Tribunal de Justiça diminui tempo de julgamento nas turmas recursais

As Turmas Recursais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – que julgam recursos em processos de juizados especiais – diminuíram significativamente o tempo para julgamento dos recursos. Somente a Turma Recursal de São Luís está julgando cerca de dois mil processos por mês, praticamente a mesma quantidade mensal recebida.

As Turmas foram reestruturadas por meio da Resolução n° 56/2012, com o fim de diminuir o acúmulo e processos nas comarcas de São Luís e Imperatriz, com a criação de seis novas unidades (Bacabal, Balsas, Chapadinha, Caxias, Presidente Dutra e Pinheiro) e a reformulação a Turma Recursal de São Luís, que passou a funcionar com juízes em regime de dedicação exclusiva.

Segundo o presidente da Turma Recursal de São Luís, Marco Antonio Neto Teixeira, de agosto a dezembro de 2013 foram julgados cerca de sete mil recursos antigos, além de liquidados outros oito mil que dependiam de atos processuais, o que diminuiu consideravelmente o acervo da Turma, que era superior a 20 mil recursos.

“Até o final de março julgaremos todos os processos de 2011, ficando apenas com processos dos anos de 2012 em diante”, informa.

De acordo com o magistrado, a demanda de processos recebidos pela Turma não sofreu diminuição relevante, mas a nova estruturação com juízes exclusivos permite um equilíbrio entre a quantidade de processos recebidos e a de julgados.

(As informações são do TJMA)

4 pensou em “Tribunal de Justiça diminui tempo de julgamento nas turmas recursais

  1. E os processos de 1013 da turma recursal teriam uma previsão p ter uma sentença defitiva?

  2. Como assim? É verdade mesmo? E porque o meu está há mais de ano parado na Turma Recursal?
    E isso é pq estamos falando de Juizado… imagina na Justiça comum!!
    Um absurdo!!

  3. GOSTARIA DE SABER PORQUE MEU PROCESSO PAROU DEPOIS QUE FOI PARA A TURMA RECURSAL? ÚLTIMA MOVIMENTAÇÃO:Data Cod Descrição Complemento 08/02/2012 12:28:36 5160 AUTOS REMETIDOS: PARA A TURMA RECURSAL (SEM BAIXA) TURMA RECURSAL

    INICIAL:
    Processo: 0002013-56.2010.4.01.3815
    Classe: 436 – PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
    Vara: JEF ADJUNTO CÍVEL E CRIMINAL
    Juíza: INGRID ARAGÃO FREITAS PORTO
    Data de Autuação: 23/09/2010
    Distribuição: 5000 – DISTRIBUICAO AUTOMATICA (29/09/2010)
    Nº de volumes:
    Assunto da Petição: 2100100 – DANO MORAL E/OU MATERIAL – RESPONSABILIDADE CIVIL – CIVIL
    Observação:
    Localização: TURMA RECURSAL – REMETIDOS A TURMA RECURSAL

    ATT. SÔNIA SALES – [email protected]

Os comentários estão fechados.