Pindaré: TRE declara Henrique Salgado inelegível por 8 anos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão declarou hoje (24), por unanimidade,  a inelegibilidade por 8 anos do ex-prefeito de Pindaré Mirim, Henrique Salgado. Ele foi condenado pela prática de abuso de poder de autoridade.

henrique

Henrique Salgado (de camisa listrada) declarou apoio a Flávio Dino esta semana

A decisão foi tomada durante sessão jurisdicional da Corte Eleitoral, que manteve decisão proferida anteriormente pelo juízo da 43ª zona, após julgar Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral.

No primeiro grau, o MPE alegou prática de abuso de poder político e econômico por parte de Henrique Salgado que, segundo as provas presentes aos autos, demonstraram redução de salários de alguns servidores contratados no mês de agosto de 2012, como forma de exercer pressão naqueles que manifestassem apoio aos candidatos da oposição.

A defesa de Salgado argumentava que não existia qualquer prova de que seu cliente tenha realizado tal conduta ou com ela anuído, sendo que a prova testemunhal afastou qualquer responsabilidade de sua parte. Afirmava ainda que não havia elemento no processo capaz de evidenciar que a conduta descrita tenha afetado a isonomia entre os participantes do pleito, até porque saíram derrotados nas urnas. Por último, asseverava que, mesmo que a conduta seja caracterizada como vedada, a sanção aplicada se mostrou bastante severa, devendo ser aplicado o princípio da proporcionalidade para afastar a inelegibilidade declarada.

Voto

Para o desembargador eleitoral Clodomir Sebastião Reis (relator do Recurso no TRE-MA), cabia ao Regional verificar se restava configurada conduta vedada ou abuso de poder pela alegada redução de vencimentos de servidores em período proibido pela legislação eleitoral, como forma de exercer pressão naqueles que manifestassem apoio aos candidatos da oposição.

Em seu voto, Reis assinala que, após análise dos depoimentos testemunhais, concluiu que, na verdade, a pressão contra os servidores era exercida de forma indireta, através da secretária municipal de educação, a mando de Henrique Salgado.

“De fato, os documentos informam que vários servidores tiveram seus vencimentos reduzidos ou, até mesmo, foram excluídos da folha de pagamento. Conforme manifestação do Ministério Público Eleitoral, os vencimentos não pagos somente foram recebidos após o deferimento de medida liminar para bloquear verbas municipais”, diz trecho do voto do relator.

Em outra passagem, assegura que ficou atestada que a atuação de Henrique Salgado como prefeito de Pindaré-Mirim se deu de forma abusiva, constituindo, na realidade, em estratégia política para a perpetuação no poder, através da intimidação daqueles que não apoiassem os candidatos da situação.

12 pensou em “Pindaré: TRE declara Henrique Salgado inelegível por 8 anos

  1. É claro que a coragem que o Henrique teve agora de declarar apoio a Flavio Dino, os diabólicos sarneys com certeza,mandando ainda no TRE iriam torná-lo inelegível. Mas estas práticas vão acabar brevemente. Se deve tem que pagar, agora perseguir é truculência desses tiranos. Aproveitem esse restinho de poder!

    • É claro Cosme que você tem que falar assim. Mas você é prova de que o governo de Henrique Salgado agia dando pressão nos funcionários. Quem não rezava na sua cartilha era pressionado de todas as formas. Até que enfim a justiça funcionou. Graças a Deus houve justiça contra o que ele pregou de injustiças na sua administração truculenta.

  2. ESSE EX-PREFEITO TEM QUE PEDIR PARA O SEU PADRINHO POLÍTICO DEFENDE-LO PERANTE A JUSTIÇA, POIS ELE, O CHEFÃO DO COMUNISMO, ENTENDE MUITO BEM DE LEIS.

      • Não é coincidência é fato. Esse Henrique agia com pressão mesmo. Tenho um parente que trabalhava nessa época e ele me dizia: ” No governo de Henrique ou vota nele ou terá as perseguições do poder”

  3. ESSE HENRIQUE SALGADO DEVIA SER ERA PRESO NÃO INELEGÍVEL. TODO MUNDO AQUI EM PINDARÉ SABE DO ROMBO QUE ELE MAIS UMA CORJA DE BABÕES DEIXARAM NO INSTITUTO DA PREVIDÊNCIA E PROVAS MATERIAIS NÃO FALTAM. ISSO É SÓ O COMEÇO DE MUITAS COISAS QUE AINDA VIRÃO POR AÍ. AH! E AGORA TUDO QUE ELE FEZ DE RUIM PARA A MAIOR PARTE DE PINDARÉ E COM CERTEZA VIRÁ A TONA SERÁ CULPA DE ROSEANA OU DA FAMÍLIA SARNEY?????? ME POUPEMMMMMMMM. VALEU TRE/MA VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS.
    E PORQUE ELE APOIOU ROSEANA EM 2010?

  4. A família Sarney sempre usa das mesmas armas. Dias depois de Henrique declarar apoio a Flávio, o TRE tira essa carta da manga.Coincidência não?
    E olha que em 2010 o grupo do Henrique na cidade ajudou a eleger Roseana no primeiro turno…

  5. Gilberto isso não é nada.
    Ele foi o culpado do cunhado está preso quando cometeu desvio de verbas. Colocou dinheiro de convênios em sua conta particular.
    Quando os tribunais julgarem seus atos de improbidade administrativa e desvios diversos ele poderá ir direto para o chilindró…
    Cuidado Henrique Malvado, você dá uma de bonzinho porquê a população não sabe de nada do que tu fizestes nas duas gestões que esteve à frente da prefeitura de Pindaré.
    Se deu muito bem, está milionário!

Os comentários estão fechados.