Uma homenagem ao bailarino e coreógrafo maranhense Antônio Gaspar, falecido na semana passada, em virtude de um infarto cardíaco, será prestada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura no Teatro Arthur Azevedo, órgão onde o artista trabalhou por cerca de 10 anos, coordenando o corpo de baile do TAA.
A homenagem será uma placa que dará nome á Sala de Dança do Teatro que passará a ser denominada Sala de Dança Antônio Gaspar. A portaria de dá o nome do artista à Sala já está sendo providenciada para que seja assinada pela secretária Olga Simão e seja encaminhada para publicação.
Antônio Gaspar já havia sido homenageado, em vida, pelo Teatro Arthur Azevedo, no ano de 2012 quando da realização da VI Semana Maranhense de Dança, no período de 20 a 26 de agosto daquele ano. A homenagem foi na noite do dia 25 quando Antônio Gaspar esteve no palco do TAA para receber o Troféu da Semana de Dança e ser aplaudido de pé pelo público que lotava as plateias do Teatro.
Naquela noite de muitas emoções foram ressaltadas as muitas passagens do artista pelos palcos dos teatros brasileiros e do mundo e principalmente pelo Arthur Azevedo. O artista emocionado agradecido e o público aplaudindo em agradecimento pela sua arte.
É uma justa homenagem que prestamos ao Gaspar pelos anos de vida dedicados a arte, em especial a dança, pela cultura e pelo fato dele, mesmo distante do Maranhão por muitos anos., mas por nunca ter esquecido a cultura maranhense, sua raiz, tanto que resolveu voltar para sua terra e infelizmente veio aqui falecer. Essa é a forma que temos em agradecer a ele por ter vivido para a arte, destaca Olga Simão, secretária da Cultura.
A placa com nome de Antônio Gaspar à Sala de Dança do TAA será descerrada em breve momento de homenagens a dança no estado. Já estamos trabalhando no projeto da VIII Semana Maranhense de Dança e acreditamos que esse será o momento ideal para fazermos isso, informa Roberto Brandão, diretor do TAA.
(As informações são do Governo do Estado)
E REINALDO FARAY? ESSE SIM FOI UM DOS PRECURSORES DA DANÇA E DO TEATRO MARANHENSE. MAS INFELIZMENTE O POVO TEM MEMÓRIA CURTA.