O deputado federal, Gastão Vieira (PMDB) defendeu hoje (2), em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de reajustar em 10% o valor do Programa Bolsa Família. O reajuste foi anunciado pela presidenta em pronunciamento oficial do Dia do Trabalhador.
“É preciso entender que no Maranhão nós temos mais de um milhão de famílias vivendo do Bolsa Família.Se nós colocarmos, por baixo, que uma família tem em média 4 pessoas, nós vamos ter uma população de 7 milhões de habitantes, quase 6 milhões vivendo do Programa do Governo Federal. E quando você dá uma correção, prevista no orçamento e nós fazemos parte da Comissão de Orçamento, é claro que isso é um alento para estas pessoas, que vivem basicamente do Bolsa Família. Portanto, é uma medida que atende à grande massa da população”, disse.
O deputado falou sobre a concentração de renda no estado. “A governadora Roseana Sarney, atraindo grandes investimentos para o estado, promoveu o crescimento econômico já comprovado. Os índices divulgados pelo Ipea e pelo IBGE mostram que o Maranhão foi o estado que mais cresceu no Brasil em termos econômicos. O problema é a que a renda concentrou ainda mais, ou seja, os pobres do Maranhão estão ainda mais pobres.Então, você tem ai uma oportunidade de fazer uma política para que essas pessoas melhorem de vida, para que haja uma desconcentração de renda, usando os programas governamentais de arranjo produtivo, e de compras governamentais e outros programas que dão oportunidade a estas pessoas de terem um trabalho e renda, é só focar nisso que isso é perfeitamente possível de ser feito”, completou.
Em entrevista ao blog, o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) corroborou as críticas do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e disse que o aumento é eleitoreiro.
“É uma medida de desespero da presidente da República e totalmente eleitoreira”, declarou o tucano.
Lamentavel o pronunciamento do nobre Gastao Vieira. Quer me dizer que o aumento do bolsa familia foi bom porque a renda de uma MAIORIA de maranhenses vem desse programa do governo que estimula o ‘ocio e a falta de planejamento familiar, eh de matar…esse eh o olhar dos responsaveis pelo atraso desse estado, acham que nao precisam criar trabalho por causa das bolsas, inflacao ta aih pra quem quiser ver…comendo o bolso do trabalhador!
Bem, creio que ninguém discorde que um Programa Social se revela eficaz se, com o tempo, vai reduzindo o número de pessoas que precisam dele e não, como o Bolsa Cabresto, em que, a cada dia que passa é “emprenhado” com mais e mais pessoas.
Isso só mostra a ineficácia do governo, o cara ainda vem dizer que SEIS MILHÕES vivem de bolsa família… SEIS milhões de miseráveis, só no Maranhão. SEIS MILHÕES. que estado rico é esse??
sou contra o bolsa familia. FORA GASTÃO!
” ENCOSTA TUA CABECINHA NO MEU OMBRO E CHORA”……..lamento mútuo…….Só não entendo como o Bolsa Família está diminuindo a pobreza, se a cada eleição o PT aumenta o número de beneficiários……Ô cálculo difícil!!!!!!!