu demais e perdeu a hora. E outra: Fábio Câmera se senti o verdadeiro “olho que tudo ver”. Ele gosta de querer ser dono da razão quanto aos trabalhos dos outros. Ele precisa é fiscalizar mais é o seu próprio trabalho. É bem mais fácil apontar os erros dos outros do que os seus. Alguém avise a Fábio Câmera que ele está bem longe de ser um vereador!!!

Os comentários estão fechados.